O mercado imobiliário está em constante evolução e, cada vez mais, podemos observar novas maneiras de negociação, que visam atender com mais precisão às necessidades e aos anseios dos envolvidos nas transações. Diante dessa realidade, aprender um pouco mais sobre como funciona a permuta imobiliária pode ser muito interessante.

Essa alternativa é um pouco menos conhecida do público que não atua nesse segmento, mas ela está disponível para todos e pode ser uma solução interessante para quem deseja, por exemplo, uma unidade de alto padrão. Ficou interessado? Então, não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é a permuta de imóveis?

Como o próprio nome já diz, a permuta de imóveis nada mais é do que a troca de uma propriedade por outra, como casas, apartamentos, lotes, terrenos, prédios e assim por diante. Eles podem possuir um valor equivalente ou não, sendo que, nesse último caso, pode ser necessário um pagamento extra em dinheiro ou outro bem.

Quando há um pagamento complementar, ele leva o nome de torna. Uma situação que vem sendo recorrente em alguns locais é a troca de um terreno por um imóvel construído. Uma pessoa comum que possua um lote, por exemplo, pode negociá-lo com um construtor, que erguerá um prédio no local e, em troca, oferecerá algumas das unidades prontas.

Como funciona a permuta no Imposto de Renda?

Muitas pessoas consideram que o principal benefício de apostar na permuta de imóveis é em relação à tributação. Isso acontece porque, se não houver a torna, que é o pagamento de um montante em dinheiro, esse tipo de negociação fica completamente isento de pagamento de tarifas de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

A lógica para isso é bastante simples: como esse tributo incide apenas sobre as rendas geradas e os bens imobiliários, nesse caso, possuem o mesmo valor monetário, não existe razão plausível para qualquer taxação. Já no caso de haver torna, o imposto incide, de maneira proporcional, apenas sobre essa quantia.

Que cuidados tomar com a permuta imobiliária?

Embora a permuta de imóveis possa ser bastante vantajosa para todos os envolvidos na transação, é essencial tomar alguns cuidados, até mesmo para evitar dores de cabeça no futuro. É imprescindível, por exemplo, fazer um contrato detalhado, no qual devem constar, de maneira clara, todas as informações importantes da negociação.

Entre os dados, você não pode deixar de apontar a responsabilidade pelos tributos e a data da troca efetiva das propriedades. Além disso, é preciso exigir a apresentação da certidão negativa para verificar se há existência de eventuais dívidas, ações judiciais, penhoras ou outros fatos que comprometam a segurança da troca.

Como realizar uma boa permuta de imóveis?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e entendeu os principais detalhes sobre a permuta de imóveis, chegou a hora de conhecer o passo a passo para que você possa fazer esse tipo de negociação com as suas propriedades, experimentando todos os benefícios dessa escolha. Observe a seguir como fazer isso!

Pesquise bastante sobre o mercado

O primeiro passo para fazer uma boa permuta de imóveis é realizar uma ampla e minuciosa pesquisa sobre o mercado imobiliário, com foco maior nos locais em que as unidades envolvidas na troca estejam situadas. Fazendo isso, você ganhará um maior embasamento para as suas decisões e aumentará as chances de encontrar a propriedade que você quer.

Felizmente, você pode fazer isso até mesmo sem sair do seu quarto, visto que a internet é uma excelente fonte de informações sobre esse ramo. Existem muitos sites e portais imobiliários nos quais você pode comparar preços, anúncios e interessados. Outra dica é observar os blogs e artigos de empresas e profissionais do setor, como corretores.

Escolha o imóvel ideal para você

Uma vez que você já esteja mais familiarizado com o mercado imobiliário, chegou a hora de escolher o imóvel ideal para você e para sua família. Afinal, pouco adianta ter a prerrogativa de usufruir de todas as vantagens da permuta se você não achar uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno que ofereça um ambiente interessante.

Será preciso ter um pouco de paciência para procurar e, mais uma vez, a internet pode ser uma poderosa aliada. A grande questão é que, na maioria das vezes, a etapa mais complexa será a de encontrar alguém que também queira fazer uma troca. Nesse caso, a ajuda de um profissional de corretagem e uma imobiliária pode ser imprescindível.

Conte com a ajuda de quem entende

Em qualquer que seja o segmento do mercado, contar com a ajuda de quem realmente entende é sempre uma grande ideia para evitar dores de cabeça, não é mesmo? No setor de propriedades, esse raciocínio pode ser ainda mais evidente, visto que uma casa, um apartamento, terreno ou uma cobertura costumam ter um preço bastante significativo.

Para que a sua permuta de imóveis dê certo e saia do papel, um bom corretor e uma imobiliária renomada podem ser preponderantes, uma vez que eles poderão intermediar a sua relação com o outro dono, ajudar a elaborar o contrato sem erros, conduzir todo o processo, fazer as avaliações e vistorias e fazer uma precificação precisa e justa.

Tenha bastante paciência e atenção

Por fim, em uma permuta de imóveis, ter pressa pode não ser uma boa ideia. Como o processo é bastante vantajoso, vale a pena ir com um pouco mais de calma, procurando uma propriedade bacana, em um bairro que realmente seja perfeito para atender aos anseios, às necessidades, expectativas e demandas da sua família.

Com uma boa orientação profissional, essa é uma opção que tende a beneficiar ambas as partes do negócio, sobretudo do ponto de vista fiscal. Sendo assim, não deixe de ter os cuidados devidos para evitar decisões precipitadas, que podem até mesmo afetar o seu patrimônio.

Como você pôde ver, a permuta de imóveis é uma opção extremamente positiva, porém ainda pouco explorada no mercado imobiliário brasileiro. Somente uma imobiliária como a BNSIR, que tem renome e autoridade nesse segmento, é capaz de apresentar unidades que são equiparáveis na negociação, com proprietários que estão dispostos a fazer a troca!

Gostou de aprender mais sobre a permuta imobiliária? Então, não perca mais tempo, entre em contato com a nossa empresa e conheça nossas opções para permuta!