Para aumentar o patrimônio, investir em imóveis é uma ótima escolha. Com a recuperação do mercado imobiliário brasileiro, há muitas opções e oportunidades de negócio, principalmente de empreendimentos em construção. Embora comprar um imóvel na planta signifique aguardar ansiosamente pela entrega das chaves, há alguns proveitos que compensam a espera.

As construtoras estão facilitando as formas de pagamento, tornando-se flexíveis e bastante abertas à negociação. O objetivo é atrair novos investidores que queiram aproveitar o momento de melhora na economia.

Acompanhe as próximas linhas de nosso artigo e descubra quais as vantagens de comprar imóvel na planta!

6 benefícios de comprar imóvel na planta

1. Baixo investimento

Devido a alguns fatores, como construção em andamento, comprar um imóvel na planta significa um baixo investimento inicial. Além disso, o valor de entrada pode ser negociado e pago ao longo do período de construção.

Após a entrega da chave, é possível acordar o valor restante em diferentes modalidades de pagamento — parcelas mensais, trimestrais, semestrais ou anuais. Enquanto isso, o imóvel pronto exige em torno de 35% do valor do bem como entrada e pouco deixa possibilidade de negociação sobre o montante que resta.

Outro ponto interessante é a valorização do empreendimento. Enquanto está em construção, o imóvel na planta apresenta precificação similar ao imóvel pronto — se observarmos a mesma localização e tamanho. Porém, com a conclusão do projeto e a entrega das chaves, o imóvel comprado na planta custará, pelo menos, 20% a mais.

2. Menos burocracia

Por nunca ter sido habitado antes, o imóvel que ainda está na planta será negociado somente entre construtora e comprador. Isso já alivia boa parte da burocracia e papelada que provêm dos cartórios e repartições da prefeitura. Por falar em controle do Estado, outra vantagem em relação às obrigações imobiliárias é a ausência do IPTU enquanto não é concluída a construção do imóvel.

O imóvel pronto exige muitos cuidados com a documentação. É preciso verificar junto à autarquia regional da prefeitura questões relacionadas aos impostos, registros de Habite-se e taxa de marinha. Há ainda outras questões, como contas atrasadas — financiamentos, condomínio e fornecedoras de água, luz e gás —, inventário familiar em andamento e até mesmo regularização de escritura em nome de terceiros.

3. Personalização sem reforma

Já ouviu aquela máxima “a emenda foi pior que o soneto”? É exatamente o que pode acontecer com reformas e ampliações em residências já prontas. Muitas vezes a construção original é antiga e não comporta as modificações desejadas. Então, para nos identificarmos com a residência e criar aquele sentimento de “refúgio particular“, é necessário que ela seja personalizada.

Os imóveis comprados em planta têm contratos que contemplam alterações decorativas. Fora a decoração, as construtoras ainda permitem pequenas modificações para a melhor comodidade do comprador. Parede vazada e bancadas americanas, móveis projetados, pisos e azulejos, aberturas internas, vidros, carpetes e louças do banheiro são algumas das opções que podem ser negociadas.

A maioria das construções permite as mudanças dentro do orçamento do projeto para a unidade comprada. Porém também há a possibilidade de negociar o valor excedente para as personalizações e embuti-los nas parcelas do imóvel.

4. Instalações modernas

Decerto, há muitas construções antigas que foram bem planejadas e construídas. Porém, a idade da execução do projeto original pode comprometer a vida útil da infraestrutura, como a instalação hidráulica e elétrica. Além de precisar renovar e modernizar tais questões, o comprador entra no imóvel já compromissado em iniciar a próxima manutenção da residência.

Em compensação, a compra do imóvel em planta garante a qualidade em contrato dos produtos utilizados. Além disso, muitas construtoras determinam em seus acordos um prazo de carência, que inicia-se após a conclusão das obras, durante o qual elas mesmas são responsáveis por alguns reparos no imóvel. Isso garante um descanso ao futuro morador, que só pensará em manutenção predial depois de uns bons anos.

As casas modernas levam em conta fatores que são importantes hoje, como vagas na garagem, área gourmet, academia, melhor integração entre os espaços internos etc. Mais um motivo para pensar na compra de um imóvel na planta.

5. Mudança programada

Logicamente, você também pode programar sua mudança ao comprar um imóvel já pronto, porém haverá gastos na nova residência enquanto ninguém estiver morando por lá. Há ainda a questão de que o imóvel precisa estar pronto para ser habitado. Logo, um tempo maior para a mudança é essencial para que todos os móveis e espaços estejam de acordo com o desejado.

Além do mais, é possível que o prazo de entrega seja fundamental para resolver pontos importantes, como escola dos filhos, locomoção para o trabalho, transferência de contas e provisão de serviços — Internet e TV a cabo, por exemplo.

6. Alta liquidez

A alta liquidez é a venda rápida de bens, o que é completamente compatível com a situação do imóvel comprado em planta. Isso porque a construção é moderna, com acabamentos recentes e instalações não utilizadas. Assim, há muitos investidores interessados, principalmente se todas as unidades do empreendimento já foram vendidas.

A venda com o imóvel ainda em construção garante a recuperação quase integral do valor empregado. Porém, após a conclusão das obras, é possível recuperar o valor investido e obter lucro com o repasse do bem. Pois a localização valoriza-se com a finalização do empreendimento e já não há riscos que comprometam a entrega do imóvel, como problemas com a construtora.

A recuperação econômica do país refletida na queda da inflação proporciona um cenário favorável para investimentos no mercado imobiliário e de construção civil. Há ótimas oportunidades com novos empreendimentos em construção, aumentando as chances de fechar um bom negócio e investimento de alta liquidez.

Pode ser uma ótima opção comprar imóvel na planta, principalmente para quem precisa de planejamento financeiro. Os benefícios são vários e chamativos, como a mudança programada e personalização sem reforma. Além disso, o retorno sobre o investimento é garantido pela alta liquidez, baixo investimento inicial e instalações modernas.

Aproveite para curtir a página da Bossa Nova Sotheby’s International Realty no Facebook e continuar acompanhando mais conteúdo de qualidade sobre arquitetura, decoração e mercado imobiliário!