Internacional

Portugal hoje, uma janela de oportunidade

Euro em baixa e mais empreendimentos em novos destinos com mudanças do Golden Visa, geram momento atrativo para compra de imóveis no país

 

Há mudanças que são planejáveis e podem ser previstas. Outras simplesmente acontecem e interferem em toda uma dinâmica macroeconômica. É o caso do momento que vive o mercado imobiliário português. 

Isso porque, apenas um dos três fatores que aqui estamos analisando, podemos dizer que pôde ser provisionado: as mudanças do Golden Visa. Essa já era uma mudança com data prevista, anunciada pelo governo português. Estruturado, o programa foi criado com um objetivo, o de incentivar investimentos para o desenvolvimento do país e como tal, seria modificado para que continuasse cumprindo sua função.

A mudança que acaba de acontecer (oficialmente em 31 de dezembro de 2021), já tem dado sinais de que tem boas chances de ser bem-sucedida, uma vez que os pedidos de Golden Visa se mantêm em alta não só para imóveis comerciais onde é possível continuar nas regiões mais conhecidas e procuradas, mas também para investimento em imóveis residenciais em regiões do interior. 

A demanda aquecida já tinha sido prevista por incorporadores que têm investido nas construções de novos empreendimentos nas áreas que fazem parte das regiões que garantem a solicitação do visto, incentivados não só pelos tradicionais chineses e brasileiros, mas também por uma nova leva de novos clientes, em especial americanos de alta renda. 

 

Comporta é considerada os “Hamptons” da Europa

 

Na costa Alentejana, apenas a uma hora de Lisboa, encontra-se uma das mais bonitas e inexploradas regiões do país. Considerada os “Hamptons” da Europa. Comporta é uma das mais exclusivas praias deste continente. O Spatia Comporta Country Residences é composto por 26 residencias de 268 m² a 286 m². Adicionalmente possui 25 suítes seguindo o mesmo design das residencias, com 56 m² cada e mobília incluída. O Condomínio possui um clube para os moradores, com estrutura de serviços de praia, restaurante, piscina e wine bar.

 

Casa com vista panorâmica na região do Algarve

Casa com vista sobre a marina e a zona costeira do Algarve, vistas panorâmicas sobre o mar e arquitetura de influência mourisca, resulta de uma fusão entre o tradicional e o algarvio. Possui amplas fachadas envidraçadas e boa luminosidade, espaçoso hall de entrada, sala de estar e sala de jantar, ambos com ligação a um terraço junto ao solarium da piscina. Cozinha espaçosa e totalmente equipada, com comunicação direta a sala de jantar e área de lazer exterior. Na área externa, conta com piscina e churrasqueira.

 

Fatores imprevisíveis

O que ninguém esperava, falando aos brasileiros, era a recente desvalorização do euro, cotado neste 15 de março a praticamente mesmo patamar do dólar americano. Um incentivo e tanto para quem tinha a intenção ou até já tinha desistido de comprar um imóvel em Portugal. 

“Os brasileiros só perdiam para os chineses tanto no montante de investimento, como no número de pedidos para autorização de moradia por investimento em residência. Isso mudou um pouquinho em 2021 com a entrada dos americanos no mercado. Com essa questão monetária e a situação da economia brasileira, com tantas incertezas, acredito que em 2022 é possível que voltemos a ocupar uma posição melhor neste ranking” analisa Renata Victorino, sócia-proprietária da Bossa Nova Sotheby’s no Brasil, responsável pelo departamento internacional da empresa.

 

Novos mercados

A preparação do mercado imobiliário português para as mudanças do Golden Visa já tem desenvolvido destinos fora das regiões tradicionalmente mais procuradas pelos brasileiros.

Comporta é um bom exemplo. Com mar caribenho e infraestrutura luxuosa, a região está se tornando alvo de famosos e do jet set internacional. Os empreendimentos imobiliários acompanham a mesma atmosfera e oferecem lançamentos com arquitetura autoral, belas vistas e acabamentos diferenciados com filosofia ecológica.

Eleita a praia mais chique da Europa pelo jornal espanhol La Vanguardia, Comporta atrai personalidades da sociedade europeia como Christian Louboutin e Carolina de Mônaco, entre outras, que têm a sua própria “cabana da Comporta”.

Praia da Comporta e seu lifestyle cool com cabanas à beira do mar em tons de azul turquesa. Foto: divulgação.

 

A Serra da Estrela com sua estação de esqui é outro tesouro português prestes a ser descoberto. Muito mais barato do que as opções francesas e suíças, é uma localização perfeita para os que procuram neve para praticar esportes e todo o lifestyle abaixo de zero graus.

 

 

Para os adeptos da natureza, locais preservados, praias quase virgens, a Costa Vicentina na região do Alentejo tem conquistado moradores de lugares dos mais diversos países, que mencionam a região como muito similar a certas áreas da Austrália.

 

 

Grande demanda

Para quem não se importa com a questão do Golden Visa e está procurando as áreas mais tradicionais, é importante saber que a cidade do Porto vive um microboom com mais demanda do que ofertas, o que vale a reflexão para regiões com perfil similar.  

No momento até Lisboa vive um momento com mais oportunidades. Cascais e regiões satélites são ótimas opções.

 

Apartamento novo em localização estratégica de Lisboa

 

Apartamento novo com living, cozinha e dois dormitórios, localizado em Lisboa, na Avenida João XXI, um moderno condomínio de autoria do Arquiteto Eduardo Souto Moura, em parceria com o atelier Metro Urbe. Perfeito para quem privilegia o tempo, este novo edifício está mesmo no centro de Lisboa e a um passo de todas as comodidades, jardins, teatros, cinemas, restaurantes, escolas, lojas e transportes.

 

Apartamento em condomínio privado em Cascais

 

Apartamento novo localizado no centro de Cascais. Possui 66 m², um dormitório e uma vaga. O condomínio é resultado da transformação do icónico Hotel Cidadela, é um condomínio privado no centro de Cascais que engloba um hotel de cinco estrelas com comodidades que incluem serviço de concierge, porteiro, ginásio, SPA, piscina comum e jardins. 

 

A Bossa Nova Sotheby’s oferece atendimento completo em toda a jornada de compra de um imóvel no exterior. Desde a decisão de compra, curadoria de imóveis, assistência jurídica, acesso a crédito imobiliário, entre outros serviços.


Quer saber mais sobre imóveis em Portugal e no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com nossos consultores.

 

Leia também:
Nova York inusitada
Art Basel 2021 invade Miami
Orlando com retorno garantido
Investir em imóveis alternativos é a nova tendência
Executivos de tecnologia lideram a compra de imóveis de alto padrão internacionais

 

Posts relacionados
Internacional

9 destinos que reúnem o melhor do verão europeu

Viagem para toda família: atrações exclusivas internacionais vivem no radar dos brasileiros e de…
Ler mais
Internacional

Brazilian Connection: 2ª edição trouxe panorama do mercado imobiliário e oportunidades globais

Em grande estilo, encontro online reuniu personalidades de áreas como Inovação, Arquitetura…
Ler mais
Internacional

América Latina quer a Flórida

Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Tampa estão com imóveis que se esgotam rapidamente.
Ler mais