O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento de novas ferramentas que vieram para ajudar os moradores, designers e arquitetos e demais profissionais que trabalham com design de interiores.

Estamos falando dos benefícios que um aplicativo de decoração pode proporcionar para a sua residência. Eles surgiram como uma interessante alternativa para decorar e harmonizar os espaços e dar um ar moderno e personalizado ao ambiente.

Basta fazer o download do software na loja do Google Play ou na Apple Store e utilizá-lo no seu celular, tablet ou outro tipo de gadget. Esses recursos são excelentes alternativas para planejar bem o projeto de decoração e facilitar todo o processo.

Se você está pensando em reinventar ou reformar a sua casa, que tal se inspirar? Neste artigo você vai conhecer os benefícios de contar com um aplicativo de decoração para ajudá-lo nessa tarefa. Acompanhe a leitura!

Ajuda a definir as cores das paredes

Quem deseja trocar as cores da parede pode verificar o resultado antes mesmo de colocar a mão na massa e sair pintando a casa!

Existe uma variedade de aplicativos que permitem testar as tonalidades e simular como se a parede estivesse realmente pintada no ambiente verdadeiro. E, o melhor de tudo, é possível combinar novas possibilidades. Dessa maneira, é fácil espantar a indecisão sobre a melhor cor para pintar a sua residência.

Para isso, basta selecionar a fotografia do rolo da câmera ou tirar uma foto do ambiente que você deseja reformar, abrir o programa e deixar que ele identifique aquela cor e selecione uma paleta contendo as tonalidades mais próximas.

Também é possível selecionar a cor desejada e, então, o aplicativo poderá simular o resultado final da pintura, deixando a parede do jeito que você quiser. São mais de 1.000 cores para testar!

Além disso, a partir da cor escolhida é possível analisar como ficará a aparência diante da luz do sol e da iluminação artificial — lâmpadas fluorescentes ou incandescentes, por exemplo, bem como se a coloração vai combinar com o tipo dos móveis e o restante da mobília.

Permite que o usuário visualize a arrumação dos móveis em simulações 3D

Graças aos aplicativos de decoração é possível testar como ficará o visual do ambiente, tanto interno quanto externo, com novos móveis. Assim, o morador analisa o espaço e, se gostar da nova combinação, fará a compra daquela mobília.

Desse modo, você tira fotos do cômodo em que deseja testar a disposição dos móveis e sinaliza as medidas do móvel. O aplicativo faz uma montagem, inserindo-os no ambiente. Isso é possível graças à realidade virtual e à facilidade para criar imagens e maquetes 3D e convertê-las em imagens realistas com qualidade HD.

Assim, o usuário consegue ver a arrumação final e ter uma ideia bem clara do resultado real. Essa tecnologia caiu como uma luva para as pessoas indecisas. No mesmo sentido, é possível ler dicas de profissionais especialistas no ramo de design e arquitetura.

Ajuda a criar e editar plantas

Sabia que dá para desenhar a planta da sua casa com apenas alguns cliques no seu celular? Estamos falando de um ótimo instrumento para criar, editar e compartilhar o esboço das medidas e divisões de um imóvel.

Para isso, basta que o usuário tire fotos do ambiente que quer reformar ou de toda a propriedade, se desejar, e fazer o upload do arquivo no próprio aplicativo. A tecnologia presente ali vai fazer uma estimativa das dimensões em cada cômodo e, assim, vai criar a planta detalhada do imóvel.

Além de possibilitar a criação da planta em um determinado espaço, também é possível usar esboços de projetos de interiores já prontos e adaptá-los conforme a preferência e as necessidades do morador.

Permite registrar as medidas e dimensões dos cômodos

Um aplicativo de decoração, por meio de uma simples foto dos aposentos do imóvel, consegue identificar as dimensões do aposento e tem a capacidade de calcular as medidas do espaço com pouca margem de variação.

Desse modo, é possível remodelar os ambientes, mudar o lugar onde ficam as portas, as janelas e as demais divisórias, testar novos móveis etc., tudo de forma divertida e interativa e, claro, reinventar em novas maneiras de decoração.

Auxilia a fazer os cálculos de custos dos materiais

Decorar um imóvel para torná-lo mais aconchegante e atrativo não é uma tarefa barata. Isso porque os materiais — pisos, azulejos, tinturas, móveis etc. — utilizados costumam ter um valor elevado.

Nesse sentido, o uso de um aplicativo para fazer os cálculos dos utensílios que vão ser usados na decoração é uma forma de pesquisar os preços com antecedência e evitar o desperdício de materiais. Com isso, o proprietário do imóvel consegue ter uma noção de todas as despesas que terá que arcar.

Assim, basta tirar a foto do aposento ou do imóvel completo, o tipo de decoração que deseja realizar e enviar para o aplicativo que ele cria um resumo dos materiais que serão utilizados, o valor, a mão de obra e o custo de cada ambiente.

Busca inspirações em ambientes de grandes designers

Nada melhor do que fazer o planejamento da sua decoração buscando inspiração em arquitetos e decoradores que você admira de acordo com as suas preferências pessoais.

Os aplicativos dispõem de um banco de dados com fotos de uma variedade de ambientes. Normalmente eles são divididos por categorias e objetivo da decoração — pintura, organização dos móveis, iluminação, tipos de artefatos decorativos etc.

É possível pesquisar imagens por meio de palavras-chave — estilo minimalista, rústico, moderno, arrojado, vintage etc. — e até mesmo salvá-las em um acervo pessoal.

A realidade virtual e o formato 3D presentes em um aplicativo de decoração são apenas alguns exemplos de tecnologia que comprovam que a inovação tecnológica trouxe praticidade e eficiência na hora de elaborar projetos. Os aplicativos do momento que são a grande tendência são Curate by Sotheby’s International Realty e o EasyDeco. Eles são uma ótima maneira para reduzir custos e otimizar o tempo com o embelezamento do ambiente.

Este artigo foi útil? Saiba como a coleta e análise de dados pode alavancar os negócios!