Internacional

Saiba quais são os 8 hotspots no interior de Portugal

Para quem mora em Lisboa e Porto, grandes centros de Portugal, o Blog da Bossa Nova selecionou algumas regiões que entregam história, originalidade e turismo dentro de um dos principais países da Europa

O interior de Portugal, na maioria das vezes esquecido pelos turistas e moradores das grandes cidades, possui diversos locais autênticos e valiosos para visitar. Entre essas regiões, é possível encontrar pequenas aldeias, vilas e cidades preenchidas por atrativos, além de muita história para honrar e desvendar.

E é aqui, no Portugal muitas vezes ignorado, que é possível conhecer e experienciar os pedaços mais espontâneos e legítimos de um país e das tradições de seu povo. Uma visita ao interior de Portugal é como imergir no lado mais original de sua cultura. Quem visita essas regiões ajudam a manter vivas as memórias e as tradições. 

Confira abaixo 8 dos melhores locais para visitar no interior de Portugal.

8. Pitões das Júnias (5h de Lisboa; 2h de Porto)

Pitões das Júnias | Créditos: Shutterstock

A aldeia transmontana cultiva misticismo e antigas tradições. Localizada no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a região é uma das principais quando o assunto é altitude.

Sua localização rendeu um certo isolamento em relação a vivência urbana, o que custou a perda gradual de população, mas que, ainda assim, fortaleceu as tradições que não são encontradas em outras regiões do país. O que isso significa? Basicamente, aqui é o lugar onde o pão, o rebanho e as decisões são compartilhadas pelos moradores.

Quem pensa em conhecer a aldeia, vale montar um roteiro livre entre os restaurantes disponíveis e, depois do almoço, uma caminhada pelas ruas da aldeia cai muito bem.

7. Chaves (4h de Lisboa; 1h40 de Porto)

Chaves | Créditos: Shutterstock

Localizada no distrito de Vila Real, na encantadora Trás-os-Montes, visitar a cidade de Chaves significa fazer parte da memória local ao pisar em lugares onde grandes civilizações fizeram parte. 

Para quem procura pela experiência, a cidade oferece uma imersão na história e na cultura do povo português com todas as estações arqueológicas presentes entre as paisagens urbanas.

E por falar em paisagem, a beleza natural de Chaves deixa os pontos turísticos em evidência. Como a cidade é conhecida também pelas suas termas, a principal sugestão é fazer uma visita aos lugares que servem as águas de aroma e sabor únicos.

6. Almeida (3h40 de Lisboa; 2h30 de Porto)

Almeida | Créditos: Shutterstock

Entre todo o território português, uma coisa é certeza: não existe nenhuma outra povoação como a de Almeida no país. 

A vila está localizada próxima da fronteira com a Espanha e pode ser encontrada na lista de Aldeias Históricas de Portugal. As muralhas em formato de estrela confirmam o motivo pelo qual Almeida compõe essa lista, já que essas estruturas foram construídas no século XVII como um forte defensivo contra guerras. 

Ainda que sejam a principal atração, Almeida vai além das muralhas. Uma das melhores formas de conhecer a região é caminhar pelas ruas, explorar cada canto e se deixar deslumbrar pela arquitetura, decoração e cultura do local.

5. Moura (2h30 de Lisboa; 4h40 de Porto)

Moura | Créditos: Shutterstock

Além dos castelos e igrejas, o centro histórico de Moura apresenta um belo conjunto arquitetônico em geral. Suas ruas estreitas e irregulares formam um labirinto de casas enfeitadas com vasos de flores. Algumas delas foram destinadas somente a pedestres, que funcionam como um calçadão. Por ali, é possível encontrar lojinhas e restaurantes. 

Para quem busca um roteiro mais histórico, o Museu Municipal de Moura preserva artefatos arqueológicos, coletados no Castelo de Moura, assim como objetos encontrados na região. Os destaques vêm da Idade do Ferro, com uma coleção de peças romanas, lápides islâmicas e objetos dos séculos XVI e XVII.

4. Castelo de Vide (2h30 de Lisboa; 5h20 de Porto)

Castelo de Vide | Créditos: Shutterstock

A pequena vila de Castelo de Vide é uma das pérolas do Alto Alentejo, província histórica de Portugal. 

A região foi eleita como uma das cidades medievais mais bem conservadas do país, o que faz parecer com que a vida ali esteja parada no tempo. Mas acredite: não está. A falta de monumentos históricos é recompensada no charme presente nas ruas feitas de paralelepípedos, rodeadas de flores e que traçam o caminho até o castelo.

3. Bragança (4h50 de Lisboa; 2h15 de Porto)

Bragança | Créditos: Shutterstock

O centro histórico de Bragança é um local que pode ser percorrido a pé. As pedras gastas são testemunhas do papel histórico de um local que remonta a Idade do Bronze e uma povoação que passou pelas mãos de combates que ajudaram a estabelecer as linhas de fronteira e a importância estratégica da região.

A Torre de Menagem é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e bem preservados castelos de Trás-os-Montes, num conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade. Entre os principais pontos turísticos estão a gastronomia, a arquitetura e as casas de artesãos.

2. Montesinho (5h25 de Lisboa; 3h30 de Porto)

Montesinho | Créditos: Shutterstock

A pequena aldeia de Montesinho está localizada no parque natural que leva o mesmo nome. Também se configura como uma das aldeias transmontanas mais bonitas da região norte de Portugal. As casas originais foram recuperadas como fonte de turismo e atualmente é possível transformar essa aldeia como centro para conhecer o lugar.

1. Albufeira (2h30 de Lisboa; 4h45 de Porto)

Albufeira | Créditos: Shutterstock

A cidade de Albufeira, localizada no distrito de Faro, no extremo sul de Portugal, possui uma das áreas com as mais belas praias do continente europeu. Por isso, a região costuma receber mais visitas durante o verão. No entanto, a cidade possui um centro histórico e outras atrações que a compõem.

Além de uma agenda cultural ampla, Albufeira oferece todos os serviços necessários tanto para moradores quanto para turistas, como transporte, acessibilidade e economia estável. Por ser um dos últimos territórios anexados por Portugal, a herança árabe possui um grande destaque na arquitetura das casas presentes no centro histórico. 

A região oferece juventude e modernização, tendo como base as tradições presentes em cada pedaço, alcançando todos os gostos.

Quer saber mais sobre imóveis em Portugal e no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com nossos consultores.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais