Lifestyle

Aliviando o estresse com a meditação

Muito se fala hoje em dia sobre os benefícios da meditação para a nossa saúde física e mental.  Na realidade, a meditação oferece uma das melhores ferramentas para ajudar a lidar com o estresse de viver numa grande cidade como São Paulo.  

Mas o que é a meditação mesmo, como é que ela funciona na prática e como e por onde posso começar a meditar?

A meditação tem duas características fundamentais.  Primeiro, ela é uma prática de concentração na qual você foca a sua mente num ponto só, como por exemplo, um som, um conjunto de palavras (um mantra), uma imagem visual, ou simplesmente a sua respiração. Você fecha os olhos, fica em silêncio e mantém a sua atenção fixada no seu ponto de concentração.  

Agora, no início é fácil de distrair, e provavelmente você vai perceber sua mente pensando em outras coisas. Não se preocupe que isso é totalmente natural. Afinal, a nossa mente foi feita para pensar. O importante é reconhecer a distração e sempre trazer sua atenção suavemente de volta para a sua âncora de concentração.  

A segunda característica da meditação é a repetição.  Como qualquer atividade, a meditação precisa ser praticada com uma certa frequência e disciplina, idealmente todo dia, mesmo se fosse por apenas 5 minutos. Mais você pratica, mas você vai sentir os benefícios.  

Photo by Jared Rice on Unsplash

Um dos principais benefícios é a redução do estresse.  Como isso funciona? No nosso dia-a-dia somos bombardeados de informação em excesso, sobretudo pela multiplicidade de meios eletrônicos que todo mundo conhece.  É uma maravilha ter tanta informação ao nosso alcance. O problema é que nosso cérebro não consegue priorizar e processar tanta informação ao mesmo tempo. Esse engarrafamento cognitivo acaba gerando estresse não somente pelo volume das informações como também pela importância muitas vezes exagerada que damos a elas.

A prática de meditação oferece um antídoto a esse transtorno.  Ela faz uma faxina na mente, afastando informações desnecessárias, assim permitindo que ela descansa, segura e apoiada no seu ponto de concentração.

E mais, através da meditação você ganha uma certa distância com relação às preocupações e problemas, e elas acabam diminuindo em importância e gravidade.

Existem uma grande variedade de aplicativos e instruções disponíveis na internet para você aprender a meditar.  Porém, nada melhor do que um bom professor para ensinar a técnica correta e esclarecer sua dúvidas.

 

O YogaFlow oferece toda semana aulas aulas gratuitas de meditação, quarta e quintas das 20h30 às 21h30.  Venha aprender a meditar conosco!  Mais informações www.yogaflow.com.br, tel 11-3849-6857.

 

Charlie Barnett

Diretor, YogaFlow

Rua Dina 100, Vila Nova Conceição

São Paulo – SP

 

Foto de destaque: Photo by Simon Migaj on Unsplash

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais