ArquidecorArquitetura e Decoração

Quer ter uma cozinha moderna em casa? Inspire-se com estas 8 dicas

Há muito tempo que a cozinha deixou de ser um mero local para o preparo de refeições, pouquíssimo frequentado pelos moradores de uma casa, e tornou-se um ambiente de convivência familiar, muitas vezes, integrado às salas de jantar ou de estar, e áreas gourmet.

Por isso, a preocupação em fazê-la aconchegante se tornou comum entre arquitetos e decoradores, que passaram a criar projetos cada vez mais interessantes para além de diferenciar esse cômodo, garantir beleza e mais funcionalidade a ele.

Pensando em mostrar a você alguns detalhes de destaque desses projetos e exemplos que poderão servir de inspiração na montagem da sua cozinha moderna, criamos este post com dicas exclusivas. Leia até o fim e inove na sua cozinha!

1. Cozinha moderna clean

Casa | Pacaembu | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

As cozinhas modernas são repletas de funcionalidades e estilos que misturam acabamentos diferenciados recém-chegados ao mercado. Incluem tecnologias a laser, folheados, laminados de alta pressão sem emendas nas instalações, equipamentos embutidos, espaços de armazenamento invisíveis e outros recursos, até então, impensáveis.

Seus layouts — muitas vezes minimalistas — dão a impressão de espaço aberto com ilhas funcionais projetadas não apenas para a preparação de alimentos, mas para o relaxamento e encontro familiar.

Um exemplo delas, são as cozinhas projetadas em nuances de cinza, texturas, acabamentos em madeira — como o desta casa no Pacaembu — inclusive no teto laminado e com spots de luz que iluminam o ambiente.

2. Cozinha com o planejamento perfeito para armazenamento

Apartamento | Itaim | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Hoje em dia, tudo tem o seu devido lugar com o objetivo de ser prático, para estar à mão no momento em que é necessário, como nesse apartamento no Itaim. Por isso, as cozinhas modernas são planejadas com espaços minuciosamente calculados para abrigar cada tipo de utensílio em um local acessível e funcional.

Já no armazenamento de alimentos, cuidados como a distância segura do calor do fogão, da umidade da pia para evitar que se deteriorem ou sofram alterações de sabor, consistência ou textura, são vistos como fundamentais para permitir que tudo o que é necessário em uma cozinha seja guardado, mas sem deixar nada fora de alcance.

3. Cozinha Vintage

Apartamento | Vila Nova Conceição | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Dizer que uma cozinha vintage é também um ambiente moderno pode parecer um paradoxo que, apesar de contraditório, dá um ar deliciosamente aconchegante ao espaço. A combinação do estilo antigo na criação de equipamentos, eletrodomésticos e utensílios novinhos em folha, conferem um charme irresistível ao local.

As cores vibrantes combinadas com o estilo de décadas passadas, dão destaque e diferenciam a decoração da cozinha moderna vintage, por mais controversas que essas palavras possam parecer. Um exemplo claro dessa mistura está nesse apartamento da Vila Nova Conceição.

4. Cozinha moderna colorida

Casa | Alto de Pinheiros | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Quando usadas de acordo com a psicologia, as cores são capazes de influenciar até o nosso humor. Nesse sentido, como a cozinha é um lugar de confraternização e alegria, as cores a tornam um local muito mais feliz. Veja como ficou bacana a cozinha cor de laranja projetada em uma casa no Alto de Pinheiros.

As imitações de azulejos portugueses, usados para criação de faixas ou paredes inteiras cheias de tons contrastantes, são uma excelente opção, recomendada por arquitetos de renome para colorir a sua cozinha e a vida das pessoas que a frequentam. As pastilhas, como nesse apartamento no Real Parque, fazem o mesmo papel.

Outra opção é criar detalhes coloridos para quebrar a mesmice dos pisos sempre tão monótonos, formando desenhos geométricos no chão com revestimentos de cores contrastantes.

