Internacional

10 cidades ao redor do mundo onde o Natal é mais encantador

Destinos para aproveitar em família que carregam o melhor conjunto de arquitetura, tradições, gastronomia, natureza e até mesmo lendas que tornam o Natal a época mais cativante do ano e encantam os corações e os sentidos.

Cada família tem suas próprias tradições natalinas especiais que realizam ano após ano. O preparo da ceia na casa da avó, ou o drink especial que a família realiza todo dia 25 são exemplos disso. Há também aquelas tradições culturais maiores que cada país também celebra. Para alguns, pode ser ir à missa de Natal, cantar canções de Natal, ou apenas pendurar luzes cintilantes em sua casa.

E enquanto certos aspectos do Natal tendem a ser muito parecidos no mundo inteiro, alguns países têm suas próprias maneiras únicas de celebrar que talvez você não esteja familiarizado. Desde alimentos que são proibidos de associar com a data (como rabanetes ou frango frito) até atividades ensolaradas e sem neve (como o surfe), cada um tem sua própria visão sobre o Natal. À medida que estas tradições são aprendidas, é mais fácil de compreender que não importa como se celebra, há uma coisa que todos nós temos em comum: o Natal é para ser desfrutado com aqueles que amamos.

Pensando nisso, o Blog da Bossa Nova selecionou 10 destinos onde o Natal é mágico e cativante para conhecer sozinho ou com a família.

1- Praga, República Tcheca

Natal em Praga, República Tcheca

O Natal em Praga é uma época do ano perfeita para os turistas. A cidade produz a imagem perfeita quando a primeira queda de neve atinge o solo e as dezenas de torres monumentais erguem-se do manto branco. As ruas de paralelepípedos são cobertas e as lanternas iluminam os becos e ruas. Nos mercados de Natal, o cheiro adocicado do mel quente e dos vinhos enchem o ar de quem passeia pelas ruas.

Praga oferece entretenimento para a estadia em família com duas grandes ofertas. Entre eles estão o Especial de Natal da Taverna Medieval de Praga, que presenteia uma noite de boa comida tcheca, bebidas e shows no centro da cidade, e a tradicional oferta de Natal do folclore tcheco, perfeito para aprender as danças tradicionais tchecas além de desfrutar um jantar com comida e bebidas tradicionais tchecas.    

2- Rovaniemi, Finlândia

Natal em Rovaniemi, Finlândia

Diversos países brigam entre si para carregar a fama de ser o lugar de nascimento do Papai Noel. No entanto, a Finlândia se destacou nessa disputa e a maioria das pessoas acredita que o bom velhinho pode ser encontrado nas terras da Lapônia, região norte da Escandinávia.

Na década de 80, o governo finlandês investiu nesta lenda e criou a Vila do Papai Noel na cidade de Rovaniemi. As crianças podem ir até a agência de correio onde ele recebe cartinhas do mundo inteiro, participar de safáris fotográficos na neve e até mesmo aproveitar um passeio de trenó puxado por renas de verdade.

3- Copenhague, Dinamarca

Natal em Copenhague, Dinamarca

Castelos de conto de fadas polvilhados de neve, luzes de árvores cintilantes e o cheiro picante do vinho mulled dão as boas-vindas em Copenhague no Natal. Os dinamarqueses são tão fascinados com a data que durante o mês de julho, no verão, é realizado o Congresso Mundial de Papais Noéis. A festa é produzida pelo Bakken, parque de diversão mais antigo do mundo.

4- Salzburgo, Alemanha

Natal em Salzburgo, Áustria

Quando se fala em Natal na Áustria, as opiniões dividem-se entre Viena, e a pequena Salzburgo, na região oeste do país. Para quem aprecia uma boa música clássica, a segunda opção é a ideal, pois a cidade de origem de Mozart realiza o Festival do Advento, reunindo intérpretes, grupos vocais e corais de música sacra e folclórica.

