ArquidecorArquitetura e Decoração

A cor do ano para 2019

Já imaginou um mundo sem cor? Impossível de imaginar.

Tudo tem uma cor e talvez por isso na correria do cotidiano, não damos à cor a devida importância, mas o tema é mais complexo do que parece.

De que cor são os seus olhos? Qual a sua cor preferida? O que isso significa e o que revela da sua personalidade?

A cor é acima de tudo uma experiência sensorial. Muito se poderia especular sobre o assunto, a verdade é que existe um grupo de ‘experts’ que todos os anos se reúne, religiosamente, para falar sobre a cor numa perspectiva que vai além da simples escolha de um tom que vá reger o universo da moda e dos interiores.

Chaise Longue Lilo, Moroso

O Instituto Pantone é a instituição maior e com mais autoridade no assunto. Foi criado na década de 60 e tem como missão a escolha, reflexão e estudo sobre a importância da cor na moda e nos interiores, com tudo o que essa seleção influencia as várias indústrias.

Todos os anos pelo mês de novembro, os seus membros se reúnem na sede do organismo, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, no máximo secretismo. Juntos à volta da mesa decidem a cor do ano.

A escolha tem sempre, e acima de tudo, uma leitura sociológica. Em anos de crise econômica, por exemplo, se elegem tradicionalmente os tons de verde e azul, numa leitura de esperança no futuro e na virada do ciclo.

Em anos de efervescência, ao contrário, os peritos elegem cores calmas que de alguma forma nos remetem para um esfriamento, ou um recentrar nos valores mais humanistas.

A eleição da cor do ano é sempre por esse motivo um exercício de leitura global dos ciclos e do comportamento das sociedades, e da forma como essa eleição vai influenciar as nossas mentes.

Desde 1999 que o Instituto decide qual a cor para os próximos 365 dias.

E a cor para 2019 é ….. é….(rufos) o Living Coral, referência 16-1546, o que significa que será um ano de busca de paz, tranquilidade e harmonia !!!

Living Coral, Instituto Pantone

Assinatura: QuartoSala – Home Culture

Posts relacionados
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Como a natureza e os espaços integrados redefinem a estética interior

Em 2024, o design de interiores evoluiu para além de uma estética superficial e se transformou em…
Ler mais