LifestyleViagem

Humboldt Forum: o novo centro cultural de Berlim

Ambicioso projeto alemão, uma das mais aguardadas novidades culturais europeias, o complexo está em atividade

 

Desenvolvido ao longo da última década em um reduto histórico de Berlin, o Humboldt Forum ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados, reunindo artes e ciências de uma forma raramente vista antes.

Inspirado pelos irmãos Alexander e Wilhelm von Humboldt, grandes pensadores alemães com trabalhos em áreas como educação, cultura, ciência e natureza, o complexo abriga quatro instituições: o Museu Etnológico, o Museu de Arte Asiática, a Universidade Humboldt e o Stadtmuseum Berlin (o museu de história local). Cafés, lojas e restaurantes também fazem parte do empreendimento.

Grandioso e avaliado em US$ 700 milhões, o projeto de concepção do complexo expressou seus objetivos de ser um centro global para a cultura, sendo descrito como o equivalente alemão do Museu Britânico de Londres. Uma vez totalmente realizado, o Fórum hoje oferece uma programação de eventos repleta de música, teatro, dança, performance, literatura, cinema e mídia.

“O Fórum Humboldt representa uma oportunidade muito especial para cultura, arte, ciência e para melhorar nossa compreensão do mundo”, disse o diretor geral do Fórum, Hartmut Dorgerloh. O complexo fica no centro histórico de Berlim, em frente à amada Ilha dos Museus ao longo do Rio Spree.

Em 2002, o parlamento alemão aprovou a reconstrução parcial do Palácio de Berlim, que datava do século XV. Depois de sofrer danos significativos durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio, que foi usado pela primeira vez como fortaleza e castelo, foi demolido em 1950. Durante o início dos anos 1970, o governo da Alemanha Oriental construiu seu novo Palácio da República no local, que mais tarde foi esvaziado e dilapidado após a reunificação. No início deste século, o Bundestag alemão decidiu que um novo edifício deveria ser criado atrás da fachada restaurada do edifício barroco anterior e que seria a casa do novo Fórum de Humboldt.

 

O moderno e o clássico convivem lado a lado no Humboldt Forum



O ambicioso projeto é o resultado de uma parceria sem precedentes entre quatro instituições das áreas cultural e acadêmica – a Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia (responsável pelos Museus do Estado de Berlim); Projetos Culturais de Berlim (que atuou em conjunto com o Museu da Cidade de Berlim); Humboldt University; e a Fundação Fórum Humboldt

Seus museus e exposições estão sendo abertos em fases. Os museus de Arte Etnológica e Asiática foram inaugurados agora, em setembro de 2021 e a liderança do complexo espera que todos os componentes do Forum estejam totalmente abertos até o final de 2021. 

As primeiras exposições narram a história do Humboldt Forum, o site Berliner Schloss e a trajetória dos irmãos homônimos que inspiraram sua criação. 

O Humboldt Forum é o novo coração cultural de Berlim”, disse Burkhard Kieker, CEO da visitBerlin. “Um lugar para as artes e as ciências, para o intercâmbio, a diversidade e uma multiplicidade de vozes.”

Embora o exterior do edifício se assemelhe principalmente ao estilo barroco outrora preferido pela realeza alemã, o interior, projetado pelo arquiteto italiano Franco Stella, é totalmente moderno. 

O local, que data de meados do século 15, fica no coração da capital alemã, a poucos passos de locais importantes como o Portão de Brandenburgo, Alexanderplatz e Checkpoint Charlie. Três dos lados do edifício brilham em amarelo brilhante, enquanto a parte leste, nas margens do Rio Spree, apresenta uma fachada moderna e elegante com um grande terraço. A reconstrução das fachadas barrocas, que foi financiada inteiramente por meio de doações, alistou um pequeno exército de escultores, moldadores de gesso e artistas de estuque que criaram mais de 2.300 figuras e aproximadamente 23.000 elementos de arenito.


“A arquitetura se destaca pelo contraste entre o barroco e o contemporâneo”, diz Dorgerloh. “O edifício reflete não apenas as rupturas na história do local, mas também aponta para o tema das diferenças de conexão que será abordado constantemente na programação do Humboldt Forum.”

 

Nas margens do Rio Spree, Humboldt Forum apresenta uma fachada moderna e elegante com um grande terraço


Cerca de 20.000 objetos de arte das coleções mundialmente conhecidas do Museu Etnológico e Museu de Arte Asiática de Berlim já estão sendo apresentados no segundo e terceiro andares. Os visitantes podem examinar obras da África, América, Ásia e Oceania, abrangendo desde 5.000 a.C. até o presente, enquanto aprendem sobre as circunstâncias em que a arte foi obtida. 

O Forum prometeu explorar a difícil história do colonialismo e o papel que a Europa tem desempenhado ao longo da história até o presente. “Esperamos que seja um lugar único de investigação e encontros, para socialização e reflexão”, diz Dorgerloh. “Em última análise, esperamos que seja um lugar onde as diferenças se juntam.”


Quer saber mais sobre imóveis de alto padrão no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s.

 

Leia também
Hotspots de 2021 em St. Tropez
As ruas mais legais do Brasil e do mundo
Conheça o hotel de luxo de Pharrell Williams e David Grutman em Miami
Suíça reabre fronteiras para turistas vacinados. Braunwald, Ascona, Spiez, Delémont, Zurique, Genebra…

Posts relacionados
Lifestyle

Paris 2024: Descubra os encantos da cidade olímpica

De castelos históricos a estádios modernos, conheça todos os locais olímpicos As…
Ler mais
Lifestyle

9 restaurantes japoneses para conhecer em São Paulo

Descubra as melhores opções de restaurantes japoneses na capital paulista, com opções para todos…
Ler mais
Lifestyle

Descubra a ‘Dolce Vita’ a bordo do Orient Express

Trem que percorre a Itália de norte a sul embarca uma jornada única com o glamour do clássico…
Ler mais