O mercado natalino da cidade é também bastante concorrido, com grande demanda de decorações festivas e comidas tipicamente austríacas. Os famosos cookies de Natal preparados com esmero são uma das principais atrações turístico-gastronômica da região.

5- Nuremberg, Alemanha

Natal em Nuremberg, Alemanha

Provando que a cidade é mágica para quem ama as comemorações de final de ano, Nuremberg carrega o prêmio do mais antigo e um dos maiores mercados de Natal da Europa. Os turistas elogiam a atenção e os detalhes dos artesãos locais, além de recomendarem firmemente a experiência de provar os biscoitos de gengibre vendidos nas feiras e nas confeitarias.

6- Nova Iorque, Estados Unidos

Natal em Nova York, Estados Unidos

Esse é para quem é fã dos filmes de Natal. Durante esta época, a cidade mais famosa dos Estados Unidos fica lotada e, em alguns pontos, é quase impossível transitar nas calçadas durante o mês de dezembro.

No entanto, existem as opções de entretenimento bem conhecidas: andar de patins na pista de gelo do Rockefeller Center, apreciar as luzes dos edifícios e ruas, passear no Central Park coberto de neve e aproveitar o clima de cinema da cidade. Programas de passeio como estes inspiram e fazem as férias de final de ano valer a pena.

7- Dresden, Alemanha

Natal em Dresden, Alemanha

E por falar em luzes e magia, Dresden é outro destino que não pode faltar na lista. A cidade possui um mercado sazonal desde o século XV que atualmente se estende por vários pontos da cidade, protegendo a tradição. A arquitetura barroca pode ser considerada o carro chefe do clima e do cenário natalino. 

Uma das maiores festas que antecedem o Natal em Dresden é o Festival do Stollen, recheado de pão doce com frutas, nozes e especiarias. Os melhores padeiros da região comparecem para garantir a melhor experiência aos visitantes.

8- Tallinn, Estônia

Natal em Tallinn, Estônia

Sabe aquele começo de fábula: “Era uma vez, em um lugar muito distante…”? Pode ter certeza de que este lugar é Tallinn. A cidade é de longe a mais diferente deste roteiro e é muito bem preservada e protegida. Andar pelas ruas e observar a arquitetura medieval sob a neve apenas eleva a experiência de passar o Natal em um cenário dos sonhos.

9- Tóquio, Japão

Natal em Tóquio, Japão

Referência quando o assunto é tecnologia e bom gosto, os japoneses se destacam nas decorações de Natal. Em Tóquio, capital do país, cada distrito se empenha em criar o melhor enfeite sem poupar na iluminação. 

Até debaixo da água é possível encontrar atrações de Natal, como o show especial na estação no Sunshine Aquarium, bem conhecida na cidade.

10- Estrasburgo, França

Natal em Estrasburgo, França

E por fim, o destino Estraburgo é de fato o mais histórico. É uma cidade francesa, porém com arquitetura bastante germânica, devido a sua anexação ao Império Alemão na segunda metade do século XIX. O mercado de Natal da cidade carrega mais de 450 anos e estende-se por várias localidades. A região que atrai mais turistas é a praça em frente à Catedral de Estrasburgo, cuja torre tem 142 metros de altura. É a mais alta construção feita inteiramente na Idade Média.

Posts relacionados
Internacional

De Paris 1924 a 2024: A evolução do maior evento esportivo do mundo ao longo de um século

Conheça as transformações que marcaram a disputa global, desde a edição organizada por Pierre…
Ler mais
Internacional

Crescimento do mercado imobiliário de alto padrão em Portugal atrai investidores estrangeiros

O mercado imobiliário de luxo em Portugal tem se destacado pela qualidade de vida, segurança e…
Ler mais
Internacional

Os bairros mais procurados em Orlando por brasileiros

Consultora imobiliária, Carol Medeiros, revela as tendências no mercado de imóveis de…
Ler mais