Economia e mercadoMercado

Quando é o momento de investir no seu primeiro imóvel?

A compra de um imóvel, seja para você, sua família ou como uma fonte adicional de renda, é um ponto marcante e muito importante na vida. Se você estiver interessado, pode estar pensando em uma pergunta específica: Afinal, qual é o momento certo para comprar sua primeira propriedade? Aqui estão alguns indicadores de que você está pronto para dar este salto.

Você está seguro financeiramente

Barra da Tijuca – Rio de Janeiro | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Compradores de primeira viagem são frequentemente surpreendidos pelos custos adicionais de avaliação e inspeção que podem vir com uma casa, sem mencionar reparos ou reformas. Dos impostos sobre a transferência de terreno aos custos de fechamento, os compradores devem antecipar os gastos além do preço listado da propriedade. Certifique-se de que você tem o suficiente para cobrir as taxas em seu novo fantástico lar.

Planejamento financeiro é essencial na hora da aquisição de um imóvel. Para quem está adquirindo o primeiro imóvel, a atenção deve ser ainda maior, buscando informações e agindo  com responsabilidade.”, diz Renata Victorino, Diretora Comercial da Bossa Nova Sotheby’s International Realty. “Caso opte por financiamento, fazer simulações em mais de uma instituição para analisar as taxas,vantagens e prazos que cada uma pode oferecer.​ Além do valor do imóvel, o comprador deve se lembrar dos custos adicionais com taxas de transferências,​ ​encargos bancários e documentação.​ Procure se informar e não tomar decisões sem estar seguro.​”

Você está prestando atenção às tendências do mercado

Morumbi – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

O setor imobiliário é cíclico: com o tempo, os preços sobem e descem. Tenha paciência ao entrar no mercado e compre em um horário favorável aos compradores. Mesmo que você queira comprar uma propriedade como um bem ao invés de uma residência, ainda assim obterá o melhor retorno do seu investimento se puder comprar durante um período de tranquilidade do mercado – e poderá esperar até uma alta posterior para ter lucros.

Você tem uma ideia clara do que está procurando

Chácara Flora – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Sonhe alto, mas sempre com uma ideia clara do que você quer, não fique tão entusiasmado a ponto de pagar mais do que o valor justo pelo imóvel. Os compradores iniciantes têm a tendência de ficar tão empolgados com a possibilidade de compra que pagam demais durante as negociações. Entre com uma cabeça limpa e mantenha a calma, sempre bem assessorado por um corretor especialista.

Seu estilo de vida precisa de um upgrade

Cidade Jardim – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Sua casa de sonho deve ser um reflexo de quem você é, ao mesmo tempo, levando seu estilo de vida para o próximo nível. Você está empurrando as melhores peças do seu guarda-roupa em pequenos armários de corredor? É hora de mudar para um bairro mais vivo ou criar raízes perto de amigos? Você está lotando os hóspedes em pequenas varandas, e você daria qualquer coisa para ter um segundo banheiro? É importante esclarecer suas expectativas e como você deseja viver: a casa certa perto das comodidades certas pode melhorar muito sua qualidade de vida.

​A escolha da localização é fundamental tanto para morar como para investir.  Ela deve atender ao projeto de vida e rotina dos moradores visando melhoria na qualidade de vida, praticidade e facilidade de deslocamento. A região de investimento deve ser avaliada  também quando se pensa na liquidez na hora da revenda.​”, orienta Renata Victorino.

Compre quando tudo se alinhar: os números fazem sentido, a área é um empate e a propriedade atende aos seus objetivos pessoais.

Você está pronto para apostar tudo


Itu – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Compradores em potencial são apenas isso: compradores em potencial. Se você realmente deseja comprar, tome medidas para que isso aconteça. Saiba como são as taxas e os preços locais e estude o mercado. Alavancar sua inteligência no momento da compra ajudará você a se sentir confiante durante as negociações e a eliminar os riscos de tomada de decisão apressada ou hesitante.

Você consultou um especialista em imóveis

Vila Nova Conceição – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

Ninguém conhece melhor o mercado do que um profissional imobiliário experiente. Renata explica os benefícios de ter esta assessoria: “O corretor especialista sabe entender a necessidade do comprador e consegue buscar os melhores  imóveis que atendam ao seu perfil​ dando mais opções de escolha para a tomada de decisão. Para o comprador do primeiro imóvel a consultoria personalizada dos nossos  especialistas facilita o entendimento da dinâmica do mercado e responde as dúvidas e inseguranças que geralmente fazem parte deste momento. Informação atualizada e transparente é fundamental. A equipe da Bossa Nova Sotheby’s  orienta o cliente com as melhores possibilidades de negociação, análise cuidadosa e detalhada da documentação, segurança jurídica e acompanhamento em todo o processo até a entrega das chaves. Trabalhamos como facilitadores e entendemos que cada cliente tem uma necessidade diferente, portanto, devemos estar atentos  em cada novo atendimento e negociação tornando esta experiência sempre positiva.”

Foto de destaque: Jardim Guedala – São Paulo | Bossa Nova Sotheby’s International Realty

 

Artigo original sothebysrealty.com

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais