O sonho de ter o imóvel próprio é sempre uma oportunidade muito desejada pelos brasileiros. Esse processo envolve planejamento do orçamento, economias, além de exigir uma pesquisa mais detalhada sobre as particularidades e características da propriedade.

Diante desse cenário, quem está buscando um imóvel para chamar de seu pode optar por comprar propriedades prontas para morar. Trata-se de um negócio que pode ser bastante promissor e muito mais vantajoso do que alugar uma residência, por exemplo.

Contudo, antes de fechar o contrato, é importante analisar cada aspecto do ambiente para ter a certeza de estar fazendo uma boa negociação. Dessa forma, você evita futuros prejuízos que podem até mesmo ensejar a rescisão do contrato.

Está querendo adquirir uma residência? Para deixá-lo mais confiante e ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada, vamos apresentar as principais vantagens de investir em imóveis prontos para morar. Acompanhe a leitura!

Possibilidade de avaliar a estrutura do imóvel

A maioria dos imóveis prontos para morar oferece visitas guiadas pelo corretor. Nesse sentido, é possível conhecer o ambiente antes com cuidado e observando todos os detalhes.

Portanto, visite a propriedade e analise de modo minucioso todas as características, tanto o ambiente interno quanto o externo. Só assim será possível verificar, de fato, a situação das estruturas que compõem todo o imóvel com riqueza de detalhes — situação da fachada, acabamento, acessibilidade, sistema hidráulico, fiação elétrica, existência de uma boa iluminação natural, ventilação adequada, pintura, rebocos, revestimento, pisos e azulejos, qualidade das portas e janelas etc.

Assim, ao observar todos esses elementos durante a visita, você terá mais confiança na negociação e a certeza de estar realizando uma compra segura e transparente, sem maiores riscos.

Desse modo, o futuro morador tem a chance de conhecer de perto toda a estrutura do imóvel. Inclusive, trata-se de um cuidado muito importante que deve ser observado sempre antes de proceder a qualquer tipo de fechamento do contrato.

Essa precaução garante que o futuro comprador identifique diversas falhas na estrutura do imóvel e do ambiente — manchas nas paredes, sujeiras que podem ser um sinal de infiltração, cômodos pequenos e com pouca ventilação, iluminação insuficiente, barulho excessivo, sistema hidráulico ineficiente, insegurança no bairro, entre outros aspectos negativos.

Mudança imediata para o local

Infelizmente, grande parte dos negócios referentes à compra e venda de imóveis envolve questões burocráticas e demoradas. Esse fato acaba atrasando a entrega das chaves e gerando ansiedade no comprador, tornando a situação desgastante.

Isso sem falar nos casos em que é necessária a reforma no imóvel, o que causa ainda mais demora e pode gerar atrasos. Diante desse fato, a mudança do proprietário pode levar meses até ser concluída de fato.

Por sua vez, os imóveis prontos para morar oferecem a vantagem de estarem disponíveis para a mudança imediata sem a necessidade de aguardar a reforma ou a entrega das chaves pela construtora ou imobiliária — caso da compra de propriedades na planta.

Economia

A compra de imóveis prontos para morar garante uma maior previsibilidade no orçamento financeiro do comprador. Isso porque, no momento de aquisição do imóvel, ele tem uma noção clara de futuros gastos que deverá desembolsar para custear a residência dali para a frente — na verdade, como o ambiente está pronto para moradia de forma instantânea, as chances de reformas, a curto prazo, são raras.

Esse conhecimento prévio ajuda a ter uma maior previsão nos gastos. Até porque o futuro proprietário já fez visitas no imóvel e identificou eventuais necessidades de reformas iminentes. Com isso, os riscos de ter que enfrentar surpresas negativas são pequenos — pintura, manutenção do sistema elétrico e hidráulico etc.

Ausência do risco de atraso na entrega da obra

A opção de adquirir uma propriedade pronta consiste em um investimento que apresenta um risco muito baixo. Isso porque as chances de a entrega da obra atrasar são inexistentes — probabilidade que pode ocorrer no caso de compra de imóvel na planta.

Além disso, a construção de um imóvel que é adquirida na planta está sujeita ao cumprimento das condições impostas pela imobiliária e/ou construtora. Esse fato pode, inclusive, dar azo à rescisão contratual, gerando dor de cabeça e frustrações.

Por outro lado, uma propriedade pronta oferece uma noção concreta e realista do tamanho dos cômodos e a dimensão dos ambientes. Isso nem sempre acontece com uma propriedade adquirida na planta, uma vez que nem sempre o imóvel apresenta a medida que está prevista na planta. Pode ser que se trate de uma área aproximada.

Possibilidade de conhecer melhor a vizinhança

O momento de visitar a residência também é uma oportunidade essencial para conhecer melhor a vizinhança. Trata-se de um cuidado imprescindível a ser verificado antes da mudança efetiva para o novo lar.

A inobservância desse fato pode gerar dores de cabeça e arrependimentos no futuro, além de impactar diretamente a comodidade e qualidade de vida do futuro proprietário e de toda a sua família.

Isso porque os vizinhos podem ser barulhentos e pouco amistosos. Além disso, eles podem ter hábitos estranhos e até mesmo não condizentes com o seu estilo de vida — fazer festas todo final de semana, ligar o som alto, ter bebês que choram muito, crianças hiperativas e bagunceiras, cachorros que latem o dia todo etc. Tudo isso pode gerar descontentamento e irritação.

Nesse sentido, conhecer melhor os moradores ao lado costuma evitar esse tipo de situação desgastante. Da mesma maneira, é essencial fazer amizade com os vizinhos e manter uma relação harmoniosa com todos. Essas pessoas podem ajudá-lo em vários momentos.

Além disso, você pode pedir recomendações e tirar dúvidas sobre a dinâmica do condomínio e até mesmo se informar sobre o entorno do bairro — localização do imóvel, segurança da região, opções de comércio e lazer, serviços de transporte público, existência de parques, restaurantes etc.

Escolher imóveis prontos para morar pode ser a melhor alternativa por quem deseja facilidade e agilidade no momento da compra, sem ter que se preocupar com reformas. Nesse sentido, pode ser interessante contar com o auxílio de uma imobiliária. Esses profissionais podem indicar as opções disponíveis no mercado e ajudam no processo de averiguação de todo o imóvel com o intuito de assegurar uma negociação segura e eficiente.

Quer saber as opções existentes de imóveis prontos para morar? Entre em contato conosco! Nós vamos ajudá-lo nessa tarefa!