mercado imobiliário em SP
Economia e mercadoMercado

Quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em SP?

Não é novidade para ninguém que a economia brasileira vem apresentando sólidos sinais de recuperação nos últimos anos, o que vem atraindo a atenção de investidores internacionais e animando quem deseja comprar qualquer coisa por aqui. Por isso, saber quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em SP pode ser muito interessante.

A maior cidade do país, que também é nosso maior polo econômico, usualmente reflete a conjuntura nacional, o que tende a ser bastante interessante quando o cenário começa a se mostrar mais positivo, como o que está surgindo agora. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre esse tema!

Quais são os bairros mais valorizados pelo mercado imobiliário em São Paulo?

Jardins

A região dos Jardins é, definitivamente, uma das áreas mais valorizadas do mercado imobiliário de São Paulo. Motivos para isso não faltam, visto que esses bairros conseguem unir todos os benefícios de um grande centro urbano, mas nem por isso acabam perdendo aquele charme e a tranquilidade que lembram pequeno município do interior.

A qualidade de vida de quem vive por lá é diferente, com um baixo número de ocorrências, especialmente quando pensamos em crimes de maior potencial ofensivo, como roubos e sequestros. As ruas charmosas e muito bem arborizadas são extremamente pacatas, com calçadas amplas e bem-feitas, perfeitas para um belo passeio a pé. 

Como a cidade é cosmopolita, não dá para deixar de citar a Rua Oscar Freire, que fica por lá e reúne diversas das principais lojas de alto padrão do planeta. Vivendo por ali, você pode fazer compras de luxo, ao mesmo tempo em que estará em uma localização estratégica, podendo chegar à Avenida Paulista e à Avenida Brigadeiro Faria Lima em questão de minutos.

Alphaville

Você já deve ter ouvido falar de Alphaville, visto que esse bairro é referência em São Paulo quando falamos em qualidade de vida e em imóveis de alto padrão. Além do excelente policiamento da área, os condomínios contam com o que há de mais moderno em monitoramento, com vigilantes 24 horas, câmeras e portarias virtuais.

A maioria das propriedades é extasiante do ponto de vista da arquitetura, mas a proximidade com a natureza continua se fazendo presente, com ruas arborizadas, praças e parquinhos nos quais as crianças podem brincar livremente e até fazer um delicioso piquenique. O IDH de lá pode ser, facilmente, comparado com países de primeiro mundo.

Aclimação

Amplamente arborizada e com uma infraestrutura completa, a região da Aclimação vem chamando a atenção do mercado imobiliário da cidade de São Paulo. Entre outras características interessantes, esse bairro é conhecido por ser morada da comunidade sul-coreana, com reflexos dessa cultura em lojas, supermercados e restaurantes.

Também não dá para deixar de falar do Parque da Aclimação, que é um dos mais frequentados e queridos de toda a capital. A área verde é imensa e bastante tranquila, sendo uma alternativa muito interessante para quem deseja fazer atividades ao ar livre ou quer levar seus animais de estimação para um passeio.

Que regiões apresentam maiores chances de crescimento?

Com a nova conjuntura econômica e todo o potencial que São Paulo apresenta, não é difícil perceber que, em linhas gerais, todos os bairros apresentam boas perspectivas de melhora nos próximos meses. No entanto, parece bastante lógico que alguns locais ganhem ainda mais destaque, por conta dos benefícios que podem oferecer.

Localidades próximas ao Centro, por exemplo, têm alta demanda por conta da proximidade de estabelecimentos comerciais e empresariais. Se a sua meta é estar perto de oportunidades de trabalho, essa deve ser a sua escolha. Para famílias e casais em busca de calma, espaços nobres, como Alphaville e Jardins, continuam sendo a grande pedida.

O que é possível esperar em relação ao valor dos imóveis?

Com a mudança de governo no Brasil, a tendência de baixa do dólar e bolsa em alta, estamos vivendo um novo cenário. A conjuntura, marcada pelas reformas, como a da previdência e a tributária, está trazendo um novo ânimo e um maior gás para os investidores, assim como as pessoas comuns, que estão voltando a confiar na economia.

Com isso, a grande maioria das empresas, principalmente as incorporadoras, devem retomar o lançamento de produtos, como a construção e o lançamento de empreendimentos residenciais e comerciais. Para o público de alto padrão, esse panorama, junto à sinalização de baixa da Selic, não torna interessante deixar o dinheiro parado no banco.

Novo ou usado: qual tipo de imóvel aquecerá o setor?

Imóveis novos

Como dissemos, toda essa conjuntura tende a animar as incorporadoras, que devem reaver seus recursos e ter maiores níveis de segurança para alocar suas reservas em novos empreendimentos, como os condomínios residenciais de alto padrão. Se em 2018 houve um receio nesse tipo de aquisição, o futuro próximo promete ser muito melhor.

Houve um grande número de unidades remanescentes, especialmente por conta da crise financeira, que atinge as classes sociais de maneiras diferentes, mas, invariavelmente, freia o ímpeto de quem quer consumir, principalmente em produtos de valor elevado, como é o caso de propriedades como casas e apartamentos.

Imóveis usados

Por um lado, o número de novos empreendimentos residenciais deve aumentar progressivamente nos próximos meses. No entanto, isso não quer dizer que as unidades antigas não ofereçam boas perspectivas nessa conjuntura, até mesmo em função da crise financeira que o Brasil acabou de experimentar.

Muitos proprietários devem aproveitar o cenário positivo para se livrar de dívidas adquiridas, por meio da venda de seus imóveis. Esse panorama permite uma maior liquidez, porque as pessoas voltaram a ter confiança para investimentos maiores. Com olhos atentos e muita pesquisa, é possível achar boas oportunidades. 

Como você pôde ver, as perspectivas para o mercado imobiliário em SP no ano de 2019 são muito mais positivas do que nos últimos meses e esse segmento, assim como todos os outros, promete estar aquecido e pronto para oferecer grandes alternativas para quem estiver disposto a investir o seu dinheiro!

Gostou de saber quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em SP? Gostou de conferir esse conteúdo e ficou interessado em fazer um investimento em um imóvel de excelente padrão? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça as nossas opções!

Posts relacionados
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais
Mercado

Moema se destaca em ascensão imobiliária

Novos prédios impulsionam valorização do metro quadrado, atraindo moradores em busca de qualidade…
Ler mais
Mercado

Snapshots: O cenário dos bairros paulistanos no último trimestre

O mercado imobiliário de alto padrão dentro dos principais bairros da capital paulista No…
Ler mais