LifestyleViagem

Humboldt Forum: o novo centro cultural de Berlim

Ambicioso projeto alemão, uma das mais aguardadas novidades culturais europeias, o complexo está em atividade

 

Desenvolvido ao longo da última década em um reduto histórico de Berlin, o Humboldt Forum ocupa uma área de mais de 30 mil metros quadrados, reunindo artes e ciências de uma forma raramente vista antes.

Inspirado pelos irmãos Alexander e Wilhelm von Humboldt, grandes pensadores alemães com trabalhos em áreas como educação, cultura, ciência e natureza, o complexo abriga quatro instituições: o Museu Etnológico, o Museu de Arte Asiática, a Universidade Humboldt e o Stadtmuseum Berlin (o museu de história local). Cafés, lojas e restaurantes também fazem parte do empreendimento.

Grandioso e avaliado em US$ 700 milhões, o projeto de concepção do complexo expressou seus objetivos de ser um centro global para a cultura, sendo descrito como o equivalente alemão do Museu Britânico de Londres. Uma vez totalmente realizado, o Fórum hoje oferece uma programação de eventos repleta de música, teatro, dança, performance, literatura, cinema e mídia.

“O Fórum Humboldt representa uma oportunidade muito especial para cultura, arte, ciência e para melhorar nossa compreensão do mundo”, disse o diretor geral do Fórum, Hartmut Dorgerloh. O complexo fica no centro histórico de Berlim, em frente à amada Ilha dos Museus ao longo do Rio Spree.

Em 2002, o parlamento alemão aprovou a reconstrução parcial do Palácio de Berlim, que datava do século XV. Depois de sofrer danos significativos durante a Segunda Guerra Mundial, o Palácio, que foi usado pela primeira vez como fortaleza e castelo, foi demolido em 1950. Durante o início dos anos 1970, o governo da Alemanha Oriental construiu seu novo Palácio da República no local, que mais tarde foi esvaziado e dilapidado após a reunificação. No início deste século, o Bundestag alemão decidiu que um novo edifício deveria ser criado atrás da fachada restaurada do edifício barroco anterior e que seria a casa do novo Fórum de Humboldt.

 

O moderno e o clássico convivem lado a lado no Humboldt Forum



O ambicioso projeto é o resultado de uma parceria sem precedentes entre quatro instituições das áreas cultural e acadêmica – a Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia (responsável pelos Museus do Estado de Berlim); Projetos Culturais de Berlim (que atuou em conjunto com o Museu da Cidade de Berlim); Humboldt University; e a Fundação Fórum Humboldt

Seus museus e exposições estão sendo abertos em fases. Os museus de Arte Etnológica e Asiática foram inaugurados agora, em setembro de 2021 e a liderança do complexo espera que todos os componentes do Forum estejam totalmente abertos até o final de 2021. 

As primeiras exposições narram a história do Humboldt Forum, o site Berliner Schloss e a trajetória dos irmãos homônimos que inspiraram sua criação. 

O Humboldt Forum é o novo coração cultural de Berlim”, disse Burkhard Kieker, CEO da visitBerlin. “Um lugar para as artes e as ciências, para o intercâmbio, a diversidade e uma multiplicidade de vozes.”

Embora o exterior do edifício se assemelhe principalmente ao estilo barroco outrora preferido pela realeza alemã, o interior, projetado pelo arquiteto italiano Franco Stella, é totalmente moderno. 

O local, que data de meados do século 15, fica no coração da capital alemã, a poucos passos de locais importantes como o Portão de Brandenburgo, Alexanderplatz e Checkpoint Charlie. Três dos lados do edifício brilham em amarelo brilhante, enquanto a parte leste, nas margens do Rio Spree, apresenta uma fachada moderna e elegante com um grande terraço. A reconstrução das fachadas barrocas, que foi financiada inteiramente por meio de doações, alistou um pequeno exército de escultores, moldadores de gesso e artistas de estuque que criaram mais de 2.300 figuras e aproximadamente 23.000 elementos de arenito.


“A arquitetura se destaca pelo contraste entre o barroco e o contemporâneo”, diz Dorgerloh. “O edifício reflete não apenas as rupturas na história do local, mas também aponta para o tema das diferenças de conexão que será abordado constantemente na programação do Humboldt Forum.”

 

Nas margens do Rio Spree, Humboldt Forum apresenta uma fachada moderna e elegante com um grande terraço


Cerca de 20.000 objetos de arte das coleções mundialmente conhecidas do Museu Etnológico e Museu de Arte Asiática de Berlim já estão sendo apresentados no segundo e terceiro andares. Os visitantes podem examinar obras da África, América, Ásia e Oceania, abrangendo desde 5.000 a.C. até o presente, enquanto aprendem sobre as circunstâncias em que a arte foi obtida. 

O Forum prometeu explorar a difícil história do colonialismo e o papel que a Europa tem desempenhado ao longo da história até o presente. “Esperamos que seja um lugar único de investigação e encontros, para socialização e reflexão”, diz Dorgerloh. “Em última análise, esperamos que seja um lugar onde as diferenças se juntam.”


Quer saber mais sobre imóveis de alto padrão no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s.

 

Leia também
Hotspots de 2021 em St. Tropez
As ruas mais legais do Brasil e do mundo
Conheça o hotel de luxo de Pharrell Williams e David Grutman em Miami
Suíça reabre fronteiras para turistas vacinados. Braunwald, Ascona, Spiez, Delémont, Zurique, Genebra…
Posts relacionados
Lifestyle

Indicações de livros com receitas, de Eric Ripert em comemoração ao Dia do Chef

Chef francês compartilha seus livros favoritos com receitas inspiradoras e ressalta a importância…
Ler mais
Lifestyle

Slow Travel: Refúgios de luxo para uma verdadeira imersão nas suas próximas férias

A tendência slow travel inspira viagens de férias para experiências inesquecíveis Imagine…
Ler mais
Lifestyle

Viagens glamourosas de trem

Trens elegantes transportam turistas de volta à “golden age” em viagens que valem tanto pelo…
Ler mais