Arquidecor

7 arquitetos famosos no Rio de Janeiro para você conhecer

Uma casa projetada por um arquiteto traz uma série de benefícios que vão desde a impressão estética até às comodidades que acabam refletindo em uma melhor qualidade de vida, conforto e praticidade para seus moradores — isso, sem contar com a valorização do imóvel. E se o projeto for de um profissional experiente e renomado, o imóvel se torna praticamente uma obra de arte.

Além da beleza, conforto e valorização, o patrimônio passa a exibir também o status de uma assinatura importante. Existem diversas dessas casas de arquitetos famosos no Rio de Janeiro, que acabaram se tornando conhecidas por seus diferenciados projetos arquitetônicos e de paisagismo.

Quem busca um investimento seguro para aumentar seu patrimônio, de fácil valorização e com status e comodidade agregados, com certeza se interessará em conhecer algumas das casas de arquitetos famosos no Rio de Janeiro.

1. Roberto Burle Marx – Arquiteto, artista plástico e paisagista

É na cidade do Rio de Janeiro que estão os principais trabalhos de Burle Marx, reconhecido internacionalmente por seus projetos, além de ter tido a oportunidade de conviver no meio acadêmico com nada menos que Cândido Portinari, Hélio Uchoa e Oscar Niemeyer.

Por isso, seria impossível falar sobre casas de arquitetos famosos no Rio de Janeiro, sem citá-lo. A trajetória do profissional conta com trabalho no mundo inteiro, mas é na cidade maravilhosa que está concretada a maioria deles. Inclusive o próprio sítio que serviu como residência do artista que ostenta espécies raríssimas da flora brasileira e mundial.

Depois dele, surgiram diversos outros profissionais de renome que embelezam ainda mais a cidade maravilhosa com projetos inovadores, repletos de inspirações artísticas, além de ideias geniais para aumentar o conforto e a praticidade de quem vive no imóvel.

2. Chicô Gouvea – Arquiteto

Apartamento | Ipanema | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

O arquiteto contemporâneo tem como principal característica do seu trabalho os detalhes inspirados na cultura brasileira. Há mais de 20 anos projetando, no Brasil inteiro, casas e apartamentos em locais supervalorizados como Ipanema, o profissional sonha em deixar um legado no Rio de Janeiro, conforme declarou em entrevista ao jornal O Globo.

Além dos projetos em imóveis, o artista também cria peças de decoração e móveis que carregam a sua marca registrada, ou seja, surpreendentes detalhes que revelam a fauna, a flora e a cultura do Brasil. As peças podem ser encontradas em sua loja, a Olhar Brasil.

3. Claudio Bernardes – Arquiteto

Em Angra dos Reis existe uma casa sobre palafita, quase que completamente construída dentro d’água, com direito a píer, garagem para barcos e equipamentos náuticos. O imóvel parece saído de uma tela de cinema e a razão é muito simples: é assinado por Claudio Bernardes.

Os projetos do famoso arquiteto têm como principal característica o uso de materiais em seu estado natural, como cipós, madeiras, bambus, pedras, palha e, até mesmo, terra. Ele criou técnicas artesanais integradas a recursos tecnológicos inovadores, capazes de ligar intimamente a arquitetura à natureza do local.

Suas composições são inconfundíveis, combinando luzes, sombras, espaços amplos, bem ventilados e muitas funcionalidades para gerar conforto e aconchego a quem habita um imóvel projetado por ele.

4. Anna Luiza Rothier – Paisagista

Desde criança ela é ligada a natureza e se preocupa com o meio ambiente. Ao conhecer o trabalho de Burle Marx não teve a menor dúvida em tornar o estilo do artista plástico, arquiteto e paisagista, a sua principal referência e fonte de inspiração.

Atualmente os projetos de Anna Luiza Rothier são imensamente valorizados no mercado imobiliário, e alguns deles, além de premiados, figuram em publicações internacionais de renome como o livro da editora inglesa Thames & Hudson, “New Brazilian Gardens: The Legacy of Burle Marx”.

5. Cadas Abranches – Arquiteto

Com quase 40 anos de carreira na arquitetura, o profissional lançou em 2017 um livro bilíngue com 336 páginas, nas quais conta, de maneira bem intimista, a história de 21 dos seus mais importantes projetos, 19 deles, residenciais. A maioria deles no eixo Rio-São Paulo.

Cadas é um dos mais famosos arquitetos contemporâneos, aclamado por publicações como a revista Casa Claudia da Editora Abril. Suas obras mais incríveis são casas de praia em Angra do Reis, Búzios e Paraty, belíssimos apartamentos em bairros urbanos como Ipanema, Leblon, São Conrado e Barra da Tijuca, além de residências na Serra de Itaipava.

6. Luiz Fernando Grabowsky – Arquiteto de interiores

Casa | Barra da Tijuca | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

As principais revistas de decoração nacionais e internacionais mencionam os projetos de Luiz Fernando, um dos mais renomados arquitetos de interiores da atualidade. Além de seus projetos de decoração, ele também cria móveis e acessórios para casa que são vendidos em sua loja, há 20 anos no Leblon, a Studio Grabowsky.

Seus trabalhos se destacam pela capacidade de criação de ambientes modernos, sofisticados e funcionais, compostos, principalmente, da mistura de estilos e cores. Seu estilo é tão diferenciado e marcante, que teve um de seus trabalhos reconhecidos como o melhor projeto do evento Casa Cor Rio 2010.

Para ter uma ideia de como é interessante o trabalho do profissional, basta dar uma conferida na casa de condomínio na Barra da Tijuca, na qual ele trabalhou em parceria com Anna Luiza Rothier e Cadas Abranches.

7. Miguel Pinto Guimarães – Arquiteto

Casa | São Conrado | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A casa na Pedra da Gávea projetada pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães impressiona qualquer pessoa por seu conforto aliado à sofisticação. Piscina, terraço, churrasqueira, gazebo, elevador, suíte master com vista para o mar, entre muitas outras comodidades. Tudo cercado por um imponente muro de pedra e muita natureza.

O arquiteto, hoje com mais de 400 projetos no Brasil e em outros países, começou sua carreira trabalhando no escritório de Claudio Bernardes.

Como você pôde ver, as casas de arquitetos famosos no Rio de Janeiro são uma ótima opção para quem quer investir em imóveis valorizados por sua exclusividade, ou mesmo, para quem quer morar bem, aliando conforto, funcionalidade, estilo e sofisticação.

Agora que você conhece esses imóveis incríveis, inclusive alguns deles à venda, já pode começar a pensar qual delas você gostaria que fosse sua. Ou ainda, pode conhecer outros projetos tão interessantes quanto estes, disponíveis na Bossa Nova Sotheby’s International Realty.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais