decoração moderna
ArquidecorArquitetura e Decoração

Decoração moderna: como colocá-la em prática na sua casa?

Na hora de pensar na decoração da casa, é de extrema importância manter o estilo e a harmonia entre móveis, revestimentos, objetos de decoração e todos os outros detalhes, que incluem a praticidade no uso. Nesse quesito, a decoração moderna é uma excelente opção.

Os novos estilos de decoração têm maior foco na união da estética ao conforto e à funcionalidade e, por isso, devem ser considerados na hora mudar sua casa. Além de elegância e bom gosto, eles também oferecem novas tecnologias que garantem mais comodidade para o seu dia a dia.

Para ajudá-lo a entender melhor o que há de realmente novo na decoração moderna reunimos, neste post, as suas principais características e tendências, além de algumas dicas sobre como implementá-la na sua casa. Boa leitura!

As principais características da decoração moderna

Minimalismo

O minimalismo parte da premissa de que menos é mais. Mais elegância, mais sofisticação, mais clareza, mais praticidade. Ele evita a poluição visual e ajuda a tornar o ambiente menos cansativo para os olhares mais sensíveis.

Em um mundo como o de hoje, com um enorme excesso de informação e falta de tempo para consumi-la, a decoração minimalista se torna um oásis. Sem contar que os cuidados com a manutenção e limpeza são menos preocupantes, já que primam por superfícies lisas e sem muitas reentrâncias para juntar poeira.

Versatilidade

A decoração moderna traz em sua essência a funcionalidade de cada peça, sendo que algumas delas são dotadas de até mais de uma. Por isso, ela apresenta móveis reversíveis, dobráveis, multifunção, capazes de se adaptar bem tanto a ambientes grandes quanto pequenos.

Cores sólidas

As cores mais neutras e sólidas sem texturas ou padrões são uma característica marcante e muito presente na decoração moderna, principalmente por combinarem muito bem com o estilo minimalista.

Isso inclui as paredes que podem receber um toque todo especial com a aplicação de adesivos temáticos, que estão super em alta.

Ambientes luminosos

Com tanta valorização do meio ambiente e incentivo ao contato com a natureza, a claridade natural está em alta, o que não significa que a iluminação artificial tenha que ser excluída. Ao contrário, na falta da luz natural é ela quem fica responsável por manter os ambientes claros.

Além disso, os pontos de luz direcionados a detalhes da decoração, como esculturas, quadros e plantas, também são muito elegantes e fazem parte da decoração moderna.

As melhores dicas sobre como aplicar a decoração moderna

1. Na iluminação

Casa | Granja Julieta | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Além da luz do sol, da lua e das estrelas — muito em alta na iluminação da decoração moderna e que devem ser aproveitadas ao máximo — você pode usar outros recursos menos convencionais e que impressionam bastante, como as luminárias de piso.

Lustres pendentes arredondados dão um show a parte na decoração moderna, e ainda podem ser utilizadas luminárias de mesa e os spots de luz, inclusive, instalado em trilhos.

2. Nos móveis

Casa | Vila Romana | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Os móveis usados na decoração abusam das formas geométricas, dos pés palito ou torneados e das pontas e quinas arredondadas. Mas o grande destaque são as linhas retas nas peças de tons escuros de madeira ou em preto e branco.

Outra grande novidade dos móveis modernos é que eles podem ter mais de uma forma ou aplicação, como as camas que viram sofá, as mesas que aumentam de tamanho ou ficam escondidas no balcão da cozinha.

Os materiais mais usados são o couro e camurça, o cromo e o aço, a laca e o vidro, sempre respeitando a paleta de cores neutras, como o preto, o branco, o marrom, o bege e o cinza.

E por falar na cozinha com decoração moderna, lembre-se que cada coisa deve ter o seu exato lugar, por isso, o ideal para ela são os móveis planejados, feitos segundo as tendências de cores e formas que já citamos.

3. Nas cores dos pisos e dos revestimentos

Casa | Alto de Pinheiros | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

O estilo mais minimalista da decoração moderna não combina com padrões e texturas, porém, a grande novidade são os revestimentos 3D. Tanto para ambientes grandes quanto para os menores, esse material substitui com muita sofisticação as paredes texturizadas ou revestidas com padrões coloridos.

Os ladrilhos hidráulicos também são lindos e servem para quebrar um pouco da monotonia de uma decoração com paredes e pisos lisos. É possível usá-los para criar detalhes muito charmosos em cozinhas e banheiros.

4. Nos objetos decorativos

Casa | Brooklin | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Os acessórios de decoração não estão proibidos, mas devem ser usados com moderação. Podem ser colocados em prateleiras embutidas ou, os que ficarem realmente bem expostos, que sejam de cores tom sobre tom.

A regra de não usar texturas ou padrões também vale para os objetos de decoração moderna, além de não comporem, junto aos móveis, um desenho assimétrico.

Outro ponto muito importante sobre esses objetos é que eles podem e até devem ser funcionais. Por isso, é interessante investir em louças e eletrodomésticos com uma estética combinada com a da decoração.

O que melhor define a decoração moderna são a leveza e praticidade. Por isso, os espaços vazios devem ser visto também como um elemento de decoração, como aquele local onde se poderá descansar os olhos livres de qualquer tipo de informação. Já são suficientes as milhões e milhões às quais somos expostos todos os dias.

Como em qualquer outro tipo de decoração, o mais importante é pesquisar e planejar, se possível contando com a ajuda de profissionais como arquitetos e designers de interiores.

Eles são visualmente treinados para enxergar a relevância de utilizar materiais e móveis de qualidade para unir conforto e harmonização visual à decoração e aplicar isso ao projeto.

Ao longo deste post, você pôde descobrir como a decoração moderna pode ser leve, bonita, prática, versátil e funcional. Ela uniu a elegância e a sofisticação, mesmo em seu perfil mais sóbrio. Porém, fez isso sem ser severa, já que mistura o minimalismo a projetos de iluminação mais ousados.

E já que tem interesse em ter uma decoração moderna em casa, separamos especialmente para você estas 8 dicas para inspirar quem quer ter uma cozinha moderna em casa.

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais