Grifes como Prada, Saint Laurent e Aimé Leon Dore transformam o café em símbolo de desejo e expressão cultural
A moda sempre foi um espelho da sociedade e hoje, mais do que nunca, reflete os prazeres cotidianos elevados ao status de arte. Um dos fenômenos mais curiosos da cena atual é a ascensão do café como peça-chave no guarda-roupa do lifestyle de luxo. Marcas como Prada, Saint Laurent, Gucci, Carhartt WIP e Aimé Leon Dore aderiram à estética cafeinada e muito mais do que isso, elas a elevaram ao patamar de experiência sensorial, ponto de encontro e vitrine de desejos.
Em Londres, filas deram voltas pelas calçadas da capital britânica para visitar a pop-up da Rhode, marca de beleza de Hailey Bieber. A espera, no entanto, é adoçada por cafés do Kitsuné, servidos como um mimo, ou um pequeno capricho, como diz a tendência que transforma o simples em algo especial. Não se trata de vender bebida, mas de criar experiências que viralizam, conectam e seduzem.
Esse conceito de “luxo acessível” também se materializa nos cafés próprios de grifes. A Alaïa, por exemplo, abriu uma cafeteria em sua boutique londrina. Prada, Saint Laurent e Gucci apostaram em cafés próprios e parcerias estratégicas, transformando a bebida em assinatura. Desde 2013, a Maison Kitsuné reforça essa identidade com o Café Kitsuné, presente em Tóquio, Paris, Nova York e Londres. Já a Carhartt WIP, que lançou sua linha Carhartt Coffee em 2016, surpreendeu em 2024 com uma collab com a Rocket Espresso Milano, resultando em uma sofisticada máquina de café e uma cápsula de roupas combinando.
Na Aimé Leon Dore, o Café Leon Dore surgiu como um prolongamento natural da loja principal em Londres. A proposta mistura bebidas quentes, confeitaria grega e, claro, uma ambientação à altura do Instagram, tudo sob medida para um público que quer vestir e beber a mesma estética.
No fim de 2024, a Maison Margiela levou a tendência a Madri com uma pop-up onde café, fragrâncias e identidade visual se fundiram num só gesto. A coleção “Replica” ganhou vida em oficinas olfativas e cafés servidos em copos personalizados, acompanhados de macarons com a assinatura da marca.
O fenômeno se espalha com ainda mais força quando celebridades entram na onda. Sabrina Carpenter lançou um café em parceria com a Dunkin’, inspirado no hit “Espresso” enquanto Emma Chamberlain elevou o jogo com a Chamberlain Coffee, marca que une autenticidade, influência digital e design desejável.
O café virou ponto de encontro entre estilo, indulgência e identidade. É o novo acessório básico das ruas, do feed e das vitrines. Um gole de modernidade com gosto de tendência.