Uma das características que mais chamam a atenção e encantam os visitantes é o contraste formado por grandes arranha-céus, trânsito agitado, ruas movimentadas e a arborização presente nos parques de São Paulo.

Assim, mesmo que seja a maior metrópole da América Latina — conhecida pelo seu ritmo intenso, grande desenvolvimento urbano e paisagem típica de uma grande cidade, a capital paulista também guarda seus encantos naturais.

A cidade apresenta diversos ambientes, que proporcionam contato direto com a natureza e maior qualidade de vida. Além disso, a existência desses ambientes próximos às residências também contribui para a valorização de um imóvel.

Está em busca de um espaço para relaxar, fazer caminhadas e curtir um piquenique com a família e amigos? Neste artigo, vamos apresentar os principais parques de São Paulo. Confira!

1.  Jardim Botânico

O Jardim Botânico é silencioso e repleto de verde por todos os cantos, além de ser organizado e extremamente arejado. O parque é muito frequentado por quem deseja alguns momentos de descanso e relaxamento.

Toda a extensão do jardim é formada por inúmeras espécies de árvores e flora. Ainda é possível apreciar, nas suas dependências, alguns animais como pássaros, tucanos, papagaios e bicho-preguiça.

O Jardim Botânico fica localizado na região sul de São Paulo. O parque apresenta algumas atrações imperdíveis em seu interior, como o Museu Botânico, o Jardim dos Sentidos, o Lago das Ninfeias (muito badalado devido à variedade de plantas aquáticas) e a Nascente do Riacho do Ipiranga.

2.  Parque Ibirapuera

O Ibirapuera, situado no bairro Moema, é o parque urbano mais famoso de São Paulo e um dos que mais recebe visitas diárias no país. Tanto é assim que o local já se tornou uma atração turística e ponto de visitação obrigatório para quem está de passeio pela cidade.

Além disso, o espaço é muito frequentado por moradores da região que vão até lá praticar atividades físicas e curtir os festivais que acontecem ao ar livre.

O parque do Ibirapuera consiste de um imenso complexo arborizado com cerca de 160 hectares de vegetação nativa. Além disso, existem várias atrações culturais dentro desse ambiente, como: museu, teatro, pista de caminhada, ciclovia, lagoas, auditórios e o obelisco que representa a cidade.

3.  Parque da Independência

Fica situado no bairro Ipiranga. A atração ocupa um espaço de 160 mil metros quadrados de pura natureza: jardins belíssimos, árvores que remontam a dezenas de anos e diversas espécies da fauna e flora. A visitação do parque é gratuita.

Como o próprio nome sugere, esse espaço representa um grande marco na história do país. Foi ali, às margens do rio Ipiranga, que o então imperador D. Pedro I proclamou a independência do país.

Além do ambiente verde, o local abriga o museu da Independência. Trata-se de uma construção erguida no ano de 1895 que representa boa parte do passado brasileiro. Infelizmente, o ambiente está fechado para a realização de obras e será reinaugurado somente em 2022, justamente no bicentenário da Independência.

4.  Parque Burle Marx

Essa atração ganhou o nome do famoso e renomado arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx. O ambiente abriga resquícios da Mata Atlântica. Não é à toa que o local é considerado um dos mais bonitos de São Paulo!

O seu espaço ocupa aproximadamente 140 mil metros quadrados, e está dividido em vários ambientes: Bosque das Jabuticabeiras, a Região dos Lagos, o gramado central, playgrounds, estação de compostagem e espaço para eventos.

Além disso, ali estão construções importantes, como a Casa de Taipa e Pilão e o famoso Jardim Burle Marx. Este último é uma atração à parte. A obra idealizada por esse profissional é realmente encantadora, principalmente pela harmonia dos conceitos e a beleza do conjunto.

O Jardim Burle Marx abrange todo um complexo artístico que envolve conceitos de paisagismo e esculturas, lago com espelhos d´água, uma ponte e um jardim de cerca de 4 mil metros quadrados de extensão e 15 palmeiras imperiais. A proposta da obra é oferecer um espaço contemplativo.

5.  Parque Alfredo Volpi

O Parque Alfredo Volpi, também conhecido como Horto Florestal, fica situado no bairro do Morumbi.

Fundado nos anos 70 e com uma área de 142 mil metros quadrados, o espaço oferece opções de trilhas, local para a prática de atividade física e piqueniques, mesas, estacionamento, sanitários e aparelhos de ginástica. Também é possível observar espécies de animais e plantas, lagos e uma nascente natural.

6.  Parque Trianon

O Parque Trianon fica situado em meio à Avenida Paulista e envolve uma área com cerca de 48 mil metros quadrados de muita vegetação (árvores, flores e plantas nativas da Mata Atlântica, como cedro, jequitibá, sapucaia e tamboril).

Sua excelente localização torna o acesso muito fácil para quem deseja tirar alguns minutos do dia para apreciar a beleza do lugar e entrar em contato direto com a natureza.

O local foi inaugurado no ano de 1892 e até hoje conserva suas estruturas e proposta de oferecer um ambiente verde e arborizado no meio da cidade paulistana. Atualmente, apresenta belos jardins e diversas esculturas de artistas, além de oferecer aparelhos de ginastica, playground para recreação e diversas trilhas para caminhadas.

7.  Parque Villa Lobos

O parque também é bastante famoso. O local está distribuído em um espaço de, aproximadamente, 700 mil metros quadrados! O nome desse lugar foi uma homenagem ao falecido compositor Heitor Villa-Lobos.

Inicialmente projetado para ser apenas um grande palco musical a céu aberto, o ambiente se tornou um dos maiores espaços de convivência de toda a cidade, com muitas alternativas de entretenimento (locais para apresentações, bibliotecas e auditórios etc).

Além disso, contém trilhas para caminhadas, ciclovias e quadras para a prática de esportes, como futebol, vôlei e basquete.

Os parques de São Paulo possibilitam aos seus frequentadores uma melhor qualidade de vida e oferecem um amplo espaço para a prática de esportes e atividades recreativas. Além disso, são um atributo que contribui para o processo de valorização dos imóveis.

Nesse sentido, quanto mais arborizado e verde for o bairro, maior será a precificação das propriedades ao seu redor.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em São Paulo? Siga a Bossa Nova Sotheby’s nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Instagram — e acompanhe nossas próximas publicações!