ArquidecorArquitetura e Decoração

O que está na moda em arte, arquitetura e design?

Arte digital, jardins vivos e linhas suaves são o que há de mais atual e na moda hoje

 

Este ano, os preços da arte digital, introduzidos pelos 69 milhões de dólares do NFT Everydays da Beeple – Os Primeiros 5000 Dias, criaram uma nova comunidade de colecionadores.

“Com os NFTs [tokens não fungíveis, os exclusivos arquivos de cadeia de bloqueio que autenticam a propriedade da obra digital], o mundo da arte finalmente tem um meio que permite aos colecionadores ter amplo acesso à arte”, diz Max Moore, diretor de vendas de arte contemporânea da Sotheby’s, Ásia. “Os colecionadores tradicionais também demonstraram grande interesse nos NFTs, mostrando que há um verdadeiro poder de permanência para o meio”.

O artista baseado em Edimburgo Trevor Jones, que, em 2011, começou a pintar códigos QR em suas obras que são escaneáveis com um smartphone e um aplicativo, cria obras que ele descreve como uma “fusão de arte fina com tecnologia”.

Usando a inteligência artificial, ele produz animações e vídeos que incorporam software morphing para complementar e melhorar suas pinturas físicas, diz ele. “Muitos de meus mecenas são proprietários de minhas obras físicas e digitais, para que possam apreciar a pintura na parede de sua casa enquanto a imagem digital ou a contraparte da animação pode ser exibida em uma moldura fotográfica como um Meural ou uma Canvia”, diz ele.

“Muitos desses entusiastas da arte estão curando suas próprias exposições com aplicativos”, acrescenta ele.

 

Trevor Jones’ Picasso’s Bull, é um exemplo da fusão de arte com tecnologia
Photo Credit: Trevor Jones Art



ARQUITETURA

Ao incorporar plantas vivas em seus projetos, os arquitetos estão literalmente criando edifícios verdes.

Ma Yansong, por exemplo, envolveu seu premiado condomínio de Beverly Hills, Garden House, com 26 espécies de plantas nativas, notadamente samambaias, videiras e suculentas, cujas folhas e flores mudam de cor com as estações do ano. E Stefano Boeri revestiu seu par de torres residenciais premiadas da Bosco Verticale em Milão em 15.000 árvores, plantas e arbustos perfumados.

O arquiteto Anthony Laney, de Los Angeles, aproximou o conceito ainda mais da natureza, plantando uma árvore de 16 pés de altura australiana brachychiton na entrada de uma casa, seu escritório epônimo projetado em Manhattan Beach, Califórnia.

“A inspiração (clientes) foi de uma viagem ao Japão, onde eles viram uma casa com árvores maduras em seu núcleo”, diz ele. O projeto, que ganhou um Prêmio Regional LuxeRED e um Prêmio Luxe Gold List, também apresenta painéis solares e uma paisagem de plantas nativas.

Todos os projetos de L.A. da Laney estão enraizados na natureza. Em comissões “verdes” mais tradicionais, a empresa cria pátios com jardins, árvores e recursos hídricos ou desenha jardins de bolso que podem ser vistos de todas as salas.

“Em uma fileira de casas, por exemplo, podemos criar um jardim de um metro a um metro e meio de telhado aberto que se apoia em um muro em branco”, diz Laney. “É modesto em tamanho, mas significativo em impacto”. Além de criar sombra e resfriar o ar ao redor, as plantas vivas aumentam o bem-estar psicológico. “Esperamos ver cada vez mais a ideia de plantar árvores em casas”, diz ele.

 

Potter’s House de Anthony Laney tem uma árvore interna viva.
Crédito da foto: Lauren Pressey



DESIGN

Desde os móveis premiados de Gustaf Westman e os tapetes de peças com listras onduladas até o padrão ondulado da toalha de banho de algodão orgânico de Johanna da Baina. Os designers estão abraçando o conforto da curva e a placidez do pastel.

Jordan Cluroe e Russell Whitehead, cuja empresa de design, 2LG Studio, está sediada em Londres, vêem o movimento em direção à suavidade e ao lúdico como uma rebelião bem-vinda contra o rigor da sofisticação das linhas retas.

“As curvas falam da natureza além da capacidade do homem, o não-linear fala do futuro, e o desejo destas formas orgânicas é talvez um desejo de mudança”, diz Cluroe. “Trata-se de encarar o impossível de frente, de adotar uma abordagem diferente, de estar aberto às inesperadas ‘bolas curvas’ que a vida pode nos atirar, talvez particularmente neste momento”.

Além disso, Whitehead acrescenta, “as curvas são muito legais e trazem um pouco de fantasia para o dia-a-dia”.

Os desenhos da dupla estão impregnados de um espírito alegre e lúdico. Em sua própria casa, um imponente Victorian do sudeste de Londres que serve como um espaço vivo/de trabalho e projeto passional, é explorado com a beleza peculiar das vieiras atrevidas, a cabeça do rabisco pintado à mão e a maravilha das pregas onduladas que aparecem não apenas nas cortinas formais, mas também nas luzes complementares do teto central. O projeto, dizem eles, permite-lhes satisfazer suas próprias fantasias no ambiente interior.

 

As linhas curvas adicionam suavidade a uma sala projetada pelo 2LG Studio of London.
Crédito da foto: Criar Academia para 2LG Studio

 

Quer conhecer imóveis atuais e decorados? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Adaptação | Reside

 

 

Leia também
Minimalista, mas aconchegante
A tranquilidade de um jardim Zen
Marcenaria contemporânea inteligente
Tactile design: arquidecor para ver, tocar e sentir
Nesting, cocooning e cozy living: conforto agora é prioridade na decoração

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Conheça a trajetória do designer Gaetano Pesce

Aos 84 anos, o artista deixa obras de grande nome e uma influência inigualável na arquitetura e…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Entenda tudo sobre o renascimento do Art Déco na decoração de interiores

Descubra como a estética da tendência do século 20 continua inspirando décadas depois de sua…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais