apartamento studio
Economia e mercadoMercado

Apartamento studio: qual o perfil do comprador desse tipo de imóvel?

Realizar um investimento no setor imobiliário é sempre um desafio, independentemente do nível de experiência e conhecimento do investidor nesse setor. Afinal, precisamos escolher um imóvel que realmente dialogue com as nossas demandas e, claro, com a personalidade do futuro morador. Para uma decisão correta, precisamos conhecer os principais tipos de imóveis, como o apartamento studio.

O apartamento studio é uma variedade de investimento que está em alta e que não mostra quaisquer sinais de desvalorização. Por isso, é uma boa alternativa para investir a longo prazo, adquirindo um imóvel que realmente será valorizado e, assim, poderá ser rentável quando a hora de revendê-lo chegar no futuro.

Porém, afinal, o que são os apartamentos studio? A seguir, elucidaremos as principais dúvidas sobre esse tipo de imóvel, abordando também as vantagens mais marcantes dessa aquisição e, claro, o perfil do comprador dessa variedade de apartamento. Boa leitura!

Veja quais são as 3 principais características de um apartamento studio

Para começar a nossa conversa, vamos listar algumas das principais características dos apartamentos studio. Assim, você poderá compreender melhor como esse tipo de imóvel funciona e quais são as suas vantagens para os compradores:

Os apartamentos studio não são lofts

É muito comum que os apartamentos studio sejam confundidos com lofts, que são grandes galpões “reciclados”, normalmente com pé direito duplo e uma sacada espaçosa. Os lofts são consideravelmente maiores (com mais de 50 metros quadrados) do que os apartamentos studio, sendo essa a principal diferença entre eles.

Eles são compactos

O apartamento studio é um imóvel com tamanhos que variam entre os 30 e 50 metros quadrados. Essa é outra característica marcante do produto, que é bastante compacto e com espaço reduzido, mas, ainda assim, amplo em sua totalidade, graças ao ponto que discutiremos a seguir.

Não há muitas divisões internas

O apartamento studio não conta com paredes para dividir os seus ambientes internos, como vemos em residências tradicionais. A cozinha disposta nesse imóvel é, normalmente, do tipo americana e o interior do apartamento pode ser dividido de acordo com as preferências do morador.

São práticos e funcionais

Por serem diminutos e ainda assim amplos, os apartamentos studio permitem uma grande personalização de sua área interna de acordo com a necessidade do morador. Assim, se tornam práticos e funcionais, ideais para quem tem um cotidiano corrido e não tem tempo para perder.

Conheça o perfil de comprador desse tipo de imóvel

Agora que já conhecemos algumas das características mais marcantes desse tipo de imóvel — e até mesmo os diferenciamos dos lofts, outra variedade muito interessante de investimento imobiliário —, estamos prontos para discutir o perfil de compradores dos apartamentos studio.

O primeiro nicho comprador de apartamentos studio está concentrado nos investidores. Como mencionado no início de nossa conversa, eles são uma ótima alternativa a longo prazo, pois se valorizam naturalmente e se tornam cada dia mais necessários nos grandes centros.

Há, inclusive, uma grande tendência de construtoras para a edificação de apartamentos desse gênero, especialmente após a criação do Plano Diretor de São Paulo para esse tipo de produto. Ele estimulou a construção de imóveis mais compactos para atender a alta demanda em locais de alto poder aquisitivo.

Além dos investidores, outro grupo comprador muito comum é o de pais que buscam presentear os seus filhos. Muitas vezes, esses compradores também estão em busca de um bom investimento, mas com a adição de possibilitar a independência dos filhos com tickets menores e uma localização realmente privilegiada.

Por fim, os moradores desse tipo de imóvel são, normalmente, jovens que buscam uma moradia transitória que possibilite o crescimento profissional e econômico, com qualidade de vida. Os apartamentos studio normalmente estão localizados próximos a grandes centros empresariais, o que reduz consideravelmente a distância entre a residência e o trabalho desses indivíduos.

Saiba quais as principais motivações ao adquirir um apartamento studio

A seguir, discutiremos algumas das motivações mais comuns para que apartamentos do tipo studio sejam adquiridos. Assim, você descobrirá algumas das principais vantagens desse tipo de investimento, seja para morar, para alugar, para presentear ou até mesmo para revender no futuro. Confira abaixo.

Busca por mais qualidade de vida

A localização privilegiada dos apartamentos studio é uma de suas principais vantagens. Por isso, pessoas que desejam morar próximas ao trabalho e de outros pontos de interesse costumam optar por comprar esse tipo de imóvel, já que o ganho em qualidade de vida será bastante considerável, evitando longos deslocamentos.

Investimentos rentáveis

O apartamento studio, assim como os lofts e outros tipos de imóveis compactos, são uma ótima alternativa para quem busca aumentar o patrimônio e conquistar investimentos mais rentáveis. A valorização desse tipo de produto é contínua, especialmente em meio ao século XXI e à alta concentração de pessoas nos grandes centros.

Possibilidade de economizar dinheiro

As despesas de quem vive em um apartamento studio são relativamente baixas, já que esse é um imóvel realmente compacto. Isso é um grande contraste em relação ao ambiente em que ele está inserido, ou seja, normalmente bairros de alto padrão nos quais o estilo de vida é bastante sofisticado e até mesmo caro. Assim, há uma união de qualidade de vida com gastos reduzidos.

Presentear um ente querido

Por fim, uma motivação bastante comum é a possibilidade de presentear um ente querido sem gastar muito e, de quebra, conquistar um investimento que trará bons resultados em um futuro próximo. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando falamos de bairros que estão em constante processo de valorização.

Como podemos ver, investir em um apartamento studio é uma estratégia com várias motivações. No entanto, independentemente de qual seja a sua, uma coisa é certa: essa é uma ótima alternativa de imóvel que, com certeza, será uma aquisição realmente vantajosa tanto a curto quanto a longo prazo!

Gostaria de tirar alguma dúvida sobre esse tema ou sobre qualquer outro tipo de investimento do setor imobiliário? Então, entre em contato com a equipe Bossa Nova Sotheby’s! Estamos sempre à disposição para atendê-lo e, claro, elucidar as suas principais questões sobre imóveis de alto padrão e muitas outras variedades de investimentos do gênero.

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais