As casas de campo ou de praia, que normalmente são frequentadas somente em temporadas específicas, exigem um cuidado todo especial com a organização e o conforto, afinal, elas são usadas para relaxar.

Por isso, a decoração de casa de campo tem potencial para se tornar uma verdadeira oportunidade de maximizar as boas experiências durante o período que se passa nela. Planejando com cuidado seu cantinho você transformará a sua residência de férias em um paraíso na terra.

A decoração da casa de campo pode se tornar, até mesmo, uma atividade prazerosa, já que tornará possível o planejamento de cada momento que será vivido nela. Pensando nisso, elaboramos essas dicas que ajudarão você a caprichar ainda mais na decoração da sua casa de campo. Boa leitura!

1. Defina o estilo da decoração de casa de campo

Normalmente as casas de campo combinam com um estilo mais rústico, porém, isso não precisa ser uma regra, já que o estilo tem que combinar com você e com a sua família, para que se sintam de fato em casa.

Mas não deixe de levar em conta que a decoração da casa de campo deve transmitir paz, contato com a natureza, descanso. Então, seja qual for o estilo escolhido, busque combiná-los com elementos de decoração que estejam relacionados a isso, por exemplo, troncos, plantas, redes e cadeiras de balanço, pedras e até mesmo água.

2. Analise os cômodos que serão decorados

Para dar ainda mais charme à decoração de casa de campo, é imprescindível que haja uma unidade entre os cômodos. Imagine sair de uma sala com estilo rústico e móveis em cores mais neutras e fechadas e entrar em um quarto com um visual moderno e cores psicodélicas?

Claro que a situação descrita acima quebraria totalmente o clima da casa, por isso, analise cada cômodo para que, na hora de começar a decoração, consiga planejá-la de modo que um cômodo complemente a experiência oferecida pelo outro.

3. Pesquise os móveis

Nessa fase você já tem mais ou menos uma ideia do que precisa para cada cômodo. Nesse momento vale a pena, até mesmo, contar com a ajuda de um bom designer de interiores ou, ainda, recorrer a peças assinadas e feitas sob medida. Talvez custe um pouco mais caro, mas investir nesse tipo de peça garante a personalização e a exclusividade da sua casa.

Lembre-se também de que a casa poderá passar longos períodos fechada, o que favorece o acúmulo de poeira, a criação de mofo e, até mesmo, insetos destrutivos. Por isso, não abra mão de materiais de boa qualidade e design de fácil limpeza e conservação.

Outro detalhe importante é o conforto, não se pode esquecer que é uma casa feita para descansar. Por isso, sofás, poltronas do papai, futons, tapetes fofinhos, almofadas não podem faltar de jeito nenhum, assim como móveis como mesas de jantar ou de varanda que estimulam a reunião da família.

4. Identifique os revestimentos adequados à decoração

Uma vez definidos o estilo da decoração de casa de campo e como serão os móveis, fica bem mais fácil pensar nos revestimentos mais adequados. Pisos de madeira e paredes de pedra são uma ótima opção para a sala, por exemplo.

Mas também dá para pensar em tijolinhos e ladrilhos hidráulicos em ambientes como os banheiros e a cozinha. Nos quartos, os papéis de parede bem neutros são uma boa escolha.

5. Tenha atenção à iluminação

Um dos objetivos de estar em uma casa de campo é o contato com a natureza, por isso, nada mais justo que contar com muita, mas muita mesmo, luz natural. Onde houver a possibilidade, coloque vidros transparentes. Os tijolos e as telhas de vidro também são ótimos para ajudar na iluminação sem a necessidade de grandes reformas.

Onde a luz natural não chegar, instale pontos de luz que deem destaque a detalhes da decoração, sem esquecer que os lustres e as luminárias devem seguir o estilo escolhido para a decoração de casa de campo.

E já que estamos falando em luz natural, vale a pena também considerar a possibilidade da instalação de um sistema de energia solar para o abastecimento do imóvel.

6. Providencie o orçamento

Agora que você já sabe exatamente tudo o que quer, é importante saber quanto custa. O orçamento da decoração de casa de campo deve incluir os gastos com pequenas reformas, mão de obra de profissionais, móveis, revestimentos e até os objetos de decoração.

Para algumas coisas, não haverá escolha por preço, já que não se pode abrir mão da qualidade, mas nada impede a cotação em vários estabelecimentos para conseguir alguma economia. Afinal, um patrimônio sólido não se constrói com desperdícios de dinheiro.

7. Não se esqueça das plantas e flores e dos objetos de decoração

Agora chegou o momento de pensar nos detalhes que farão toda a diferença. Vasos de plantas, quadros, enfeites e, até mesmo, as louças, panelas e demais utensílios de cozinha devem ser escolhidos com muito cuidado para que combinem entre si e com o estilo da casa.

Aqui também se deve pensar em detalhes como mantas de sofá, almofadas, tapetes de peles sintéticas, cortinas e roupas de cama que deem um toque a mais de charme e aconchego aos ambientes.

A decoração de casa de campo deve promover uma experiência de acolhimento, oferecendo muita harmonia, paz e conforto. Afinal, quem vai passar para essa segunda residência provavelmente está em busca de descanso e alívio para o estresse do dia a dia.

Além disso, visitar a casa de campo é mais comum durante o friozinho do inverno, quando é mais gostoso ficar em casa com um bom vinho, um fondue ou uma sopa quentinha e, quem sabe, até de frente para uma bela lareira do que encarar as baixas temperaturas nas ruas. Desse modo, a decoração de casa de campo precisa ser um convite à permanência dentro dela.

Só de ler este post já deu para ter a sensação de aconchego de estar em uma casa de campo e ficar com vontade de correr para a sua, não é mesmo? Por isso, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo dos imóveis de alto padrão.