Confira seis formas de transformar imóveis com o estilo que figura no topo da lista de tendências do ano
Procurando paz, harmonia e tranquilidade em casa? Talvez seja hora de abraçar o minimalismo, a habilidade artesanal e as características tradicionais que tornam o design japonês tão convidativo. Embora o estilo Japandi – uma combinação de estética clássica japonesa e escandinava simplificada – esteja no topo das listas de tendências este ano, os componentes fundamentais do design japonês são verdadeiramente atemporais.
Descubra seis maneiras de transformar uma casa sem esforço.
Wabi-Sabi
Um princípio que faz parte do design japonês, wabi-sabi é derivado dos ensinamentos do Zen Budismo: embora difícil de traduzir, ele geralmente celebra a beleza da imperfeição, valoriza o minimalismo em vez da desordem e incentiva o uso destacado de objetos com um passado ou história pessoal. Isso significa dar protagonismo em casa a móveis ou obras de arte que tenham valor sentimental, mesmo que sejam defeituosos.
Wabi-sabi também depende de uma conexão com a natureza e enfatiza o uso de materiais como madeira, bambu e pedra, bem como uma paleta de cores naturais – pense em marrons, cinzas e verdes – para criar um clima calmante.
Artesanato Fino
Não é nenhuma surpresa que o bom artesanato e a atenção aos detalhes sejam importantes na tradição wabi-sabi, já que os objetos são feitos para resistir ao teste do tempo.
Em uma casa de estilo japonês, os móveis são feitos de madeira de alta qualidade e outros materiais naturais para satisfazer a forma e a função. Mantendo uma estética minimalista, invista em peças bem trabalhadas, que são cuidadosamente projetadas para incluir soluções de armazenamento, sem que nenhum espaço seja desperdiçado e nenhuma desordem seja aparente.
Mobília Low-Profile
A mobília tem um perfil visivelmente mais baixo nas casas japonesas. As mesas são projetadas para acomodar os comensais sentados em almofadas ou tatame, enquanto os sofás, cadeiras e camas são mais baixos para criar a ilusão de mais espaço e oferecer pontos de vista exclusivos para o exterior.
No quarto, selecione uma cama ou plataforma curta e escolha roupa de cama em materiais naturais, como lençóis, para um ambiente tranquilo e elegante para dormir.
Espaço aberto
Além de móveis discretos, resista ao impulso de encher os cômodos com peças volumosas e bugigangas para criar um ambiente arejado em toda a casa. As casas japonesas geralmente consistem em plantas baixas abertas para fornecer ampla facilidade de movimento, além de permitir que a luz natural seja filtrada pelos cômodos com o mínimo de obstrução.
Uma banheira individual
Uma banheira de imersão individual, ou ofurô, é vital para uma casa de estilo japonês. Enraizada na tradição antiga, a cultura japonesa abraça o banho todas as noites por suas propriedades calmantes e curativas, que incluem aumentar a circulação e aliviar a dor, enquanto os sons calmantes da água em casa proporcionam um ambiente meditativo. Para seguir a prática japonesa de banho, o quarto também deve incluir um chuveiro para se limpar antes do ritual de imersão.
Painéis e Portas Deslizantes
Em vez de usar portas giratórias que ocupam espaço quando abertas, experimente portas deslizantes como divisórias em toda a casa, como uma homenagem ao design japonês. Na arquitetura japonesa, essas telas leves, chamadas shōji, deslizam facilmente ao longo dos trilhos montados na parede e consistem em uma moldura de madeira com papel washi translúcido, que permite que a luz natural suave se espalhe por toda a casa.
O design japonês tem muitas qualidades atraentes, tanto estéticas quanto holísticas. Em nossas vidas frequentemente agitadas, é um alívio retirar-se para um espaço tranquilo e desimpedido. Concentrando-se na simplicidade, combinando detalhes arquitetônicos tradicionais e seguindo o ethos wabi-sabi, é possível alcançar a elegância distinta do design de estilo japonês e desfrutar de uma vida elevada todos os dias.
Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão decorados ou imóveis no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.
Adaptação | Reside