Regras de concessão do visto permanente a quem investe em imóveis no país serão alteradas em 2022

 

Quem tem interesse em adquirir um imóvel em Portugal deve ficar atento às mudanças nas regras de concessão do Golden Visa. Em vigor desde 2012, este programa foi criado pelo governo português para incentivar os investimentos no país com capital estrangeiro. 

Oficialmente o visto é denominado pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal) como ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento) e é uma modalidade de visto de residência no país. É uma autorização de residência temporária para estrangeiros de fora da União Europeia viverem em Portugal, desde que comprovem terem realizado investimentos sob as condições determinadas pelo programa, com dispensa de visto para entrar no território português.

O Golden Visa possibilita que, ao manter o investimento por pelo menos cinco anos, estes estrangeiros tenham direito a solicitar nacionalidade portuguesa. 

 

Apartamento contemporâneo em Cascais com vista para o Rio Tejo

 

O que muda em 2022

A principal mudança do programa é em relação às áreas que farão parte dele. A capital Lisboa, Porto, Algarve, comunidades intermunicipais do litoral e outras cidades e regiões onde o processo de urbanização está bastante avançado foram excluídas do incentivo. Ou seja, a compra de imóveis residenciais nestas localizações não dará mais direito ao ARI e à progressão para solicitar a nacionalidade portuguesa por razão de investimento. Imóveis comerciais nestas áreas ainda fazem parte do programa.

 

Prédio contemporâneo com apartamentos de até 3 dormitórios, no tradicional bairro de Ourique

 

Apartamento clássico e reformado com 3 dormitórios, no Bairro Alto

 

Apartamento moderno com acabamentos de qualidade com 2 dormitórios, próximo ao Bairro das Artes, no Porto

 

O Living Aliados é um novo projeto com plantas de 54 e 128 m² e apartamentos de 1 ou 2 dormitórios, em uma localização privilegiada no centro do Porto.

 

De acordo com o decreto do governo português, a mudança tem o intuito de manter os princípios do programa, que neste momento tem como prioridade incentivar os investimentos no interior do país, onde as regras continuarão em vigor. 

Veja aqui as regiões que farão parte a partir de 2022 para o programa.



Como está o mercado imobiliário em Portugal?

Recentemente fizemos uma matéria sobre isso. Portugal passa por entressafra e tem preços reduzidos com alto potencial de valorização em curto tempo, devido a um período difícil que atravessa em sua macroeconomia. A pandemia afetou o mercado global, mas países com o perfil de Portugal foram mais atingidos e isso se reflete no momento atual, que por sua vez tem efeitos na dinâmica do mercado imobiliário. Reveja aqui a matéria completa.

Para quem procura mais argumentos que componham seu painel para bater o martelo sobre o investimento indicamos uma outra leitura. Nesta matéria levantamos atributos importantes e que devem ser considerados sobre Portugal, tal como a possibilidade de quem deseja empreender, uma vez solicitado o Golden Visa, fazer negócios no âmbito do Espaço Schengen, conjunto de países com as economias mais fortes na Europa.

 

Boa oportunidade. Belas Clube de Campo, residencial e campo de golfe a 30 minutos de Lisboa.

 

Pedidos podem ser feitos até o fim do ano

Apesar de, em média, levarem 3 meses, para serem emitidos, os pedidos de Golden Visa feitos e protocolados até 31 de dezembro de 2021 terão direito a serem analisados de acordo com as regras anteriores às mudanças.

Assim, quem ainda pretende entrar com o pedido nos moldes atuais do programa deve aproveitar os últimos meses de 2021 para realizar todas as etapas do processo.

 

Curadoria Portugal

Nossos consultores realizaram uma curadoria há pouco tempo com imóveis de Portugal. A seguir eles nos indicam mais algumas oportunidades. 

Não deixe de entrar em contato conosco caso esteja interessado em um imóvel no país. Além das propriedades que temos em nosso catálogo, temos ainda como acionar os escritórios da Sotheby ‘s International Realty em Lisboa, Porto e encontrar exatamente o que você procura.

 

Localizado na margem sul do rio Douro, com vista para a cidade velha do Porto. O Rebello Luxury Hotel Apartments é um projeto desenvolvido em um hotel de apartamentos de luxo, com 60 unidades e 46 apartamentos com serviços.

 

Casa localizada no centro de Lisboa, a vinte minutos do centro de Cascais e próxima de praias. Possui uma planta de 130 m² e quatro dormitórios.

 

Cobertura reformada com planta de 145 m² e três dormitórios, em uma zona privilegiada do Parque das Nações.

 

O Estoril Praia Residence está localizado junto às praias da Poça e do Estoril. Com apartamentos de 108 m² e acabamentos diferenciados.

 

Localizado em uma área classificada como Zona Histórica do Porto – Patrimônio Mundial da Unesco. Os apartamentos no residencial Monchique possuem 191 m² e três suítes.

 

Casa com planta de 602 m² de área construída e três suítes, com vista para o mar.

 

Quer saber mais sobre imóveis de alto padrão no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também 
Conexão luso americana
Os endereços mais disputados de Viena
Cresce a procura por imóveis em Portugal e nos Estados Unidos
Mercado internacional começa 2º semestre com grandes oportunidades
Conheça o hotel de luxo de Pharrell Williams e David Grutman em Miami