O uso da tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia. O que parecia completamente impensável há poucos anos, hoje, é uma realidade palpável e praticamente indissociável de nossas rotinas.
Entre as inovações mais marcantes e interessantes dos últimos tempos, podemos citar o uso cotidiano de assistentes virtuais, que são o que há de mais moderno em relação à tecnologia de Inteligência Artificial.
Com eles, podemos realizar tarefas rotineiras de modo muito mais fácil, apenas com alguns cliques e o fornecimento de poucas informações. Em síntese, eles representam a praticidade de que precisamos para nos tornarmos muito mais produtivos no dia a dia.
Mas, afinal, o que são os assistentes virtuais? Como eles surgiram? Quais são os mais utilizados e quais são as principais vantagens de utilizá-los em meio à rotina? A seguir, nós conversaremos melhor sobre cada um desses tópicos, elucidando as principais questões sobre esse tema.
O que são e como surgiram os assistentes virtuais?
Quando falamos sobre inteligência artificial, é muito comum que a nossa mente logo viaje para os grandiosos filmes de ficção científica que vemos nos cinemas. Essas obras, no entanto, não retratam fielmente a verdadeira aplicação dessa incrível tecnologia, que está bem distante de promover uma revolução das máquinas contra os seres humanos.
A inteligência artificial, em sua essência, surgiu como objeto de estudo das conexões neurais existentes em nosso cérebro. Um dos pioneiros na tecnologia foi Alan Turing, o mesmo homem heroico responsável pela quebra de uma série de códigos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Em seu teste, ele observou se computadores conseguiam responder a algumas questões do mesmo modo que os humanos.
Os assistentes virtuais surgiram apenas muitos anos depois, com o objetivo de oferecer serviços de secretariado aos grandes CEOs. Esse processo começou há décadas, com os aparelhos de fax e os telefones, e se tornou ainda mais forte com o surgimento da internet.
Hoje, no entanto, os assistentes virtuais são muito mais do que isso. Eles são softwares que têm acesso a praticamente qualquer informação e podem tornar as nossas vidas muito mais simples, seja encontrando o melhor restaurante italiano para jantarmos, seja resolvendo cálculos complexos sem que precisemos nos preocupar com a calculadora.
Quais são os principais assistentes virtuais?
Interessante, não é mesmo? A seguir, conheceremos alguns dos principais assistentes virtuais disponíveis atualmente. Confira:
Alexa
Nos últimos anos, a Amazon se tornou uma verdadeira gigante no ramo tecnológico e uma concorrente direta de muitas outras marcas longamente estabelecidas no mercado.
A sua opção de assistente virtual é a Alexa, completamente controlada pela voz do usuário e integrada com os sistemas Echo, um dos assistentes mais completos e modernos, que pode ser utilizado em vários dispositivos.
Google Assistant
O Google Assistant é um dos assistentes mais populares e, claro, mais completos. Há versões disponíveis tanto para smartphones associados à marca quanto para desktops. Ele tem uma série de funcionalidades interessantes, como o Google Home e o Google Allo, que têm a experiência do usuário como prioridade máxima.
Siri
Uma lista de assistentes virtuais não pode ficar completa sem a presença da Siri, software da empresa norte-americana Apple. Sua popularidade é tanta, que ela é, atualmente, vista por muitos usuários como uma amiga próxima, pronta para ajudá-los a qualquer momento. De fato, a Siri tem uma inteligência bastante humanizada, o que é um diferencial competitivo inteligente.
Quais são os principais benefícios da utilização de assistentes virtuais?
Como podemos observar, há uma série de assistentes virtuais disponíveis com um único objetivo: transformar as nossas atarefadas vidas em algo muito mais simples. Com eles, é possível pesquisar informações, selecionar músicas que combinem com as nossas preferências e conferir as principais notícias do que está acontecendo no mundo.
No entanto, fica a pergunta: quais são as vantagens desses serviços quando, na realidade, podemos realizá-los nós mesmos? A seguir, observaremos a resposta para essa pertinente questão. Veja:
Praticidade
Uma das principais mudanças no comportamento do usuário proporcionada pelos assistentes de voz tem muito a ver com a praticidade. A vida fica, sem sombra de dúvidas, muito mais fácil com o auxílio de um software como esses, que nos permite otimizar o nosso tempo e atuar em modo multitarefa por períodos maiores.
Agilidade na resolução de problemas
Tem algum problema? Basta perguntar ao seu assistente virtual, que, muito provavelmente, saberá o que fazer. Isso nos ajuda a não perder tempo com fatos insignificantes, dedicando nossa atenção total ao que realmente importa. Assim, temos uma produtividade muito maior e com bem mais qualidade.
Facilitação no acesso a informações
Muitas vezes, acessar informações básicas pode ser algo que demanda muito, muito tempo. Encontrar o contato de um cliente importante ou consultar um livro (ou, quem sabe, até mesmo um dicionário) são pequenas tarefas que minam a nossa produtividade pouco a pouco. Com os assistentes virtuais, isso deixa de ser um problema e se torna uma solução.
Melhora dos momentos de lazer
Além de facilitar — e muito — o processo de encontrar os melhores restaurantes e eventos para comparecer no tempo livre, os assistentes virtuais fazem com que o estresse do cotidiano seja reduzido consideravelmente. Assim, muito mais produtivos e felizes, podemos aproveitar o melhor que a vida tem para oferecer com muito mais entrega!
Utilizar os assistentes virtuais é, realmente, um sinônimo de otimização de tempo e praticidade em nosso dia a dia. Essa é, portanto, uma excelente alternativa para indivíduos ocupados e que não têm qualquer tempo a perder. Comece a implementar essa tecnologia em seu cotidiano e usufruir de todos os benefícios trazidos por ela.