ArquidecorArquitetura e Decoração

Tactile design: arquidecor para ver, tocar e sentir

Design interior incorpora texturas e transforma ambientes em experiências imersiva para todos os sentidos

 

Um interior verdadeiramente inspirado não é apenas algo bonito de se ver, é uma experiência imersiva sentida através de todos os sentidos – incluindo o toque. A beleza de um tapete felpudo debaixo dos pés, o esplendor de passar os dedos por uma pele falsa, a atração aconchegante de um otomano tricotado à mão – incorporando textura e tato no seu design, que o tornam interativo. “A disposição cuidadosa e ponderada de um espaço dá vida a uma sala”, diz Roma, o arquitecto e designer Achille Salvagni, com sede em Itália. “Para além da cor e dos materiais, os elementos táteis são extremamente importantes. Estes são os detalhes que podem completar uma sala e transformá-la de um ambiente clínico e estéril, em um espaço acolhedor e convidativo”, diz ele.

 

A tatilidade pode ser expressa de muitas maneiras, através de tecidos e materiais texturizados, através da arte de estratificação, sejam tapetes ou cobertores, ou através de acentos e obras de arte que trazem uma sensação de calor e profundidade a uma sala. “É importante misturar os ingredientes da mesma forma que um cozinheiro cria um prato perfeito, reunindo todos os sabores num equilíbrio harmonioso”, diz Salvagni. Os contrastes entre acabamentos duros e suaves e cores claras e escuras são essenciais. E a sala não deve estar cheia demais – as peças individuais precisam ser capazes de respirar e destacar-se por si próprias, diz Salvagni.

 

Achille Salvagni, que concebeu a sala acima, diz que os elementos tácteis podem completar e transformar uma sala em um espaço quente e convidativo.

 

 

Versáteis, as texturas podem imprimir diversas personalidades aos ambientes. É o caso do projeto contemporâneo desta sala de estar, onde o design do sofá, da luminária de teto e as obras de arte destacam-se na composição.

 

Foco em tecidos e acabamentos

Os tecidos e têxteis que escolher são a chave para criar o sentido de tato. O designer de interiores Peti Lau, baseado em Los Angeles, utiliza tecidos de pelúcia, tais como caxemira, veludo e mohair, para adicionar suavidade a uma sala. “É a mesma sensação quando se veste uma camisola de caxemira de alta qualidade – é tão deliciosa – o mesmo se aplica à concepção de uma sala com tecidos que são super macios ao toque”, diz ela. O caxemira pode ser aplicado como tratamento de janela. “Cobre maravilhosamente, é incrivelmente suave, e a consistência da cor pode ser muito suave e definir o tom da sala”, diz Lau. Tecidos exuberantes como veludo, bordado ou seda também funcionam bem para o drapejamento.

Os tecidos, tais como mohair, são uma ótima forma de introduzir texturas. Dão uma cor incrivelmente rica a uma peça de tapeçaria e são muito duráveis, diz Lau. Ela também adora usar cashmere mongol ou um tapete de pele de carneiro num quarto. “É uma forma fantástica de estar ligada ao despertar dos sentidos e a primeira coisa que os seus pés tocam é aquele tapete macio e de pelúcia”, diz ela.

Os tapetes também podem ser estratificados – uma pele falsa escondida sobre uma fibra natural, por exemplo. Os designers Michael Violante e Paul Rochford de Violante & Rochford Interiores em Santa Fé, N.M., criam um sentido de toque numa sala incorporando estofados em cadeiras, sofás, otomanos e abajures, e também através de obras de arte e antiguidades, papel de parede, mesas de vidro e aço, cestos, e outros materiais e tecidos com ervas marinhas. Adoram também utilizar têxteis, tais como tapetes Navajo, como decorações de parede. Os acabamentos táteis não se limitam apenas a tecidos, estofos, ou tapetes. Podem também ser aplicados em paredes. Salvagni sugere a utilização de painéis de parede de alpaca e bronze.

Papel de parede Nubby, tratamentos de parede estilo gesso, peças estofadas, azulejos, pisos de madeira, e luminárias são algumas das formas de dar um toque palpável a um espaço, diz Nina Magon, fundadora e diretora do Nina Magon Studio em Houston.

Magon considera primeiro a utilização, durabilidade, e localização da própria peça tátil. “Pode ser bonita e acrescentar interesse, mas se não vestir bem, ou não o fazer se sentir bem, ou seja, tecido que é grosseiro, não é funcional”, diz ela.

 

Um quarto da Peti Lau combina texturas e cores

 

 

Olhe para o Layering

Foto: Anastasiya Zhigir e Natoly Tomashevsky.

 

Projeto de Quadro Room para um apartamento em Moscou. O sofá modular com design exclusivo estabelece um tema circular no centro da espaçosa e luxuosa sala de estar. As almofadas dispostas em camadas criam um lugar para relaxamento aconchegante e convidativo. 

As superfícies de camadas palpáveis acrescentam mais interesse e profundidade ao seu desenho. Por exemplo, ao utilizar uma gama diferente, em almofadas de tecido irá criar belas camadas no seu sofá e acrescentar interesse para o olho com uma gama de texturas, diz Magon.

Salvagni opta por aplicar tecidos naturais incluindo pele de ovelha, lã, mohair, e veludo, e depois adiciona almofadas – tudo enquanto introduz outros materiais como pergaminho, bronze, madeira fina, mármore, ônix, e vidro Murano na forma de mobiliário e acessórios noutras áreas da sala. Tapetes, quer sejam de lã ou seda, contra um chão de madeira dura ou pedra para contraste, são outra forma de Salvagni acrescentar uma qualidade tangível. “Cada um deles tem um toque diferente e pode ajudar a mudar o ambiente durante o dia, juntamente com diferentes níveis de luz”, diz ele.

Uma sobreposição bem sucedida tem tudo a ver com elementos diferentes contrastantes, dizem Violante e Rochford. “Não é ideal que os tapetes sejam volumosos demais, ou que as peças de sotaque sejam esmagadoras; um equilíbrio entre todas as diferentes texturas lhe dará um ambiente confortável mas elegante, com um pouco de profundidade – e o efeito de muitas coisas reunidas para criar um sentimento ou experiência unificada”.

Salvagni cria harmonia entre texturas e cores. “Podemos ter contraste, mas deve ser equilibrado e ressoar com algo mais na sala”, diz ele.

 

Exemplo de projeto com texturas e cores em contraste sem abrir mão do equilíbrio.

 

Criar Equilíbrio

Villa Siam, casa de praia tradicional tailandesa localizada na província de Phang Nga, na Tailândia. Foi projetada em 2013 por Eggarat Wongcharit.

 

Equilibrar superfícies lisas com superfícies texturizadas é fundamental, diz Magon. A cor e a textura também são importantes. “Assegure-se de que a cor e a textura das suas superfícies tácteis se misturam com os outros elementos do seu espaço para que tudo seja coeso”, diz ela.

Violante e Rochford optam por tratamentos suaves, com janelas macias, juntamente com pedra ou madeira no chão com um tapete adicionado à mistura. “O que queremos é uma experiência tátil exuberante e elegante que funcione harmoniosamente”, dizem eles.

Para manter um espaço equilibrado, Salvagni utiliza materiais naturais para estofos, juntamente com veludo e mohair. “Cortinas de veludo podem ser usadas para emprestar uma sensação de drama e grandeza ou, pelo contrário, cortinas de seda pura dão leveza a uma sala”, diz ele. “Cores, materiais, e texturas unem todas as peças”.

 

Uma sala chique mas acolhedora, concebida por Violante & Rochford Interiors.

 

Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis  de alto padrão decorados? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.

 

Adaptação | Reside

 

Leia também
A beleza do Boho Chic
A tranquilidade de um jardim Zen
Marcenaria contemporânea inteligente
12 imóveis inspirados em quem te inspira
Aumentam os empreendimentos com oferta de serviços pay per use

 

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais