Economia e mercadoMercado

Como ter o crédito imobiliário liberado para compra de imóvel?

Mesmo com o aumento da Selic para 4,25% ao ano, especialistas afirmam o momento é favorável para compra, inclusive para quem pretende usar o crédito imobiliário

 

Por Credihome

Financiar um imóvel é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Sair do aluguel ou até se mudar para uma casa que seja mais confortável e adequada para suas necessidades é fundamental para ter mais qualidade de vida. Mas você sabe como ter o crédito liberado para compra de imóvel? Quais fatores influenciam na hora de ser aprovado?

 

Mesmo com o aumento da Selic para 4,25% ao ano, especialistas afirmam que ainda é um bom momento para comprar. Veja a matéria do portal Infomoney com informações e simulações da Credihome, que ajudam você a escolher qual a melhor modalidade de crédito imobiliário neste cenário. Ler matéria na integra.

 

Se você quer saber como, trouxemos este texto com dicas que você pode fazer para facilitar a aprovação do seu financiamento.

 

Como ter o crédito liberado para compra de imóvel?

Pedir um crédito e financiar um imóvel para compra é uma das melhores formas para realizar o sonho da casa própria. Isso porque o crédito facilita na hora de parcelar o valor, que, em outras situações demandaria um tempo maior para juntar.

Afinal, são poucas as pessoas que conseguem adquirir um imóvel à vista. O financiamento imobiliário veio para mudar essa situação e ajudar muitas famílias a realizar o sonho de largar o aluguel. 

Porém, o pedido de financiamento imobiliário precisa passar por um processo de aprovação. Saiba quais são os fatores que ajudam você a ter o crédito liberado para compra de imóvel:

 

Aumente a renda familiar

A renda familiar é um fator decisivo na hora de financiar um imóvel. Isso porque os financiamentos precisam seguir uma regra conhecida como a “regra dos 30%”, ou seja, o valor da parcela a ser paga não pode ultrapassar o valor máximo de 30% da renda familiar.

A renda familiar pode ser composta por todas as pessoas da família que também trabalhem, como cônjuge ou filhos, contabilizando os salários de todos que moram na casa. Dessa forma, a renda mínima necessária fica mais fácil de ser composta. No financiamento com a Credihome, por exemplo, você pode compor renda com até cinco pessoas!

Como ter o crédito liberado para compra de imóvel necessita de uma boa renda familiar, fica mais fácil se você aumentá-la, seja compondo a renda com mais pessoas, ou então fazendo uma renda extra.

 

Limpe seu nome

No geral, o nome sujo não impede que você faça um financiamento imobiliário, mas pode, sim, dificultar a aprovação ou atrasá-la. Por isso, limpar o seu nome pode ser um fator decisivo para ter o crédito liberado para compra de imóvel.

Para saber se está com o nome sujo, é importante fazer uma verificação nos diferentes serviços de proteção ao crédito, como o SPC, Serasa e Boa Vista SCPC. Se descobrir que tem alguma pendência em seu nome, é importante regularizar assim que possível.

Para isso, você pode renegociar a dívida, pagá-la, caso tenha o dinheiro necessário, ou até mesmo trocar a dívida por outra com juros mais baixos. 

 

Regularize sua situação com a Receita Federal

Como ter o crédito liberado para compra de imóvel demanda passar por um processo de aprovação, você pode acabar descobrindo que está com alguma pendência com a Receita Federal. 

Isso pode acontecer caso você tenha deixado de entregar uma declaração de imposto de renda, ou, então, ter uma dívida decorrente do atraso no pagamento de tributos. Para não passar por essa situação, o ideal é que você regularize sua situação com a Receita Federal antes mesmo de pedir o crédito, para ter ainda mais chances de ser aprovado.

Para fazer isso, procure o órgão que acusa a pendência e resolva o problema. O quanto antes isso acontecer, mais cedo seu nome voltará a ficar apto para aprovação em um financiamento imobiliário.

Organize toda a documentação

Na hora de saber como ter o crédito liberado para compra de imóvel, você pode descobrir que não está com os documentos em dia, ou que precisa tirar alguma segunda via. Esse processo pode acabar atrasando a aprovação do financiamento, por isso quanto antes você organizar a documentação, melhor.

De modo geral, os documentos exigidos para quem quer comprar um imóvel são: 

  • Cópia do RG;
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia do Comprovante de Residência;
  • Cópia do Comprovante de Estado Civil;
  • Carteira de trabalho e extrato do FGTS (caso seja utilizado o FGTS na compra);
  • Declaração de Imposto de Renda, juntamente com o protocolo da entrega na Receita ou Notificação do IR;
  • Cópias das aplicações financeiras (se houver);
  • Comprovante de renda, em caso de financiamento;
  • Comprovante autenticado de estado civil.

 

No entanto, esses documentos podem mudar dependendo de algumas situações específicas. Clique aqui para ver o nosso checklist de documentos para compra de imóvel!

 

Faça uma simulação e saiba o que esperar

Como ter o crédito liberado para compra de imóvel é uma coisa nova para muitas pessoas, é normal que você se sinta um pouco perdido com tantas informações. Mas você não precisa ficar cheio de dúvidas, sem saber o que esperar.

A simulação de financiamento imobiliário ajuda você a ter uma boa noção do valor do imóvel, assim como das parcelas e dos juros. Para fazer a simulação com a gente siga o passo a passo:

 

  1. Entre no simulador da Credihome;
  2. Mova as flechas para selecionar o valor do imóvel;
  3. Selecione também o valor que deseja financiar;
  4. Agora preencha o formulário, respondendo se deseja fazer um financiamento imobiliário ou crédito com garantia imobiliária, o valor do imóvel e da entrada e clique em “continuar”;
  5. Depois, preencha o formulário de dados pessoais. Com ele, enviaremos uma simulação personalizada para o seu caso.

 

Fácil, não é? Agora você já sabe como ter o crédito liberado para compra de imóvel e o que fazer para facilitar a aprovação do financiamento.

 

E se você gostou desse conteúdo, achamos que também pode gostar desses:
Financiamento imobiliário: passo a passo, dicas e oportunidades
Como é o financiamento para imóveis de alto padrão?
A explosão de contratos de financiamentos imobiliários.
Financiamento com prestação decrescente, vale a pena?

 

 

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais