Internacional

Indo com a maré: a flutuação do câmbio aumenta compras de luxo internacionais

O Relatório da Luxury Outlook revela quais são os destinos mais procurados por investidores de luxo

Quer estejam procurando por um apartamento em Londres ou Tóquio ou uma cobertura em Barcelona, americanos comprando propriedades em outros países – especialmente na Ásia e Europa – se beneficiaram da força do dólar por muitos anos.

Apesar da flutuação nas taxas de câmbio ocorrer diariamente e da variação cambial estar prejudicando a compra de imóveis nos Estados Unidos, ela também contribuiu para o aumento do poder de compra de americanos na Europa e Japão, de acordo com especialistas. E a sede por viagens americana, combinada com seu poder de compra, pode continuar a manter o mercado de luxo bem-sucedido.

“Em 2022, a Portugal Sotheby’s International Realty atingiu o seu melhor resultado até então”, diz Duarte Marques, novo diretor de desenvolvimento da Portugal Sotheby’s International Realty em Lisboa. “Cerca de 52% dos nossos clientes são de origem internacional, com americanos na liderança, seguidos dos britânicos. É importante notar que, há cinco anos, os americanos não estavam nem entre os cinco maiores países consumidores, e agora eles ocupam a primeira posição”.

Durante os últimos dois anos, o euro caiu 8% em comparação ao dólar americano, e caiu 9% nos últimos 5 anos, de acordo com a XE.com. Essa tendência sofreu alteração durante o terceiro quadrimestre de 2023, com o euro subindo para 6% ao ano em relação ao dólar.

“O investimento internacional tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre os brasileiros em busca de diversificação de carteira e oportunidades de retorno em moedas fortes” – Avalia Izi Grinberg, Gerente de Vendas Internacional da Bossa Nova Sotheby´s.

Dólares americanos são uma reserva monetária global, considerados um investimento seguro baseado na estabilidade da economia e do governo. Altas taxas de juros têm contribuído para a força do dólar desde que a Reserva Federal aumentou as taxas, em março de 2022. Espera-se que elas se mantenham elevadas no futuro próximo.

As flutuações cambiais têm sido particularmente dramáticas entre o dólar americano e o iene japonês, que subiu para 25% comparado à moeda americana nos últimos 2 anos e teve uma baixa de 24% nos últimos cinco. Entre novembro de 2022 e novembro de 2023 o valor do iene caiu 5% em relação ao dólar. O valor da moeda começou a cair em janeiro de 2021 e se mantém em queda até o momento.

“O valor baixo do yen em comparação ao dólar é uma grande chance para nós”, diz Mugi Fukushima, gerente da filial List Sotheby ‘s International Realty Japan em Ginza, Tóquio. “A maior parte dos novos projetos de condomínio são populares entre consumidores japoneses, mas eles recentemente passaram a revender suas propriedades para clientes estrangeiros porque podem vender um pouco mais caro graças ao enfraquecimento do yen”.

Taxa de câmbio leva mais americanos a Barcelona

A força do dólar é um dos motivos mais importantes pelos quais os americanos estão comprando propriedades de luxo na Espanha, diz Christoph Toelle, sócio de gestão na Barcelona & Costa Brava Sotheby ‘s International Realty.

O aumento de consumidores americanos teve início antes da pandemia, segundo Toelle. “Atualmente, os clientes americanos representam a maior parcela de todos os compradores estrangeiros em Barcelona”.

Há várias razões para se ter compradores americanos em Barcelona além da taxa de câmbio favorável, diz Toelle.

“O preço comparado de uma propriedade em Barcelona é muito menor do que nas maiores cidades dos Estados Unidos. Além disso, se você investir mais de €500.000 em imóveis na Espanha, pode se candidatar ao Golden Visa”.

“Isso significa que você pode entrar e sair dos países que fazem parte do espaço Schengen quantas vezes quiser, sem a necessidade de um visto, e pode ficar por períodos mais longos na Espanha e no espaço Schengen”.

Toelle diz que muitos clientes americanos pretendem se aposentar em Barcelona.

“Nós os ouvimos dizer que, além da beleza da cidade, das praias e do estilo de vida, eles querem se aposentar aqui por conta do ambiente seguro e do sistema de saúde excelente e de baixo custo”, diz Toelle.

Descontos em casas de Londres

Muitos compradores internacionais foram rápidos em decidir investir em Londres por conta da força de sua moeda, combinado ao fato de que os preços têm caído desde que chegaram a seu ápice em 2014, de acordo com Claire Reynolds, diretora de gestão da
United Kingdom Sotheby ‘s International Realty. Em alguns casos, durante o início da pandemia, compradores chegaram a ter descontos de 40% por esses dois motivos. A libra se fortaleceu desde então, ela diz, mas compradores apoiados pelo dólar ainda estão presenciando taxas de câmbio favoráveis, apesar de não haver mais tanto desconto.

Reynolds diz que algumas áreas centrais de Londres conhecidas por seus pied-à-terres – como Mayfair e Knightsbridge – são especialmente populares entre compradores da Índia e do Oriente Médio. Kensington, Notting Hill e Holland Park são mais populares entre os americanos, que geralmente procuram casas maiores para acomodar a família.

