morar na Vila Madalena
Lifestyle

6 motivos para você morar na Vila Madalena e se encantar com o bairro

São Paulo não apenas é uma das maiores cidades do planeta, como também é um município repleto de alternativas para quem está em busca de uma rotina dinâmica, mas sem deixar de lado a qualidade de vida. Pensando nisso, fizemos este conteúdo com seis motivos para você morar na Vila Madalena e se encantar com o bairro.

Essa região é uma das favoritas de cidadãos locais e muitos visitantes, uma vez que consegue reunir uma localização estratégica com a capacidade reunir um público de perfil variado, com opções de diversão, gastronomia, design e muito mais. Confira o artigo a seguir e descubra um pouco mais sobre esse charmoso lugar!

1. É um bairro que respira cultura

Não dá para falar dos motivos para você morar na Vila Madalena e se encantar com o bairro sem falar de cultura. Esse é um dos pontos altos do lugar, que é reconhecido em toda a cidade pela sua agenda pujante de eventos e também por ser o ponto de encontro de gente descolada, que está em busca de aprendizado e desenvolvimento.

Em um passado não muito distante, mais especificamente nos liberais anos 70, a maioria absoluta dos moradores dessa área era formada por estudantes, professores e demais funcionários universitários, que foram viver por ali por conta da proximidade com a renomada Universidade de São Paulo (USP). Obviamente, isso deixou marcas.

Para que esses habitantes não acabassem entediados nos fins de semana, muitos estabelecimentos surgiram para suprir essa demanda, em sintonia com os gostos e preferências de um público tão seleto. Assim, surgiram pequenos bares, restaurantes, lanchonetes e outros locais desse gênero.

Como nem só de comida se alimenta o homem, além desses lugares, apareceram galerias, ateliês e muitos eventos organizados para promover e divulgar a arte. Até os dias de hoje, quem mora por ali experimenta o tremendo privilégio de ter acesso a grandes artistas e suas obras mesmo a poucas quadras de suas casas.

Entre as galerias mais renomadas, podemos citar a Galeria Millan, que exibe o trabalho de grandes talentos nacionais, assim como a Galeria Raquel Arnaud, que expôs nomes como o britânico Simon Evans. Vale mencionar também a Feira de Artes da Vila Madalena, evento anual que já tem mais de quarenta edições realizadas.

2. Tem diversas opções de comércio

Casa | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Mesmo sendo um bairro boêmio, a Vila Madalena atende muito bem aos públicos mais exigentes e dinâmicos, que precisam de uma rede eficiente de serviços e comércios. Por lá você encontrará, sem grandes dificuldades, estabelecimentos como mercados, agências bancárias, farmácias, padarias, livrarias e assim por diante.

Com um IDH muito elevado, você poderá usufruir de todos os benefícios de um bairro com muita qualidade de vida, sem necessidade de se locomover para outros locais para que as suas necessidades e demandas sejam atendidas. No entanto, se isso for preciso, a região conta com diversos terminais de ônibus e estação de metrô.

Para quem gosta de exclusividade, outro ponto alto são as lojas artesanais, muitas das quais só existem por lá. Uma das principais atrações é a Flávia Aranha, com seu comércio focado na venda de roupas pintadas a partir de tingimentos naturais, além da Laiá, que confecciona lindíssimos calçados de couro manualmente.

3. Várias construções charmosas e únicas

As construções do bairro de Vila Madalena também merecem destaque e parecem se encaixar muito bem em meio à pujante natureza, com imóveis de muitos padrões. As ruas tranquilas e arborizadas parecem perfeitas para muitos perfis, como famílias, jovens casais em ascensão profissional e solteiros que buscam uma vida mais “cool”.

Por ali, é possível encontrar diversos empreendimentos, como pequenos e dinâmicos studios com menos de trinta metros quadrados de tamanho, passando por casas tradicionais e chegando a apartamentos modernos de alto padrão. É possível atender aos públicos mais exigentes, com faixas de preço bastante variáveis.

4. Boas opções de lazer para todos os perfis

Cobertura | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Um dos principais motivos para você morar na Vila Madalena e se encantar com o bairro são as muitas opções de lazer, que vão além da parte cultural. Por ser uma área boêmia, é bastante comum que muitas festas e produções da capital paulista sejam feitas por lá, o que garante uma agenda cheia para qualquer pessoa.

A gastronomia marca presença com estabelecimentos de todos os tipos, com uma grande qualidade na cozinha brasileira e internacional. Os bares são de alto padrão e os restaurantes incluem as culinárias mais famosas do planeta, como japonesa, italiana, mexicana e muito mais. Também há opções veganas e confeitarias renomadas.

5. Alto potencial de valorização imobiliária

Apartamento | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

A Vila Madalena é uma das áreas com mais alto potencial de valorização imobiliária da cidade de São Paulo e existem muitos motivos para isso. Certamente, um dos fatores que influencia nessa percepção é a alta qualidade de vida do local, que mantém bons níveis de segurança e um ar bucólico, que são desejos de consumo no mercado de hoje.

Além disso, muitos imóveis novos estão chamando a atenção de compradores e locadores em potencial, como empreendimentos residenciais modernos, que mudam o cenário da região. Entre eles, podemos destacar apartamentos sofisticados, com decoração luxuosa e pronta para atender a um público mais exigente.

6. Grande segurança e qualidade de vida

Cobertura | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Por fim, a última característica que vamos destacar nessa lista é que a Vila Madalena oferece grande segurança para os moradores e uma excelente qualidade de vida para quem vive por lá. Mesmo nos dias de hoje, é perfeitamente possível passear por suas ruas arborizadas sem medo, aproveitando a vista panorâmica e o ar puro.

Ainda que a área tenha crescido muito nos últimos anos, há uma conservação quase intacta das características de uma pequena vila. Construções charmosas e coloridas, um povo educado e simpático, estabelecimentos aconchegantes são apenas um dos muitos pretextos de quem não moraria em outro lugar por nada.

Depois de conhecer esses motivos para você morar na Vila Madalena e se encantar com o bairro, você certamente deve estar querendo viver por lá. Por isso, se você quiser descobrir as melhores opções de novos ou usados, conte com a ajuda de profissionais que realmente entendem do mercado.

Gostou de conhecer esses seis motivos para você morar na Vila Madalena? Quer achar os melhores imóveis da região? Então não perca mais tempo e entre logo em contato conosco!

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais