como escolher um imóvel
Economia e mercadoMercado

Veja 8 dicas de como escolher um imóvel

A compra de um imóvel envolve a ponderação de vários fatores, como os motivos que norteiam essa decisão, o capital necessário para a sua aquisição, sua estrutura física, sua localização, entre outros. Por ser um investimento de alto valor agregado, é imprescindível a contratação de uma imobiliária especializada, assim como a pesquisa e a visitação de vários empreendimentos, para que você saiba como escolher um imóvel ideal.

Para auxiliar você nesse processo de decisão, o objetivo deste post é destacar elementos essenciais que devem ser considerados no momento da sua escolha, assim como apresentar algumas dicas importantes para a contratação de uma consultoria especializada. Confira!

Compra de um imóvel: o que você deve considerar?

Por envolver um grande volume de capital investido, a compra de um imóvel deve ser realizada com bastante cautela, para evitar arrependimentos ou prejuízos futuros.

Por isso, é importante que você pondere uma série de elementos, dos quais se pode destacar:

1. Entenda qual é a sua motivação

São variados os motivos que norteiam a compra de um imóvel, como o sonho da casa própria, o aumento do patrimônio, a realização de um investimento, etc. Portanto, antes de decidir qual empreendimento adquirir, você deve buscar compreender quais razões estão por trás da sua decisão.

Assim, você conseguirá escolher a opção que melhor se enquadre no seu perfil e no seu atual momento de vida.

2. Verifique se o imóvel atende às suas necessidades

Você pretende comprar o imóvel para fins de moradia ou para investimento? Caso seja para morar, quantas pessoas residirão no local? E, se for para investir, quanto você está disposto a gastar e qual a rentabilidade ideal para esse investimento?

Você deve fazer todas essas reflexões antes de adquirir um imóvel, pois, dependendo das respostas para esses questionamentos, serão diferentes as características do empreendimento que atende às suas necessidades.

Se você for usar o imóvel para morar sozinho, provavelmente, você irá priorizar um espaço menor, que tenha fácil acesso a transporte, comércio, etc. Se você for morar com a família, entretanto, a tranquilidade, o conforto e o tamanho do imóvel são elementos muito importantes de serem considerados no momento da sua escolha.

Já se a compra é para fins de investimento, seja para aluguel ou para revenda no futuro, você deve considerar, principalmente, a possibilidade de valorização tanto do imóvel, quanto da localidade.

3. Pesquise se o imóvel e a localização têm potencial de valorização

Essa tarefa é imprescindível, principalmente, para aqueles que buscam comprar um imóvel com a finalidade de investir. Entretanto, até mesmo se a motivação da sua aquisição for para uso pessoal, você deve considerar esses fatores, afinal, as mudanças são constantes no decorrer da vida.

Nessa pesquisa, não esqueça de levar em consideração a proximidade do imóvel com locais de alta criminalidade ou de aterros sanitários, por exemplo, que tendem a desvalorizar o preço do imóvel. Sempre prefira um imóvel em locais de fácil acesso, com amplo comércio e serviços nas proximidades, principalmente, se a sua aquisição for em grandes centros urbanos, como em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

É importante destacar que, se você pensa em comprar um imóvel para investir, tais estados oferecem excelentes opções de investimento, já que recebem periodicamente uma grande quantidade de turistas, de estudantes e de pessoas em busca de trabalho. Como o valor dos aluguéis nesses centros é bastante elevado e a demanda também é alta, a aquisição de imóveis nessas localidades garante boa rentabilidade para o seu investimento.

4. Analise qual é a rentabilidade desse investimento

Se a finalidade da compra for investimento, é importante que você compare a possível rentabilidade que você terá com a aquisição do imóvel com outras opções existentes no mercado.

Vale ressaltar que o investimento imobiliário não está sujeito às grandes flutuações do mercado, tais como ocorrem com as ações de empresas ou de outras opções existentes no mercado financeiro, sendo, portanto, um investimento seguro em momentos de instabilidade.

5. Pondere qual o valor que você pode gastar

De nada adianta você analisar a localização, a estrutura física do imóvel, sua potencial valorização, etc. e escolher um empreendimento cujo valor está fora da sua capacidade de pagamento. Portanto, avaliar o valor que você tem disponível para dar de entrada e para pagar mensalmente as prestações é o primeiro passo que você deve dar antes de escolher alguns imóveis para visitar.

Tal análise também deve ser feita se você busca adquirir um imóvel objetivando investir, afinal, você está em busca de rentabilidade e não de prejuízos, não é mesmo?

Importância da contratação de uma consultoria especializada

É comum as pessoas considerarem que a contratação de uma imobiliária para comprar, vender ou alugar um imóvel é um gasto desnecessário. Entretanto, além de facilitar a transação, a empresa garante a rapidez e a segurança no processo.

Ademais, ao contratar uma imobiliária você tem outras vantagens, como:

1. Proximidade entre as partes

Como a empresa possui uma carteira de clientes bastante diversificada, é mais fácil encontrar alguém que tenha um imóvel com as características que você busca, reduzindo, assim, o tempo que você gastaria com essa procura.

Ademais, nos casos da compra do imóvel na planta, você não tem nenhuma oneração para ter o auxílio de uma imobiliária e, além de contar com maior agilidade no processo, você tem acesso a um leque mais amplo de opções de imóveis disponíveis no mercado do que você teria se fizesse uma busca direta por incorporadoras.

2. Assessoria jurídica

Ao contratar uma imobiliária, esta será responsável por tratar de toda a parte burocrática da negociação, evitando atrasos ou até mesmo prejuízos financeiros, já que a empresa tem competência jurídica para avaliar os documentos necessários da incorporadora ou do proprietário para que você faça uma compra segura.

3. Preços de acordo com o mercado e melhores formas de pagamento

A imobiliária também se responsabiliza por avaliar o imóvel e verificar se o seu preço é compatível com o de mercado. Ademais, o corretor seleciona apenas aqueles imóveis que estão dentro do seu orçamento e negocia com o proprietário as melhores opções de pagamento.

Você está em busca de comprar, vender ou alugar um imóvel? Entendeu quais são os fatores que você deve levar em consideração e a importância da contratação de uma imobiliária para a facilitação desse processo? Se você quer saber como escolher um imóvel, entre em contato conosco que iremos ajudar você a encontrar a melhor opção!

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais