Economia e mercadoMercado

Vale a pena usar o imóvel como crédito para comprar outro?

Saiba mais sobre como funciona a permuta imobiliária e algumas questões que devem ser levadas em consideração neste tipo de negócio

 

Conhecida no mercado imobiliário como permuta, essa negociação depende da aceitação do vendedor do imóvel que você tem interesse. Normalmente ela acontece entre um comprador que possui um imóvel de valor mais baixo que possui interesse em comprar um imóvel de valor mais alto.

Diversos compradores têm necessidade de vender o imóvel que já possuem para, então, poder fechar a compra do imóvel novo. Embora essa realidade possa ser percebida como um entrave é possível transformá-la em oportunidade, uma vez que podem tanto realizar a venda e posteriormente a compra, como uma negociação de permuta.

A primeira orientação a todos que se encontram nesse cenário é entender que esse não é um problema individualizado, ou seja, muitas pessoas atravessam situações semelhantes e para terem finalizado o processo de aquisição da casa ou do apartamento desejado, precisam negociar um imóvel anterior.

Marcello Romero, CEO da Bossa Nova Sotheby’s, destaca que “mais da metade dos compradores precisam, primeiramente, vender o imóvel que possuem para realizar um novo negócio. Uma das alternativas é estar aberto ao processo de permuta. Além disso, é fundamental para os casos em que a permuta não é uma possiblidade, levar em consideração a questão da precificação correta. Estabelecer de maneira adequada o preço do imóvel tem um impacto significativo na agilidade da venda”.

Permuta

O vendedor do imóvel de valor mais alto precisa aceitar a permuta, ou seja, aceitar que seu pagamento seja feito em dinheiro e parte com o valor do imóvel que você colocará no negócio. Além de aceitar o formato, chegar a um acordo sobre os valores dos dois imóveis é o que vai dizer se vale a pena ou não este tipo de negociação. Por isso, lembre-se de contar com a consultoria de uma empresa séria e preparada como a Bossa Nova Sotheby’s, que possua ferramentas e tecnologia para avaliar com dados o valor destes imóveis e intermediar a negociação de forma transparente e profissional.

A permuta às vezes envolve situações mais complexas e dúvidas, principalmente quando o imóvel que se pretende usar como crédito possui um financiamento ainda não quitado. Porém, é importante que você saiba que se este é o seu caso, você pode fazer algo antes de desistir de comprar um novo imóvel.

“Para quem deseja vender um imóvel e comprar outro na sequência, é essencial contar com um consultor imobiliário que seja especializado no perfil do imóvel em questão (faixa de valor, região, tipo de produto). Em um mercado caracterizado pela pluralidade, contar com profissionais que entendam as realidades macro e micro regionais é essencial.”, complementa Marcello Romero.

Uma boa providência é somar o saldo do financiamento do seu imóvel atual e a diferença do novo imóvel que pretende adquirir para que saiba qual o valor do novo financiamento que terá que buscar. Verifique se sua renda é compatível, providencie toda a documentação e deixe seu crédito pré-aprovado.

Com este crédito você tem duas opções. A primeira, é quitar seu imóvel, vendê-lo e então partir para a compra do imóvel pretendido. A segunda, é buscar um imóvel com vendedor que aceite permuta e dar seu imóvel como crédito.

Com o mercado aquecido, há muita movimentação de ofertas, por isso estar pronto para negociar é fundamental. Poucos vendedores neste momento irão esperar que você comece o processo de busca de crédito para estar habilitado para fazer uma negociação de venda de permuta, que já é um pouco mais difícil de encontrar aceites.

A Bossa Nova Sotheby’s trabalha em parceria com a Credihome, uma fintech que facilita a obtenção de crédito imobiliário com as melhores taxas do mercado através de recursos de tecnologia. No site da Bossa Nova você pode simular seu financiamento em minutos com todos os bancos e conseguir a melhor proposta. Clique aqui e confira.

A Credihome oferece ainda produtos diferenciados como o Permuta Garantida. Nele, o cliente se muda e tem 12 meses de carência, sem o pagamento da parcela principal, para vender o imóvel atual. Com o dinheiro da venda, o cliente pode quitar o crédito com garantia de imóvel e decide se usa o restante para abater uma parte ou todo financiamento do novo imóvel.

Quer saber mais sobre opções, oportunidades e como fazer bons negócios no mercado imobiliário de alto padrão? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s.

 

Leia também
Comprar imóvel agora ou esperar?
ModalMais | Ações recomendadas para 2021
Como declarar a compra e venda de imóveis no IR 2021
Selic a 2,75% ainda é ótima opção para garantir crédito imobiliário

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais