ArquidecorArquitetura e Decoração

Marcenaria contemporânea inteligente

Combinando apresentações estéticas de saltar aos olhos com design que prevêem funcionalidades e ambientes mutantes, a marcenaria protagoniza projetos icônicos

 

O conceito nasceu de uma necessidade. Aproveitar espaços. A base da marcenaria inteligente é analisar todas as características do ambiente e criar projetos personalizados alinhados às preferências estéticas e demandas de quem faz a encomenda.

Se no princípio tínhamos soluções próximas a móveis planejados, a evolução deste conceito nos leva a uma nova era. Onde a funcionalidade não suprime a criação de projetos autorais e peças únicas, que cumprem tanto a tarefa de dar ao ambiente atribuições diversas e facilmente modificadas, como dão personalidade e impactam com um visual exclusivo.

 

 

Aproveitar a altura dos imóveis ou vãos é quase que uma regra neste conceito, o que não significa que ele se resuma a uma espécie de “tétris mobiliário”, para apenas aproveitar vãos livres. Há formas de fazer este encaixe e transmitir sofisticação.

 

 

Fábrica de espaços únicos

Embora tenha nascido e ainda seja mais utilizada para aproveitar espaços, especialmente os mais difíceis, leia-se irregulares, quinas, vigas, a marcenaria inteligente pode sim ser vista também como uma fábrica de ambientes e espaços únicos.

É o caso deste projeto do arquiteto Marmol Radziner para uma ampla cozinha em conceito aberto. Onde a madeira brilhante e com cor pronunciada harmoniza com as grandes janelas e a paisagem externa marcada pela natureza, proporcionando uma experiência única e acolhedora. Abaixo o detalhe da marcenaria inteligente da mesa encaixada em piso baixo relevo com gavetas a emoldurando. Na sequência, foto aberta do projeto completo.

 



 

A marcenaria inteligente como diz o termo está a favor da funcionalidade. Aqui temos um outro bom exemplo de sua aplicação. Livros de gastronomia protegidos do contato direto com os “vapores” da cozinha, mas bem à mão e próximos para aquela consulta de uma receita, de uma técnica.

 

Foto: Habitíssimo

 

O lúdico encontra o design

Nesta casa na Coréia do Sul, a marcenaria inteligente mostrou todo seu potencial. Ao mesmo tempo em que é uma estante, a estrutura funciona como arena e arquibancada para projeções de cinema em casa, espaço para leitura e ainda contempla um lúdico escorregador para quem se habilitar a trocar as escadas por uma descida mais divertida e aventureira do segundo andar da casa para o térreo.

 

 

A estante do designer belga Filip Janssens “toma” espaço de uma parede. O projeto batizado de “Rupture wall cabinet” tem ainda uma luz amarela ao centro, aumentando a significância da criação. 

 

 

Abaixo o armário de entrada oculto, outro projeto de Filip Janssens, premiado pelo programa de TV australiano Grand Designs Australia. Foto: Barton Taylor.

 

 

Recantos secretos

Uma decoração intimista e moderna, contempla estruturas pouco convencionais, mas que trazem conforto, como um refúgio quase que secreto. Painéis basculantes e portas invisíveis são recursos que fazem da marcenaria um universo vasto para a criação de projetos de design de interiores.

 

 

 

Em projetos dedicados a crianças, a marcenaria inteligente aguça os sentidos e eleva a invenção dos pequenos. Qual criança nunca sonhou em ter um quarto ou ambiente secreto?

 

 

 

Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis  de alto padrão decorados? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também
Coastal Style
Ancestralidade reverenciada
Hollywood dá o tom na decoração
A tranquilidade de um jardim Zen
Nesting, cocooning e cozy living: conforto agora é prioridade na decoração
 

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais