A cidade de São Paulo tem uma cultura própria que inspira muitas pessoas. Com a crescente tendência gastronômica, a inspiração também chega aos melhores restaurantes de SP. Ambientes aconchegantes e decorados com requinte servem pessoas ilustres da nata da sociedade e mais alguns famosos — essa é a descrição principal desses espaços gourmet.

A gastronomia é uma importante forma de expressão cultural, trazendo no prato ingredientes que constam há centenas de anos em suas receitas. Os sabores nos contam uma história de cada etnia a qual pertence aquela iguaria. É quase como conhecer um pouco de cada povo e cultura apenas pelas garfadas e goles na refeição servida.

Por ora, é importante dizer que, apesar da popularização do termo para descrever refeições comuns — hamburger gourmet e churros gourmet —, estamos falando da verdadeira arte culinária, sendo assim classificada como haute cuisine.

Quais são os melhores restaurantes de SP?

Seja para desfrutar de uma noite com amigos, seja para curtir a própria companhia, listamos os melhores restaurantes de SP para você conhecer. Boa leitura!

1. D.O.M.

À frente do restaurante desde sua inauguração em 1999, o chef Alex Atala tem grande experiência na gastronomia internacional. Para quem está nos arredores ou mora nos Jardins, o D.O.M. é uma excelente opção de restaurante em São Paulo. É o único representante brasileiro na lista dos melhores 50 restaurantes do mundo, segundo o St. Pellegrino.

Como sugestão para conhecer o D.O.M., convidamos para experimentar o menu degustação. Ele traz alguns pratos reduzidos para saborear toda a experiência de brasilidade que o chef Atala apresenta. As opções servidas são fruto de intensos estudos e pesquisas sobre os ingredientes típicos do Brasil.

Já o ambiente equilibra-se perfeitamente entre o clássico e o moderno, trazendo elementos indígenas na decoração, como grandes vasos de barro e sementes de guaraná. Não podemos esquecer de dizer que o D.O.M, além de premiadíssimo restaurante, tem duas estrelas no Guia Michelin e aceita apenas reservas, onde o chef Alex Atala procura servir pessoalmente as poucas pessoas atendidas por dia.

  • Endereço: Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins.
  • Telefone: (11) 3088-0761 | (11) 3081-4599.
  • Site: D.O.M Restaurante.

2. Restaurante Fasano

O Fasano é, de longe, o restaurante mais conhecido da nossa lista, sendo um lugar frequentado por vários artistas brasileiros e internacionais. Bem localizado no Jardim Paulista, o Fasano oferece serviço completo, proporcionando uma experiência divina e sem igual. O menu fica por conta do chef Luca Gozzani, apresentando três menus, além do menu degustação de massas.

As iguarias oferecidas pelo Fasano mudam ao longo do ano — inclusive, há épocas onde são servidas trufas brancas e negras. De setembro a dezembro é a vez das trufas negras, e de novembro a março, as trufas brancas são estrelas.

O ambiente que o Fasano oferece aos seus clientes é uma obra dos arquitetos Isay Weinfeld e Marcio Kogan, apresentando um ambiente elegante e sóbrio, mas muito aconchegante e confortável. Tendo uma grande oferta de restaurantes pelo Brasil e pelo mundo, o Fasano do Jardim Paulista é um dos melhores restaurantes de SP.

  • Endereço: Rua Vittorio Fasano, 88 – Jardim Paulista.
  • Telefone: (11) 3896-4000.
  • Site: Gastronomia Fasano.

3. A Figueira Rubaiyat

O grupo Rubaiyat construiu seu restaurante de maneira que ficasse em harmonia com a suntuosa figueira centenária — que está centralizada e estende seus enormes galhos por cima da vasta área de alimentação. O menu é bastante variado, servindo pratos internacionais, marinhos e brasileiros, com um toque mediterrâneo e com a qualidade dos melhores ingredientes.

O restaurante ainda conta com um bar, tendo como opções de bebidas os drinks festivos, cervejas artesanais e vinhos de mais de 12 países. Boa parte das carnes vermelhas servidas n’A Figueira é vinda diretamente da Fazenda Rubaiyat, localizada em Dourados, no Mato Grosso do Sul. Assim, a qualidade e o sabor dos pratos são garantidos e inegáveis.

  • Endereço: Rua Haddock Lobo, 1738 – Jardim Paulista.
  • Telefone: (11) 3087-1399.
  • Site: A Figueira Rubaiyat.

4. Varanda

Essa steakhouse foi fundada em 1996, e desde então é destaque com sua carne suculenta e bem preparada. O propósito do Varanda, segundo seu proprietário Sylvio Lazzarini, é oferecer as melhores matérias-primas, sendo selecionadas desde sua origem até o preparo. Sem modéstia alguma, Lazzarini entende do assunto.

Sylvio já foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado, e atualmente comanda a Intermezzo Gourmet — distribuidora de carnes de alta qualidade para os melhores e mais prestigiados restaurantes de São Paulo.

Além das carnes que são apresentadas em três estilos distintos de churrasco — estadunidense, argentino e brasileiro —, os pescados são de excelente qualidade, sendo frescos e servidos à la carte.

  • Endereço: Rua General Mena Barreto, 793 – Jardim Paulista.
  • Telefone: (11) 3887-8870.
  • Site: Varanda Grill.

5. Kinoshita

Situado na Vila Nova Conceição — um dos bairros mais exclusivos de São Paulo —, o Kinoshita está presente no cotidiano da cidade há mais de três décadas. Foi inaugurado por Toshio Kinoshita e atualmente é comandado por Marcelo Fernandes. O local é tão prestigiado que é o restaurante japonês com maior número de premiações na América Latina.

Tendo uma estrela no Guia Michelin, o Kinoshita segue à risca os preceitos da Kappo Cuisine — escola de culinária japonesa de muito requinte e sofisticação. Isso quer dizer que não há pratos fixos no menu, pois os ingredientes são selecionados e preparados no próprio restaurante, de acordo com a disponibilidade da estação — o que garante uma refeição fresquíssima para o nosso paladar.

  • Endereço: Rua Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição.
  • Telefone: (11) 3849-6940.
  • Site: Restaurante Kinoshita.

6. Tuju

Podemos até brincar com o nome e dizer que o Tuju é uma boa toujours demandé. O chef da casa é o Ivan Ralston, que se apresenta como alguém que gosta de contar histórias e servir ao próximo — inclusive, se dispõe a trocar ingredientes ou fazer um prato específico se o cliente tiver necessidade — no caso de pessoas com alergias, por exemplo.

O Tuju é outro restaurante bem avaliado pelos frequentadores e que se destaca no Guia Michelin com duas estrelas. Assim, ele é um dos melhores restaurantes de São Paulo para se visitar. O ambiente é agradável e na medida certa, trazendo decoração urbana e industrial — como se convidasse a cidade a se sentar com você.

Os grandes vidros transparentes atraem uma boa iluminação e transmitem um ar agradável para qualquer tipo de encontro, com amigos ou de negócios. Todos os menus — 4 no total, sendo que dois são versões vegetarianas — contam com ingredientes orgânicos e frescos, selecionados pela própria equipe do chef Ivan.

  • Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1248 – Pinheiros.
  • Telefone: (11) 2691-5548 | (11) 2691-5342.
  • Site: Tuju.

A alta cozinha brasileira e internacional une-se nos melhores restaurantes de SP para proporcionar experiências gastronômicas que desenham histórias de várias culturas no nosso paladar. Degustar os menus desses locais é uma oportunidade que poucos podem desfrutar. Cada local tem seu próprio atrativo — como a figueira centenária, ingredientes selecionados e estação de trufas —, basta escolher o seu preferido!