Os utensílios de cozinha modernos também são bem-vindos para trazer mais cor, proporcionar um ar de jovialidade e alegria na sua decoração.

5. Cozinha moderna em preto e branco

Apartamento | Barra da Tijuca | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

E quem disse que preto e branco não é moderno? Apesar da “regra” meio ultrapassada, que desaconselhava o uso de tons escuros em ambientes como a cozinha e o banheiro, o preto pode conferir elegância e sobriedade quando combinado com o branco, o que garante ao ambiente um toque que desliza do clássico ao moderno.

Além disso, como os dois tons são neutros, podem ser incrementados com nuances de cinza, utensílios e eletrodomésticos metálicos. O uso de pequenos pontos focais com cores marcantes como o vermelho ou o amarelo dão um contraste interessante e um toque a mais de modernidade à sua cozinha.

O preto também pode ser combinado com diversos tons de madeira, além de acabamentos como paredes pintadas com tinta preta lousa que dão um charme a mais a uma bela cozinha. E o branco dá um design mais clean e cria contrastes incríveis com cores como o laranja, como o que pode ser visto nesse apartamento da Barra da Tijuca.

6. Cozinha moderna americana

Apartamento | Ipanema | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A cultura americana, que valoriza o trabalho e o consumo, leva seus cidadãos à uma vida com o cotidiano bem mais corrido. Por isso, buscam praticidade e, principalmente, agilidade na hora de fazer sua refeições, daí o nome de americana para essas cozinhas marcadas pela presença de bancadas ou ilhas centrais, como nessa casa em Ipanema, e podem ser criadas em diversos estilos.

Esse tempo reduzido demanda um ambiente muito bem organizado para a preparação dos alimentos com mais agilidade, bem como um espaço reservado para que a alimentação seja feita no próprio local.

Esse tipo de design — que privilegia a função — por si só já remete ao moderno. Por isso, mesmo que os acabamentos e objetos de decoração da cozinha tenham um estilo mais clássico, ainda assim você terá uma cozinha moderna, bonita e funcional.

7. Cozinha com iluminação inteligente

Apartamento | Alto da Lapa | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A iluminação de LED veio para revolucionar a forma como a luz é usada na decoração. Por exemplo, as fitas de LED podem ser úteis para iluminar o interior de armários, nichos e prateleiras, o que facilita a utilização e cria efeitos visuais incríveis.

Além disso, as luzes de LED coloridas podem ser usadas de forma decorativa no chão, parede, contorno de balcões, outros mobiliários e para imitar claraboias naturais no teto. Dê só uma olhada na iluminação dessa cozinha no Alto da Lapa.

8. Cozinha com iluminação natural

Casa de Condomínio | Barra da Tijuca | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

As cozinhas com iluminação natural são uma ótima sugestão para quem deseja criar um ambiente mais acolhedor e ecologicamente correto.

Por isso, combinar a sua decoração com muitas janelas ou portas e telhas de vidro que permitirão a entrada da luz no ambiente, pode ser uma excelente opção para decorar a sua cozinha moderna. Olha só os janelões dessa cozinha que dão vista para a natureza nessa casa na Barra da Tijuca.

Esse tipo de iluminação ainda tem a vantagem de permitir o cultivo de plantas como ervas e temperos que, além de úteis na culinária, deixam o ambiente ainda mais acolhedor e repleto aromas incríveis.

Como você pode ver, são infinitas as possibilidades para quem deseja se inspirar para planejar uma cozinha moderna, linda e funcional. Com muitas cores ou em preto e branco, abusando da iluminação com LED ou da luz natural, com visual futurista ou vintage, a modernidade mora na função e na maneira como a tecnologia pode ser usada para dar mais praticidade e beleza aos ambientes.

E aí, gostou deste post? Então, confira a nossa lista de imóveis disponível no site da BNSIR.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais