curadoria de imóveis
Economia e mercadoMercado

O que é e quais as vantagens do serviço de curadoria de imóveis? 

Independentemente de seus objetivos — morar ou investir —, a curadoria de imóveis é extremamente bem-vinda, porque auxilia a tomar as decisões mais adequadas ao seu perfil. Afinal, a busca pelo imóvel ideal, principalmente no contexto do alto padrão, tende a ser desafiadora, concorda?

Neste artigo, mostraremos no que consiste e como funciona esse tipo de serviço. Comentaremos, também, quais vantagens ele proporciona em termos de know-how do mercado, consultoria especializada, apoio jurídico e assim por diante. Boa leitura!

O que é o serviço de curadoria de imóveis?

Esqueça o serviço comumente realizado pela maioria das imobiliárias brasileiras: a curadoria em nada se parece com o tradicional gesto de pendurar placas de “vende-se” ou “aluga-se” nas casas e prédios espalhados pela cidade.

Em suma, o trabalho começa com a criação de um marketplace elaborado de forma absolutamente estratégica, capaz de comportar uma série de produtos que correspondem a um mesmo perfil comprador. Dessa forma, se uma empresa se propõe a operar apenas com imóveis de alto padrão, ela terá como objetivo formar um portfólio variado de produtos pertencentes a esse patamar.

A partir disso, quem pretende comprar se identifica com a qualidade e a variedade em questão, dando início à jornada de compra. Em um primeiro momento, as escolhas não necessariamente refletem a decisão, mas auxiliam tanto os corretores quanto os compradores a se aproximarem do produto desejado.

Como ele funciona, na prática?

Em termos resumidos, a curadoria funciona como um filtro de qualidade dos produtos. Primeiramente, é realizado um trabalho complexo na etapa de captação dos imóveis para garantir justamente que eles se encaixam no perfil de comprador que se pretende atender. Além disso, boas curadorias usam fotos profissionais e elaboram os anúncios de maneira dedicada, para que a divulgação ocorra a um nível acima da média das imobiliárias comuns.

Muitas vezes, as pessoas estão procurando uma casa em um determinado bairro, mas com o suporte desse tipo de serviço, acabam optando pela aquisição de um apartamento situado em outra região. Esse exemplo demonstra o quão importante é trabalhar com o conceito da curva de valor, porque isso auxilia os clientes a listarem suas prioridades e avaliarem qual seria a opção mais ajustada ao objetivo atual.

Quais as vantagens de escolher esse serviço?

Se você quer investir em um ativo imobilizado, tenha em mente que a curadoria tende a encurtar seu processo de compra, facilitando a tarefa de fazer uma escolha devidamente acertada. Veja, a seguir, as principais vantagens que esse serviço proporciona.

Apoio especializado

Quando alguém entra em contato com uma curadoria, é esperado que corretores especialistas sejam colocados à disposição. Os diferenciais oferecidos por esses profissionais estão associados ao conhecimento técnico que eles têm a respeito das exigências e necessidades relacionadas a cada perfil.

Também é de grande relevância o fato de deterem noções sobre direito e mercado imobiliário, além de arquitetura e decoração, é claro. No contexto do alto padrão, esses fatores assumem importância ainda maior do que em outros cenários e os corretores atuam como verdadeiros conselheiros. Eles devem ser capazes de assessorar em relação ao que se fizer necessário durante o processo, seja para morar, seja para investir. Cabe a eles, portanto, selecionar as melhores opções, posicioná-las de maneira profissional e oferecê-las.

Decisões embasadas

Depois da captação e da busca de imóveis altamente criteriosa, a curadoria deve fazer uma seleção dos produtos que correspondem às demandas do perfil. É isso que diferencia, basicamente, um corretor especialista, que realmente entende o mercado, de um mero mostrador de opções, que não ajudará a escolher o melhor imóvel.

Imagine que você queira comprar uma segunda casa, de olho em uma futura revenda, ou investir em um imóvel no exterior. Nessas ocasiões, é imprescindível ter o máximo de embasamento possível a fim de não cometer equívocos e sofrer prejuízos no futuro.

No mercado tradicional, muitos profissionais coletam informações básicas sobre seus clientes e enviam uma lista com dezenas de alternativas, isto é, não há uma personalização do atendimento.

Mais do que conhecer o poder aquisitivo e algumas preferências, curadorias traçam um perfil do cliente e levantam diversos dados, como a quantidade de filhos, onde eles estudam, o que não pode faltar e outros aspectos que refinam ainda mais a procura.

Como escolher o serviço de curadoria de imóveis ideal?

Antes de tudo, procure saber mais a respeito da curadoria, seu tempo de atuação, seus serviços e o seu portfólio. Sendo assim, caso uma organização se denomine como uma empresa de alta padrão, por exemplo, é esperado que ela se comporte como tal e preze, de fato, pela seleção de seus produtos.

No mercado de padrão elevado, a Bossa Nova Sotheby’s International Realty (BNSIR) desponta como a melhor opção. Presente no Brasil desde 2015, como representante da renomada casa de leilões Sotheby’s, ela oferece serviços diferenciados para quem pretende vender, comprar ou alugar. O banco de dados da empresa foi concebido a partir do que há de melhor em termos de inteligência imobiliária, caracterizando-se pela agilidade e objetividade no atendimento.

Atualmente, a BNSIR tem áreas destinadas a lançamentos, produtos em construção e usados. Dessa forma, se você pensa em comprar um imóvel exclusivo em São Paulo ou Rio de Janeiro, cidade ou litoral, ela está pronta para entender suas necessidades.

A equipe de corretores da Bossa Nova Sotheby’s é composta por diferentes perfis. São profissionais com excelente formação — arquitetos, decoradores, advogados, engenheiros etc. A maioria deles fala línguas estrangeiras, como inglês, francês, espanhol e japonês. Além disso, eles entendem sobre muitos conceitos ligados ao direito imobiliário, ao mercado e também à matemática financeira, o que os capacita a oferecer uma consultoria completa.

Não é por acaso que há um investimento constante em cursos e especializações para que esses corretores tenham um grande rol de conhecimento e possam dar suporte para os clientes em qualquer assunto.

Como visto até aqui, a curadoria de imóveis pode ser a chave para investir de maneira qualificada ou encontrar a melhor opção para morar. Dê preferência às organizações que estão habituadas a prestar esse tipo de serviço e atinja seus objetivos.

Caso queira auxílio para encontrar os melhores imóveis de alto padrão, entre em contato conosco!

Posts relacionados
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais
Mercado

Moema se destaca em ascensão imobiliária

Novos prédios impulsionam valorização do metro quadrado, atraindo moradores em busca de qualidade…
Ler mais
Mercado

Snapshots: O cenário dos bairros paulistanos no último trimestre

O mercado imobiliário de alto padrão dentro dos principais bairros da capital paulista No…
Ler mais