O estilo “lock-and-leave” de apartamento, comum em Mayfair e Kensington, é personificado pelas residências de Four Seasons em Mayfair, ela diz. “Isso realmente deu o tom. Nós descobrimos que compradores estão dispostos a pagar até 30% a mais por essas branded residences”.

Reynolds avisa que o câmbio pode flutuar durante o processo de venda de um imóvel. Uma vez que acordos internacionais podem demorar de um a três meses entre a aceitação da oferta e a conversão cambial para a compra da casa, pode haver mudanças significativas. “Se você comprar em dólares, a questão é quando você vai converter essa moeda em libras”. É importante manter-se atualizado sobre as flutuações de câmbio durante o processo, ela diz.

A popularidade de Portugal auxiliada pela força do dólar

O custo de vida em Portugal, que já era menor que nos Estados Unidos, se tornou ainda mais acessível por causa da apreciação da moeda americana contra o euro, o que contribuiu para voltar a atenção de americanos a Portugal, diz Marques.

“Americanos têm conseguido adquirir propriedades em Portugal com descontos consideráveis, chegando em alguns casos entre 15% e 20% por conta da força do dólar”, Marques explica. “Portugal tem ganhado fama graças ao seu clima (com uma média de
300 dias ensolarados por ano), o senso de segurança, e a qualidade do sistema de saúde. Por exemplo, o custo mensal de um plano de saúde nos Estados Unidos pode cobrir um ano todo em Portugal, e com muito mais benefícios”.

A taxa cambial favorável para os americanos também fez de Portugal um polo para nômades digitais, explica Marques.

“Lisboa costuma ranquear nas listas de melhores cidades do mundo para nômades digitais”, ele diz. “Isso tem aumentado o encanto do país para um público internacional”.

Em resposta ao influxo de americanos, o novo departamento de desenvolvimento da Portugal Sotheby’s International Realty está trabalhando junto de empreendedores para criar produtos sob medida para clientes de luxo americanos e outros compradores de fora, Marques diz.

A força do dólar atrai mais consumidores para o Japão

Apesar de alguns verem a fraqueza do yen como algo negativo, Fukushima toma isso como uma oportunidade de atrair mais compradores estrangeiros para o Japão.

“Nós estamos vendo mais singapurianos considerando comprar propriedades, principalmente nos resorts de ski do Japão”, fala Fukushima. “Além disso, eles determinaram o Japão como destino para seus fundos de investimento, por conta de o imposto residencial aumentar em Singapura”.

Em resposta ao aumento de compradores de luxo estrangeiros, a List Sotheby’s International Realty do Japão está expandindo seu mercado para o exterior.

“Nós continuaremos a reforçar nosso serviço de aproximação com os clientes”, Fukushima diz. “Agora vamos a países diferentes todo o mês para apresentar palestras sobre o mercado imobiliário japonês. Recentemente estivemos em Singapura, e conseguimos contatar muitos clientes”.

A List Sotheby’s International Realty, Japan também planeja desenvolver estilos de habitação mais atraentes a estrangeiros, diz Fukushima.

“A maioria deles está interessado em condomínios urbanos de Tóquio e na região de Quioto, mas também percebemos muito interesse em diferentes resorts de ski e em regiões oceânicas”, ele comenta.

Outra tendência, de acordo com Fukushima, é o crescimento do interesse entre cidadãos japoneses em comprar propriedades fora do país.

“Enquanto o número de clientes no exterior cresce, o número de japoneses que querem comprar imóveis internacionais – especialmente na Ásia e no Havaí – também está crescendo”, comenta ele.

“Talvez a maioria deles esteja planejando transferir seus investimentos para o exterior. A movimentação de câmbio atual não nos traz nada senão oportunidade.”

Compradores em dinheiro e flutuações de câmbio

Dada a complexidade da compra de imóveis em outros países e, em muitos casos, da disponibilidade limitada de financiamento hipotecário para consumidores estrangeiros, a maioria dos clientes de luxo ao redor do mundo paga em dinheiro. Combinar o momento da compra com uma redução de taxas cambiais pode ser quase impossível, mas a tendência geral de um dólar mais forte continua a beneficiar os compradores americanos.

No Japão, clientes estrangeiros são obrigados a comprar imóveis com dinheiro em espécie, diz Fukushima. Como resultado, o país tem tido um crescimento generalizado de compradores em dinheiro devido ao influxo de clientes de fora.

Marques estima que 95% dos clientes da Portugal Sotheby’s International Realty pagam em dinheiro, mas há outras opções de financiamento. “Temos ótimas parcerias com os maiores bancos de Portugal para facilitar o financiamento a compradores estrangeiros, incluindo americanos”, diz Marques.

“Nossas parcerias também se estendem aos setores fiscal e jurídico, garantindo que estamos preparados para auxiliar americanos a otimizar suas estratégias fiscais ao investir em Portugal”.

Na Espanha, a maioria dos compradores internacionais – principalmente americanos – pagam com dinheiro em espécie, diz Toelle.

“Alguns compradores preferem ter financiamento externo, pois seu patrimônio líquido é investido com maior rendimento do que juros a serem pagos para o financiamento externo na Espanha”.

Para conferir as principais propriedades internacionais, entre em contato e fale com um de nossos consultores.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais