LifestyleViagem

As 5 cidades de Portugal com melhor qualidade de vida

Viver em Portugal é uma excelente opção para quem está pensando em ampliar seu repertório cultural morando fora do Brasil. Além de falar o mesmo idioma que o nosso, o país europeu oferece uma série de outras vantagens, como praias belíssimas, cidades pitorescas, serras, montanhas e uma ótima qualidade de vida.

No entanto, quando se considera em viver em Portugal ou em qualquer outro país, é necessário analisar alguns fatores cruciais para a adaptação à nova realidade. Entre os fatores que você precisa levar em conta estão a cultura do país, suas condições de moradia, acesso às atividades comerciais e equipamentos urbanos, custo de vida, mercado de trabalho e educação.

Por isso, pensando em ajudar nessa avaliação tão importante, preparamos este post onde você saberá um pouco mais sobre as principais cidades para se viver em Portugal. Assim, você poderá dar o primeiro passo para o início de uma nova jornada em um país repleto de encanto e magia. Tenha uma ótima leitura!

1. Lisboa

Apartamento no centro histórico de Lisboa | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A capital portuguesa é o berço das maiores universidades do país, como a Universidade de Lisboa, e das melhores oportunidades de trabalho para quem pretende construir uma carreira profissional por lá.

Além disso, o acervo cultural da cidade é imenso, misturando o antigo e o novo de forma harmônica e equilibrada. Tem uma vida noturna fervilhante, com gastronomia farta e sendo palco de grandes shows e festivais como o Rock in Rio.

A saúde, a educação e a cultura são alguns pontos fortes de Lisboa, além das áreas verdes e das novas construções. Porém, seus preços são os mais elevados, o que acaba causando uma seleção natural entre seus moradores que possuem um poder aquisitivo superior.

A região apresenta clima ameno durante quase todo o ano e paisagens urbanas lindíssimas.

2. Cascais

Casa com vista para o mar em Estoril | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Cascais é uma vila localizada ao lado de Lisboa que promete muita tranquilidade e qualidade de vida elevada. Mesmo ao lado da capital portuguesa, Cascais se distancia dos problemas e da agitação das grandes metrópoles, porém, mantendo a comodidade de estar perto do aeroporto e zona comercial.

É a cidade queridinha dos aposentados e estrangeiros que decidem viver em Portugal, já que tem muitos espaços ao ar livre, locais para caminhadas e prática de esportes, um clima com temperaturas agradáveis e sem chuva durante todo o ano, tornando-se ideal para a qualidade de vida dos idosos.

O valor dos imóveis em Cascais varia de acordo com a localização, se é ou não próximo as lindas praias da região, e ainda, das condições do imóvel, se é novo ou restaurado. Apesar disso, o custo de vida na cidade costuma ser bem inferior ao da vizinha grande.

Por estar a apenas 34 km de Lisboa, ou 48 minutos de trem, é comum encontrar quem tenha decidido morar em Cascais e trabalhar na capital, garantindo melhor qualidade de vida sem abrir mão de uma boa colocação profissional.

3. Faro

A cidade de Faro é a capital de Algarve, uma região que fica no extremo sul de Portugal. É um dos destinos preferidos dos turistas que visitam o país por causa de suas praias e paisagens lindíssimas. Algarve é composta por 15 cidades e Faro é a que tem a maior população. A principal atividade econômica da região é o turismo, por isso seu custo de vida é flutuante de acordo com a temporada.

Os alugueis residenciais podem chegar até a 50% mais baratos do que em Lisboa em algumas épocas do ano. Isso se torna um convite para viver em um local onde se pode usufruir como se estivesse de férias, longe da agitação da capital do país, porém, com possibilidades de desenvolvimento de uma atividade lucrativa mirando os turistas que visitam a cidade.

Faro abriga um dos campi da Universidade de Algarve que, com mais de 10 mil alunos, acaba contribuindo para o progresso econômico da região. O clima quente nos longos verões e invernos curtos com temperaturas amenas, as belíssimas praias e paisagens e o custo de vida acessível são um convite para os aposentados que desejam viver em Portugal aproveitando as suas belezas.

4. Porto

Conjunto residencial na zona histórica do Porto | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A segunda maior população de Portugal fica na cidade do Porto. A vida noturna do local é uma das mais badaladas do país. A cidade é ideal para quem gosta de curtição, gastronomia requintada e bons vinhos.

É considerada uma das cidades mais bonitas de Portugal e já foi eleita três vezes como o melhor destino europeu para se viver pela sua grande diversidade de lazer e cultura. Além disso, as melhores oportunidades de trabalho do país estão na cidade do Porto.

O custo de vida pode ser um pouco mais elevado, já que a oferta de imóveis é menor e com valores mais altos. A cidade apresenta horário de pico de trânsito como em qualquer cidade mais populosa e agitada.

Nas épocas de temporada, Porto costuma se encher de turistas que geram oportunidades de negócios e mais badalação.

5. Coimbra

A Universidade de Coimbra fez com que a cidade se tornasse uma referência importante no país, conhecida como a cidade dos estudantes. Ela é uma das universidades mais antigas em funcionamento no mundo e atrai alunos do mundo todo por sua qualidade de ensino. Os estudantes brasileiros estão incluídos nisso.

Por ser uma cidade-universitária, seu custo de vida é bem mais baixo. A oferta de imóveis já mobiliados é bem grande. Apesar de ter uma boa infraestrutura de transporte público, é possível fazer quase tudo a pé em Coimbra.

É uma cidade linda, considerada histórica e muito importante para o desenvolvimento do país.

Como você pode ver, existem opções maravilhosas para se viver em Portugal, aproveitando o melhor da rica cultura desse país encantador. Sem contar que em qualquer cidade portuguesa encontra-se uma gastronomia diferenciada, além dos melhores vinhos.

É claro que depois de saber um pouco mais sobre suas principais cidades, a possibilidade de viver tem Portugal torna-se tentadora. Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e quem sabe, encontre companhia para essa sua nova trajetória.

A Bossa Nova Sotheby’s International Realty pode te ajudar a encontrar o endereço perfeito em Portugal, clique aqui e confira.

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais