projeto de paisagismo
ArquidecorArquitetura e Decoração

Projeto de paisagismo: 9 dicas de como decorar com plantas

Cada item de decoração, por mais que tenha sido sugerido por um profissional, reflete o gosto de quem o escolheu, imprime a sua personalidade e garante que a convivência com o ambiente será agradável e harmoniosa.

É esse o tamanho da importância de decorar a sua casa, assegurando o conforto e a beleza de um lar acolhedor, pois um espaço poluído visualmente afeta até mesmo o humor de quem o frequenta. Assim, incluir um projeto de paisagismo na sua decoração a tornará ainda mais original e exclusiva, trazendo uma série de benefícios para o ambiente.

Se você deseja entender quais são as vantagens de um projeto de paisagismo para sua casa, conhecer algumas das práticas do paisagista Frederico Azevedo, e ainda receber algumas dicas de como decorar com plantas, continue conosco e tenha uma ótima leitura!

Dicas gerais de decoração com plantas

1. Combine os tons das plantas com mobílias e paredes

São Paulo | Jardim Paulista | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Paredes pretas ou marrons ganham sofisticação e dramaticidade quando combinadas com o verde das plantas. Não tem como errar nessa composição.

Utilizar várias nuances de verde combinando paredes, mobiliário e plantas também pode ser uma maneira sofisticada e original de usar a natureza na decoração.

2. Escolha plantas de fácil manutenção para ambientes internos

São Paulo | Itaim | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A primeira a coisa a se fazer na hora de pensar em um projeto de paisagismo é analisar quesitos como a iluminação do ambiente, a ventilação, o espaço e a manutenção que cada espécie exigirá.

Por exemplo, tem se tornado cada vez mais comum o cultivo de ervas e temperinhos em vasos na própria cozinha, porém, para que esse tipo de planta sobreviva, é necessário que haja muita luz. Então, encontre vasinhos que combinem com a decoração da sua cozinha e coloque-os na beirada das janelas, porém, jamais perto do fogão por causa do calor.

Para os ambientes com pouca luz, escolha as espécies arbóreas, como o ciclantus ou as orquídeas que só precisam de um banho de sol durante as manhãs, ou ainda as suculentas que se contentam em receber água somente uma vez por semana.

3. Ouse nos objetos utilizados para plantá-las

São Paulo | Jardim Paulistano | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Quanto mais criatividade nos objetos onde colocar as plantas, mais charme elas terão. Por isso, aposte em baldes, cestos, garrafas, canecas, chaleiras, regadores e o que mais a sua imaginação permitir para tornar as suas plantas ainda mais cheias de estilo e personalidade.

4. Faça jardins suspensos

São Paulo | Alto da Boa Vista | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Os jardins suspensos podem transformar ambientes, mesmo pequenos, em locais encantadores.

Fixados nas paredes ou descendo do teto, não ocupam muito espaço e garantem graça e beleza à decoração, principalmente, em varandas.

Dicas para decoração de espaços amplos com plantas

5. Quebre a monotonia dos corredores

São Paulo | Vila Nova Conceição | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Corredores largos e extensos não precisam ser sem graça. Mesmo com pouca iluminação natural é possível dar muito charme a eles com a ajuda de vasos de plantas e acabamentos nas paredes e no teto com painéis de bambu, por exemplo.

6. Crie pontos focais em ambientes amplos

São Paulo | Jardim Guedala | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Ambientes muito amplos podem se tornar muito poluídos ou vazios demais. E a forma como são preenchidos revela muito sobre a personalidade de seus donos.

Assim, utilize plantas altas, com pontos de luz direcionados a elas, em cantos ou divisões do ambiente. Dessa forma, elas capturam o olhar dos visitantes, sem poluir visualmente.

Dicas das melhores práticas do paisagista Frederico Azevedo

Frederico Azevedo é um paisagista brasileiro responsável por diversos dos deslumbrantes cenários da região dos Hamptons, destino de verão dos mais influentes nova-iorquinos, onde vive há cerca de 25 anos.

Ele se considera paisagista de nascença, já foi reconhecido por premiações relevantes e teve como clientes desde o fotógrafo de Marilyn Monroe, Bert Stern, até Pelé. Além disso, tem formação internacional, na Universidade de Oxford e se inspira em grandes paisagistas como Lota Macedo Soares, Roberto Burle Marx e Robin Williams.

Frederico procura adotar práticas cuidadosas em seus projetos para que se mantenha contexto com o ambiente. Conheça agora as dicas desse paisagista de como decorar com plantas:

7. Conheça a orientação do sol

Rio de Janeiro | Barra da Tijuca | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

O renomado paisagista, que se preocupa com a sustentabilidade, considera a orientação do sol um aspecto fundamental em um projeto dessa natureza, já que, por meio da luz natural, são reveladas as cores e texturas próprias de cada espécie, criando um ambiente bonito, estruturado e tranquilo em uma única composição.

8. Siga um padrão de cores e texturas

São Paulo | Jardim Paulista | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Outra prática adotada pelo paisagista é a repetição de cores e texturas com variações de formas e alturas, criando, assim, longos canteiros em que as mesmas espécies de árvores, arbustos, plantas e flores se repetem criando padrões simples e harmônicos.

9. Selecione criteriosamente os produtos para paisagismo

Rio de Janeiro | Alto de Búzios | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Frederico Azevedo criou uma concept store, a Unlimited Earth Care, onde oferece os produtos que utiliza em seus projetos. Muitos artigos são criados pelo paisagista, enquanto outros surgiram de parcerias dele com renomados artistas e designers.

Os produtos são, em sua grande parte, elementos de decoração que complementam a composição com as plantas, como a sua linha de vasos altos para áreas externas, além de mesas e cadeiras de jardim, espreguiçadeiras, objetos de decoração em forma de animais, acessórios para iluminação decorativos, e até mesmo duendes de jardins.

Benefícios de um projeto de paisagismo

Os projetos de paisagismo servem tanto ao design de interiores quanto para as áreas externas de um imóvel. A tendência hoje é que ele esteja presente nas florestas urbanas que invadiram a decoração, principalmente em casas e apartamento com espaços amplos, como salas, varandas e jardins de inverno.

Conheça agora algumas das vantagens de aderir a esse movimento verde:

Embeleza o ambiente

As plantas são ricas em cores, formas, aromas e texturas que podem ser combinadas com os demais itens de decoração de um ambiente. Elas dão charme e vida ao espaço, em especial quando colocadas em vasos e cachepôs estilosos e misturadas a esculturas, quadros e outros objetos.

Ajuda a relaxar e diminuir o stress

As plantas são capazes de nos ajudar a relaxar e melhorar o nosso humor. Um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology constatou que as pessoas se sentem menos estressadas quando em contato com a natureza.

Purifica e umidifica o ar

Não é novidade que as plantas são capazes de absorver o dióxido de carbono e muitos outros gases prejudiciais à saúde, e ainda liberar oxigênio limpo para o ambiente.

Além disso, algumas espécies, como as samambaias que estão voltando à moda, transpiram gotículas de água que umedecem o ar.

Inspira a criatividade e ajuda na concentração

Aquela mesma pesquisa publicada no Journal of Enviromental Psychology comprovou também que pessoas que vivem em ambientes com mais verde são mais criativas e têm mais foco. Outro estudo, dessa vez da Royal College of Agriculture na Inglaterra, mostrou que seus estudantes tiveram 70% mais atenção quando inseridos em um ambiente com plantas.

Como você pôde ver, um bom projeto de paisagismo garante mais vida, alegria, e até ar puro aos ambientes de uma casa. E, já que você gosta de planejar cada espaço do seu lar com todo o carinho e se interessa por elementos da natureza, que tal conhecer um pouco mais sobre as estampas florais da marca de design italiana Missoni?

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais