Internacional

5 lugares mais românticos do mundo para morar

O Blog da Bossa Nova indica lugares mais apaixonantes ao redor do mundo para ser seu próximo endereço

Ainda que o mundo pareça estar cada vez mais caótico, sempre é tempo de se apaixonar. O que não falta, são lugares românticos por aí que simultaneamente roubarão seu coração e tirarão o fôlego, quer você esteja acompanhado ou não.

De ilhas paradisíacas a cidades encantadoras e vilas vibrantes, não dá para negar que existem lugares deslumbrantes em todo o planeta. Se for possível escolher esse destino como novo endereço então, melhor ainda. Confira e se apaixone.

Paris, França

Existem inúmeros motivos para morar em Paris. A França, afinal, é o país mais visitado do mundo e sua capital é a principal razão: com museus de classe mundial, avenidas abertas, arquitetura Belle Époque e culinária distinta, o lugar é conhecido não apenas como a capital cultural da Europa, mas talvez do mundo. 

No entanto, não é apenas a realidade de Paris que atrai seus moradores. É a fantasia. A Cidade da Luz, afinal, foi romantizada para a maioria das pessoas desde o nascimento, em livros de Victor Hugo e Ernest Hemingway, filmes como Sinfonia de Paris (1951) e Moulin Rouge (2001) e pela ótica de fotógrafos como Brassaï e Henri Cartier Bresson.

Brassaï e as noites parisienses

Paris é o que é, mesmo fora das lentes das câmeras que apontam para seus principais pontos. Romântica e autêntica, morar na capital significa respirar a história das principais épocas do mundo, as quais foram transformadas sem perder sua essência. Ao escolher se apaixonar por Paris, se prepare para trabalhar na varanda de casa ao som de jazz na rua com cheiro de croissants frescos na esquina. Bem como contam os filmes.

Mykonos, Grécia

A Grécia foi eleita pela Stuff Travel como o principal destino europeu para se aposentar. “Com suas ruínas antigas, vilas de pescadores coloridas, ilhas ensolaradas banhadas pelo azul claro do mar Egeu e uma cozinha que aproveita ao máximo os frutos do mar superlativos do país, azeite, queijo feta e produtos frescos, a Grécia é um destino de férias e aposentadoria dos sonhos”, escreveu o artigo.

Entre os lugares mais recomendados para se estabelecer estão Mykonos, Atenas, Santorini, Rodes, Corfu e Thessaloniki.

De todas, Mykonos é a que de longe, mais se destaca. Da Segunda Guerra Mundial em diante, a região também recebeu uma grande quantidade de artistas e escritores, muitos dos quais imortalizaram suas experiências de sua paisagem acidentada e mar azul-turquesa em seus trabalhos. Apesar das multidões e de sua tendência a ficar perdido vagando por suas ruas sinuosas, Lawrence Durrell, romancista e poeta britânico, escreveu que, “ainda que muitos turistas venham com sua tagarelice e seu lixo, a pequena Mykonos não decepcionará o estranho” – uma afirmação que ainda permanece verdadeira. Le Corbusier, arquiteto suíço, por outro lado, estava totalmente apaixonado por seus edifícios pintados de branco e persianas azul-celeste: “O que quer que a arquitetura tenha a dizer, disse aqui”.

Veneza, Itália

Região que dispensa introduções, Veneza é dividida em seis bairros conhecidos em italiano como sestieri

Embora todos os seis sestieri sejam, sem dúvida, venezianos, cada um tem seus próprios encantos e sabores distintos. Este padrão manteve-se mais ou menos inalterado desde a chegada dos romanos à Lagoa. Entre eles estão: 

São Marcos, considerado o “melhor bairro para cenas venezianas icônicas”. É o lugar para ficar se você é apaixonado por prédios centenários e luxo.

São Polo, também conhecido como o “melhor bairro para cruzar dois mundos”. Por ser o menor dos seis bairros, ele entrega uma visão completa do Grande Canal.

Dorsoduro e Giudecca, ou  o “melhor bairro para procurar o lado moderno de Veneza”. Localizado mais ao sul, o sestieri Dorsoduro, que inclui a ilha de Giudecca, tem alguns dos museus mais interessantes de Veneza e as universidades mais populosas, recheado de vida jovem.

Castello, ou o “melhor bairro para mergulhar na arte”. Embora Dorsoduro possa ostentar algumas coleções incríveis, pode-se dizer que o verdadeiro centro artístico da cidade é Castello. De frente para a Lagoa e mais silencioso do que seu vizinho lotado San Marco, Castello é o domínio da grandiosa Bienal de Veneza.

Cannaregio, ou o “melhor bairro para se sentir como um verdadeiro local”. Cannaregio é o maior e mais populoso sestiere veneziano. Fica bem perto da estação de trem de Veneza, Santa Lucia, e por isso fervilha de atividade – passageiros que chegam do continente para seu dia de trabalho, pessoas que vão e voltam das áreas mais centrais da cidade. Ao contrário de San Marco, porém, a vibração de Cannaregio permanece mais local e informal.

Santa Cruz, ou o “melhor bairro para passeios de um dia”. Quem deseja morar em Veneza, deve saber que Santa Croce é o único sestiere, onde carros e ônibus podem circular antes de terem que parar devido à falta de estradas e à abundância de canais. É onde fica a estação ferroviária de Santa Lucia e a principal porta de entrada na cidade para quem chega pela ponte que liga Veneza ao continente. É uma ótima escolha se a cidade não for a única parada de sua jornada para esta parte da Itália.

Costa Amalfitana, Itália

Como o assunto é se apaixonar, a Itália garante duas posições por aqui. As cidades presentes na Costa Amalfitana carregam o dia a dia de quem busca viver com paisagens impressas em cartões postais e bem próximos à natureza. Aqui, as opções são: Amalfi, Capri, Minori e Maiori, Praiano, Positano, Ravello e Salerno.

Maui, Havaí (EUA)

Por último, mas não menos importante, Maui no Havaí vem se destacando não apenas por suas praias paradisíacas, surfe e belezas naturais. A tendência em morar na região vem acompanhada por um isolamento em um local seguro e tranquilo de se viver. 

O custo de vida alto ali reflete nos altos padrões norte-americanos conhecidos que entregam um bom sistema de ensino, uma segurança despreocupada e acima de tudo, qualidade de vida. Outra razão que ajuda na hora da mudança é a certeza de um anonimato em uma região livre do caos urbano.

Essa última oferta fez com que donos de grandes empresas optassem pela vida em Maui, como Jeff Bezos, Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg, Howard Schultz e outros.

A Bossa Nova Sotheby’s te conecta aos destinos mais exclusivos do mundo, sem sair de casa, e com suas visitas todas programadas aqui do Brasil. Viva a experiência Bossa Nova Sotheby’s . Acesse o site e fale com nossos consultores internacionais.

Posts relacionados
Internacional

Dubai: O destino do futuro para investidores globais

Descubra como Dubai se tornou a segunda cidade mais visitada do mundo e um destino atraente para…
Ler mais
Internacional

10 maratonas de rua internacionais para expandir seus horizontes

Descubra as melhores maratonas ao redor do mundo e compartilhe a experiência de correr em terras…
Ler mais
Internacional

Descubra por que Orlando atrai investidores brasileiros para o mercado imobiliário

Rodolfo Milanez, especialista em vendas da Lennar Brazil, compartilha sua visão sobre o crescente…
Ler mais