ArquidecorArquitetura e Decoração

Very Peri, a aposta do Pantone para 2022

Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, fala tudo sobre a escolha do tom e dá dicas de como adotá-lo em casa

 

Pantone’s Color of the Year é um anúncio altamente aguardado por aficcionados em design, decoração e consumidores em geral, e o tom anunciado pelo conceituado instituto de cores para 2022 é o Very Peri – um tom azul com tons quentes de vermelho que “encoraja a inventividade e a criatividade pessoais”. Como esperado, há muitos fatores em jogo ao fazer essa seleção. 

A seguir, a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, compartilha suas ideias sobre esse novo tom e sugere como adotá-lo em casa.

 

Photo Courtesy of Leatrice Eiseman

 


Propositalmente dinâmico

De acordo com Eiseman, o tom violeta de Very Peri é especialmente incomum porque, embora incorpore variações de azul, é uma cor inesperadamente viva. “Quando você adiciona esse tom vermelho-violeta, você está adicionando energia à cor, um certo dinamismo”, explica. “Quando você pergunta às pessoas qual é a temperatura do azul, elas dizem que é frio. Mas quando você adiciona aquele outro elemento de violeta vermelho, agora você está adicionando um pouco de emoção à cor, você a energiza.”

 


Desenvolvimento e inspiração

Determinar a cor do ano da Pantone é uma alquimia de ciência e cultura. Do lado técnico, criar o Very Peri levou mais tempo do que o normal. “Há muito dar e receber que acontece com os cientistas, e quando você diz ‘precisa de um pouco mais de violeta’ você tem que ir mais longe do que um pouco”, explica Eiseman quando perguntada sobre este processo. “Foi um vai-e-vem, depois testamos no mundo digital, papel e impressão.”

Para inspiração inicial, a Pantone procura tendências em vários campos, desde o mundo da arte, museus, filmes, moda e beleza. “O que mais está lá fora, que vemos acontecer no futuro, validará nossa escolha”, diz ela.

 

 


O desejo de novidade

Inovação e frescor são importantes em qualquer ano novo, mas talvez ainda mais em 2022. Buscar a novidade era justamente o objetivo da Very Peri. “Inventamos deliberadamente uma nova cor, a ideia de novidade enquanto olhávamos para o futuro”, diz Eiseman. 

“Nossas vidas mudaram nos últimos anos e estamos procurando novas maneiras de viver.” Ela observa que novas técnicas, tecnologias e digitalização impactaram a cor e aumentaram sua vibração, especialmente à medida que os jogos e a animação aumentam em popularidade.

 

Cafe Krujok, Russia, by Eduard Eremchuk and Katy Pititskaya

 

Considere o tecido e a textura

Eiseman destaca um termo francês, changeant, que se aplica a Very Peri, que é a qualidade mutável da cor. Ela aponta para tecidos de luxo com brilho metálico, ou seda ou tafetá, que incorporam essa capacidade de transformação, e como a cor do ano se encaixaria bem nessas texturas. “A cor em si tem os tons se fundindo no azul”, diz ela. “É como uma ilusão de ótica que está acontecendo. Pode ser muito impressionante e intrigante.”


Comece aos poucos em casa

À primeira vista, Very Peri pode ser um tom assustador para incorporar em casa, mas Eiseman tem conselhos para aqueles que hesitam. “Para quem é mais tímido, use nos pequenos detalhes”, aconselha. “Experimentar em pequenos toques e usar tinta em particular é muito fácil de mudar.”

Eiseman recomenda ficar longe de acabamentos como azulejos ou móveis que não são fáceis de estofar novamente, mas o tom pode ser usada para renovar os móveis existentes. “Agora você está adicionando um pouco de extravagância, um pouco de humor”, diz ela.

 

É sobre contexto

Com todas as opções de design de casa, o impacto se resume ao contexto. Eiseman incentiva a fazer as seguintes perguntas: “Onde está, qual é a atitude, o que você quer transmitir? Qual é o clima que você quer criar?”

Por exemplo, Very Peri pode parecer divertido como uma parede de destaque pintada em uma sala de estar, mas em um quarto, é mais sereno – o último é uma escolha que Eiseman abraçou pessoalmente. “É uma cor de quarto maravilhosa, associada a um azul calmante e, no entanto, um pouco de fogo por baixo da cor.”

Como Eiseman compartilhou, o Very Peri da Pantone tem o poder de evocar energia, mas simultaneamente fornece uma sensação de calma – conseguindo capturar perfeitamente os desejos do nosso tempo. 

 

Com intriga e otimismo,  a versatilidade de Very Peri significa que esse tom provavelmente se sentirá em casa em qualquer casa.

 

Foto: Houzz

 

Foto: Niro Granite

 

Quer conhecer imóveis atuais e decorados? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Adaptação | Reside

 

Leia também
Pantone 2021
Combinação de metais
Minimalista, mas aconchegante
As 7 características de um imóvel inteligente
O que está na moda em arte, arquitetura e design?

 

 

 

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais