Encontrar um local para investir e morar que reúna todas as características capazes de se traduzirem em alto padrão e qualidade de vida é uma tarefa mais complexa do que parece — mesmo na grande e fantástica São Paulo. Mas existem bairros exclusivos em SP que oferecem tudo o que você procura.

A cidade é berço de grandes empresas, palco de negócios capazes de impactar o mundo, mãe de uma cultura ampla e diversificada, dona de um trânsito caótico e responsável por dias altamente produtivos. Além disso, as noites são maravilhosamente cheias de diversão e aventuras.

O bairro certo deve reunir uma ampla e sofisticada área comercial, segurança, lazer, regiões verdes, proximidade a escolas e hospitais e alta valorização dos imóveis. É preciso, ainda, que esteja localizado em uma região de fácil acesso mesmo utilizando o transporte público, entre outras características que garantam as vantagens de morar em bairros exclusivos em SP.

Pensando em ajudá-lo na hora de decidir onde começar a procurar sua nova residência, listamos, neste artigo, os bairros mais exclusivos em SP para se viver. Boa leitura!

1. Jardins

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Trata-se de uma das regiões mais tradicionais, valorizadas e exclusivas em SP. É nela que estão localizados os bairros Jardim Paulista e Jardim Europa, com suas belas mansões e atrações culturais como a Fundação Ema Klabin (onde, além da arquitetura diferenciada, pode-se ver um lindo jardim concebido por ninguém menos do que Burle Marx).

Da cultura às grifes mais famosas, da mobilidade à segurança: tudo está presente no Jardins. O local abriga a Rua Oscar Freire e seu comercio sofisticado, com um acesso bem fácil, seja por transporte público ou carro, às principais regiões de São Paulo, a exemplo da Avenida Paulista, da 9 de julho e da rua Augusta.

O Hospital Sírio Libanês fica no Jardins, assim como diversos espaços culturais (o MIS — Museu da Imagem e Som —, o Teatro Procópio Ferreira, o Museu da Casa Brasileira e o Museu Brasileiro da Escultura). Por isso, esse é considerado um dos berços da cultura paulistana.

2. Higienópolis

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Antigo berço dos barões de café, o bairro é repleto de casarões antigos conservados e abertos à visitação do público, ruas arborizadas, prédios projetados por grandes nomes da arquitetura na década de 50 e muitas outras características que convidam aos passeios a pé. O lugar é lindo e seguro, sem contar que as calçadas são bem conservadas e largas.

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, duas das melhores da capital, estão localizadas em Higienópolis, que também abriga a Academia Internacional de Cinema e o Istituto Europeo di Design.

Locais como a Praça Vilaboim e o Parque Buenos Aires, ilha verde perfeita para passear com pets e crianças, são alguns atrativos que fazem do bairro perfeito para a vida em família. Além disso, há o Shopping Pátio Higienópolis, diversos restaurantes, padarias tradicionalíssimas, como a Vila Bahia, e o estádio Pacaembu com o seu Museu do Futebol.

3. Perdizes

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Tudo bem que o bairro tem intermináveis ladeiras que demandam fôlego de quem precisa encará-las a pé, mas essa característica faz parte do que dá charme à região. O local oferece diversão tanto para quem prefere o boteco quanto aos frequentadores assíduos de teatro.

Além da grande variedade de barzinhos e casas noturnas, Perdizes conta com a famosa feira de orgânicos que acontece nos finais de semana, ciclovias e o Parque Água Branca. Este último lugar, além do verde, abriga galinhas, pavões e patos, que convivem soltos por lá.

4. Alto de Pinheiros

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

É o bairro mais nobre da Zona Oeste de São Paulo, com pouquíssimos prédios, muitas construções horizontais e ruas arborizadas e largas. Nas áreas verdes, como a do Parque Vila Lobos, é possível encontrar ciclovias, parquinhos infantis, quadras e pistas próprias para quem gosta de correr ou caminhar.

Outra caraterística marcante do bairro é o sistema de transporte. Trata-se de um dos mais bem distribuídos da cidade, atendido principalmente pela estação de metrô Pinheiros.

5. Moema

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A região, que antes pertencia a Indianópolis, ganhou esse nome quando foi emancipada por Jânio Quadros. O bairro reúne ruas muito charmosas e o Shopping Ibirapuera, além de igrejas históricas (como a Paróquia Nossa Senhora Aparecida).

Suas ruas recebem nomes de pássaros e tribos indígenas. Além de planas e ótimas para caminhadas que ajudam a aliviar o estresse, elas são repletas de bares e restaurantes perfeitos para pit stops durante o percurso.

6. Vila Nova Conceição

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

O metro quadrado na Vila Nova Conceição é o mais caro de São Paulo, valendo em torno de 14,2 mil reais. Portanto, uma unidade com 100 m² ultrapassa 1,4 milhão. O bairro consegue unir prédios altos e avenidas movimentadas a áreas verdes e ruas arborizadas.

Esse misto entre selva verde e de pedra é que dá charme ao lugar. Ao lado do Parque Ibirapuera, há o Shopping JK Iguatemi: o resultado é um grande marco desse interessante contraste entre a natureza e o centro de compras mais luxuoso da cidade.

Bares, restaurantes, cafés e casas de doces, todos muito badalados, fervilham na região e atraem não só moradores, mas turistas e pessoas da cidade toda. Trata-se de um lugar perfeito para quem quer ter o trabalho, o lazer e a família sempre por perto.

7. Ibirapuera

Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Para aqueles que gostam de uma vida mais fitness, o Ibirapuera é o bairro perfeito. Isso não se deve apenas ao parque de mesmo nome e sua área verde que conta com aparelhos para diversas modalidades, mas sim ao fato de haver mais de 20 academias na região.

Além disso, o bairro é classificado na categoria de alto padrão e repleto de bares e restaurantes badalados. Ele também abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Shopping Ibirapuera.

Como pudemos ver, encontrar bairros exclusivos em SP não é tão difícil quanto se imagina, já que a cidade é um berço de cultura e centro de negócios comparável às maiores capitais do mundo. Agora que você já conhece os bairros mais valorizados e exclusivos para se viver em SP, é hora de decidir e comprar sua nova casa.

Este artigo foi útil para você? Que tal saber mais sobre o desenvolvimento urbano e contribuir com uma São Paulo sustentável para todos, ajudando a mudar para melhor essa cidade tão encantadora? Até a próxima!