como escolher uma imobiliária
Economia e mercadoMercado

Como escolher uma imobiliária que se importa com você?

Mesmo no mercado imobiliário de alto padrão, em que as crises econômicas não afetam tanto assim os preços dos imóveis quanto no mercado convencional, é muito importante pensar bem sobre todos os passos que devem ser dados na hora de investir em um imóvel. Um dos principais deles é como escolher uma imobiliária de qualidade e confiança.

Além de se perguntar se é o melhor momento para um movimento como esse, também é fundamental preocupar-se em como escolher a melhor imobiliária para assessorá-lo, garantindo, assim, a certeza de que tudo sairá como o esperado, com toda agilidade e segurança.

Quem está buscando escolher um imóvel para compra quer ter acesso ao maior número possível de boas oportunidades, porém, quando se fala em imóveis de alto padrão, espera-se uma oferta de produtos pré-selecionados. Ao mesmo tempo, quem deseja vender um imóvel de alto padrão precisa conversar com um público de poder aquisitivo mais elevado.

Por isso, é muito importante saber como escolher uma imobiliária capaz de atender exatamente à sua necessidade de compra, venda ou aluguel, e que de fato se importe com você. Então, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo nessa tarefa. Tenha uma ótima leitura!

Quais são as atribuições de uma imobiliária?

Uma das principais atribuições de uma boa imobiliária é intermediar a relação entre comprador e vendedor, ajudando ambas as partes a evitar problemas durante o processo de compra, locação ou venda.

Através da imobiliária, é muito mais fácil atingir o público qualificado que se está buscando, uma vez que ela monta uma prateleira de produtos semelhantes e exibe seus imóveis para quem de fato tem condições de adquiri-los. Ou seja, outra atribuição de uma imobiliária é encontrar o cliente e o imóvel certo para ele.

Outra função que pode ser exercida por uma imobiliária é a administração da locação de imóveis. Ela fica responsável pelo recebimento dos aluguéis, recolhimento de taxas, acompanhamento da manutenção do imóvel e intermediação na solução de problemas entre o inquilino e o proprietário.

Quais são as vantagens da contratação de uma imobiliária?

Uma boa imobiliária oferece vantagens tanto para quem compra quanto para quem vende ou aluga imóveis. Os corretores especializados possuem a capacidade de selecionar clientes e imóveis cirurgicamente, de acordo com o objetivo de cada um, para que ninguém perca tempo.

Outra vantagem em contar com a assessoria de uma boa imobiliária é a certeza de que seu imóvel será amplamente divulgado nos canais adequados, garantindo que se encontre um comprador mais rapidamente e com menor custo. Além disso, ela também possui expertise para agilizar o processo burocrático, ganhando ainda mais tempo e economizando mais dinheiro.

A segurança na hora de fechar negócio também é fator importante que uma imobiliária pode oferecer, garantindo que tudo seja feito de forma legal e blindada contra problemas futuros. No caso das locações, ela ainda garante a manutenção da integridade do imóvel, prevendo isso em contrato.

Como escolher uma boa imobiliária?

1. Verifique a reputação da imobiliária

O primeiro passo é acessar o site da imobiliária e verificar se os imóveis que ela está oferecendo estão realmente de acordo com o seu objetivo e se ela tem uma quantidade relevante de imóveis em oferta.

Além disso, procure saber sobre o tempo de atuação e tradição no mercado, em quais regiões ela atua e se é especializada em algum segmento imobiliário. Verifique também se existem reclamações sobre ela na Internet, fale com seus antigos e atuais clientes e peça indicações.

2. Conheça os corretores da imobiliária

É muito importante entender se a imobiliária possui corretores especialistas na região em que você está buscando um imóvel, se eles respeitam a sua privacidade e o canal de comunicação pelo qual você deseja ser contatado. Desse modo, você evitará aquela chateação do corretor que liga um milhão de vezes, insistindo em produtos que não atendem às suas necessidades.

3. Saiba quais serviços a imobiliária presta

É muito importante escolher uma imobiliária que trabalha também no pós-venda ou na administração do aluguel de um imóvel, pois, assim, você terá a certeza de que receberá todo o suporte necessário.

Além disso, é essencial que a imobiliária tenha assessoria jurídica especializada para acompanhar todo o processo, desde o compromisso de compra e venda até o registro da escritura do imóvel, incluindo a análise de toda a documentação necessária.

4. Entenda a abrangência da imobiliária

Se você está buscando investir em imóveis fora do Brasil, precisa entender a importância de contratar uma imobiliária com know how internacional e abrangência global de alto padrão para obter resultados satisfatórios.

Os processos para aquisição de imóveis, assim como suas tributações, podem ser bem diferentes de um país para outro. Somente uma imobiliária que já tenha experiência será capaz de garantir que tudo seja feito de acordo com a legislação de cada local.

5. Conheça os diferenciais da imobiliária

É essencial que a empresa escolhida ofereça uma proposta verdadeira de assessoria imobiliária capaz de cobrir toda a sua jornada de compra. Desde a busca pelo imóvel até o registro da escritura e administração do bem, no caso do seu objetivo ser alugá-lo para gerar receita.

Além disso, verifique as instalações da imobiliária, sua organização, a forma como ela responde às suas dúvidas, o tempo de retorno e os canais que disponibiliza para atendimento e o quão personalizado e exclusivo é o serviço que ela pretende prestar a você.

Todos esses fatores são de enorme relevância na hora de escolher a imobiliária certa para assessorá-lo na compra, venda ou locação de um imóvel. É preciso buscar aquela que realmente se importa com você, que seja capaz de entender suas necessidades e anseios e, ainda, dar todo o suporte necessário para que a sua experiência seja a mais segura e tranquila possível.

Então, agora que você já sabe como escolher uma imobiliária de alto padrão para ajudar a cuidar dos seus investimentos imobiliários, está na hora de entender o tamanho da importância de fazer um bom planejamento financeiro para a compra de um novo imóvel. Aproveite!

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais