Economia e mercadoMercado

É melhor comprar ou alugar um imóvel? Saiba aqui!

O sonho de muitas pessoas adultas é sair da casa dos pais e ir morar sozinho ou com a nova família. E nesse momento surge uma dúvida muito comum: é melhor comprar ou alugar um imóvel?

Contudo, essa é uma tarefa um pouco complexa, uma vez que inclui diversos fatores que precisam ser analisados. Ser o proprietário de um bem tem as suas vantagens, como também existem desvantagens, da mesma forma que alugar um imóvel também tenha pontos positivos e negativos.

Apesar de a questão envolver fatores pessoais e financeiros de cada indivíduo, também é preciso avaliar a situação atual do mercado imobiliário.

Pensando nisso, este artigo vai ajudar a clarear as suas ideias. Vamos apresentar argumentos de ambos os lados, definindo o que deve ser levado em consideração antes de tomar a decisão final entre comprar ou alugar um imóvel. Confira!

O que avaliar antes de decidir comprar ou alugar um imóvel?

Situação financeira

Antes de tudo, é preciso entender que todo investimento financeiro tem de ser bem calculado. Sabemos que manter um imóvel pode não ser nada barato, principalmente se o interessado optar por comprar o bem. Por isso, antes de tudo, verifique as suas condições financeiras.

Desse modo, veja se terá como arcar com os custos de um aluguel mensal. Ou, então, se optar por comprar o imóvel, se tem o dinheiro suficiente para quitá-lo. Se decidir pelo financiamento, saiba se tem o valor para dar a entrada e parcele o restante em prestações mensais.

Opções de pagamento

Altos impostos e taxas abusivas são grandes inimigos dos interessados em comprar imóveis ou investir em imóveis. Por isso, veja as condições oferecidas para o pagamento e escolha aquela que melhor se encaixa nas suas perspectivas para o futuro. Existem transações que financiam a compra em até 30 anos, dependendo do tipo de investimento. No mesmo sentido, parcelas com altas taxas de juros são desinteressantes e podem causar um impacto pesado no seu bolso no fim do mês.

Quais são as principais vantagens de alugar um imóvel?

Tomar a decisão entre comprar ou alugar um imóvel pode ser difícil. Isso porque existem vantagens e desvantagens em morar numa casa alugada. Conheça a seguir os maiores benefícios em alugar uma residência.

Menor custo inicial

Os custos de quem opta pelo aluguel geralmente são menores do que quem decide investir em uma residência própria. Isso porque mesmo os gastos mensais com aluguel, condomínio e IPTU são mais reduzidos se formos comparar com o valor necessário para dar de entrada e as demais prestações envolvendo o financiamento.

Mesmo que o particular interessado na compra consiga obter excelentes condições de financiamento no banco ou em outra instituição financeira, as chances de a entrada e as prestações serem altas são grandes, o que pode comprometer todo o seu orçamento.

Por outro lado, o mero locatário apenas tem a obrigação de arcar com os custos comuns e não é necessário dispor de uma alta quantia inicial — até porque existem garantias como o fiador e o seguro fiança. Às vezes o inquilino só precisa pagar um depósito inicial correspondente a três aluguéis.

Custos reduzidos com a manutenção

A maioria das obras e dos reparos do imóvel fica a cargo do proprietário. Dessa forma, as despesas que o inquilino terá com a manutenção do imóvel são poucas. Geralmente condomínios têm reformas periódicas estabelecidas em seu contrato social, o qual prevê que o proprietário que é o responsável por arcar com todas as despesas. Desse modo, o dinheiro que seria gasto em manutenção pode ser poupado.

Possibilidade de se desfazer do imóvel com facilidade

Quem decide alugar um imóvel tem a vantagem de que, caso bata o arrependimento na escolha, é possível voltar atrás de forma simples. Por outro lado, comprar uma casa é uma escolha mais complexa, uma vez que, quando opta pela compra, você tem a intenção de permanência e estabilidade naquele endereço. Além de tudo, a negociação envolve trâmites mais complexos.

Por isso, a decisão de morar de aluguel torna-se mais fácil de ser tomada. Já a opção de comprar a casa própria e ficar naquele lugar por um tempo maior deve ser feita com cautela.

Quais são as principais vantagens em comprar um imóvel?

Confira agora as vantagens de optar pela compra de uma casa ou apartamento.

Ótima forma de investimento

Mesmo com a instabilidade do mercado imobiliário dos últimos anos, fomentada pela crise econômica, o cenário está mudando. A época atual é favorável para investimentos. É só vermos a quantidade de oferta e procura deslanchando os preços competitivos.

Como uma forma de incentivar ainda mais o setor, há a opção de portabilidade de financiamento imobiliário pelas empresas. Atentas a esse momento positivo, as construtoras já começaram a estimular os seus negócios, diminuindo os lançamentos e abaixando os preços de estoque.

Proporciona maior estabilidade para a família

Um imóvel próprio proporciona mais segurança à família. Desse modo, o proprietário não sofrerá surpresas desagradáveis causadas pela desvalorização do bem no mercado.

Maior liberdade para realizar mudanças

A casa própria permite personalizar o ambiente conforme o gosto pessoal do morador, deixando-o com as cores e a aparência que ele bem desejar. Além disso, ele tem a liberdade de realizar reformas quando bem entender.

Por outro lado, optar pelo aluguel deixa essa atitude um pouco mais limitada. Isso porque o inquilino fica refém das decisões do proprietário do imóvel. Dessa forma, se ele quiser modificar alguma estrutura dentro do imóvel, terá que consultar primeiro o dono e pedir autorização para tanto.

Como você pode perceber, a escolha não é tão fácil, mas ela é somente sua. De qualquer forma, quem opta por comprar ou alugar um imóvel precisa estar atento a uma série de fatores. Estamos falando de uma decisão que vai causar impactos tanto na sua vida pessoal quanto nas suas finanças. Por isso, faça a escolha com consciência e sabedoria.

Nesse sentido, buscar a ajuda de uma imobiliária experiente no mercado é uma ótima maneira de fazer um negócio. A Bossa Nova Sotheby’s International Realty oferece diversas opções de propriedades que atendem a ambas as preferências.

Tem interesse em comprar ou alugar, e até mesmo investir em um imóvel, mas ainda não sabe como? Entre em contato conosco! Nós vamos ajudá-lo nessa tarefa!

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais