Mercado

De espaço Youtuber a “aeroporto” de drone: bem-vindo aos condomínios do futuro

Para conquistar moradores, novos empreendimentos se adequam às necessidades do novo normal e oferecem experiências dignas de filmes de ficção científica

Comprar um imóvel em condomínios recém-inaugurados ou em construção, tem suas vantagens. Entre elas, a possibilidade de desfrutar do que há de mais moderno em termos de tecnologia, sustentabilidade e comodidade. Não à toa, em São Paulo, os imóveis novos estão vivendo seu melhor momento em quase 20 anos. 

De acordo com pesquisa do Secovi-SP, somente em maio deste ano, 5.883 unidades residenciais novas foram comercializadas na capital paulista. É um número 44% superior ao de abril e 144% maior do que o registrado em maio de 2020.  

Diversos fatores justificam essa alta. Primeiro, a busca por mais espaço e por áreas externas, que se tornou prioridade durante a pandemia. Também de olho na mudança de comportamento, com os moradores passando mais tempo em casa, as incorporadoras têm adaptado projetos já em andamento para oferecer diferenciais aos clientes. 

E não estamos falando somente de áreas de lazer tradicionais ou dos espaços para coworking, cada vez mais profissionais no sentido puro da palavra, mas de estruturas até então inéditas nos condomínios. Confira a seguir algumas delas.

 

Megaempreendimentos com shopping e mais 

Pioneiro na união entre residência e centro de compras, o complexo Cidade Jardim vem sendo seguido por um número cada vez maior de novos empreendimentos, que procuram atender à crescente demanda dos novos proprietários por praticidade e conveniência, com projetos que incluem a construção de prédios e espaços para comércios e serviços incorporados aos imóveis residenciais.

 

Funchal 641

Funchal 641, um inovador complexo imobiliário de uso misto em um dos pontos mais disputados de São Paulo. Ao lado do Parque do Povo, no coração da Vila Olímpia e da porção mais sofisticada da Av. Faria Lima. Com residências, flats, lajes corporativas, lojas de serviços e comércio, o projeto conta com uma elaborada estrutura de acessos, que garante a privacidade e segurança dos moradores. 

 

Casa automatizada (inclusive central de aspiração de pó)

Outra tendência abraçada pelo Parque Global e por muitos outros empreendimentos recém-lançados no país é a automação “de fábrica”: tomadas USB, sistema de persiana, ar-condicionado e iluminação já integrados e prontos para serem ativados pelo celular.

Quando anunciam a automação, geralmente as incorporadoras oferecem em cada unidade uma controladora com capacidade de integrar mais de dez dispositivos. Entram na lista ainda tecnologias que maximizam a distribuição do Wi-Fi pelo apartamento e até mesmo uma central de aspiração de pó. 

 

Casa Lafer

Casa Lafer, lançamento com 424 m² no Itaim, com projeto de Pablo Slemenson e design de interiores de Patricia Anastassiadis, oferece infraestrutura para automação de suas unidades.

Essa última novidade vem da incorporadora Nazca, no Espírito Santo. Em um de seus empreendimentos, todos os cômodos são interligados por um sistema de tubulação e uma máquina no hall de serviços do apartamento. Basta conectar uma mangueira ao aparelho para manter os espaços livres da poeira.

A automação também se estende às áreas comuns do condomínio, com sistemas inteligentes de refrigeração, irrigação do jardim e climatização. Entre as vantagens, a economia.

“Após dois anos, o condomínio passaria a economizar 8% ao mês, ou até 15%, em casos de edifícios já preparados para automação”, explica José Roberto Muratori, da empresa Marbie Systems e da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial). Fonte

 

Hóriz Ibirapuera

Hóriz Ibirapuera, um ícone com vista eterna para o Parque do Ibirapuera e diversos recursos de sustentabilidade. Um projeto que integra arquitetura, natureza e bem-estar com a conveniência da infraestrutura que São Paulo oferece. Localizado em um dos raros espaços da região, na Rua Manuel da Nóbrega agrega conforto, tranquilidade, bem próximo aos Jardins e Avenida Paulista.

 

Fazer compras sem sair do condomínio

Essa tendência está totalmente alinhada ao momento atual. Alguns prédios estão sendo construídos já com um espaço para mercado, ou adequando áreas já existentes para atender os condôminos. Em São Paulo, a startup Market4U instala vending machines e pequenos pontos de venda de alimentos, bebidas e outros produtos disponíveis 24 horas por dia. 

Com a evolução da tecnologia, é provável que as possibilidades se ampliem ainda mais, com os sistemas automatizados de pagamento, que já permitem a realização de compras sem a necessidade de um profissional por perto.

 

Cidade Matarazzo

Cidade Matarazzo, lançamento a poucos metros da Avenida Paulista e um dos maiores parque privados de São Paulo com gastronomia, entretenimento, cultura, lojas e centenas de m² de flora tropical com árvores centenárias.

 

Espaços de convivência do futuro

Piscina, área de jogos, salão de festas? Sim, mas muito mais que isso. Além do espaço para os pets, e de áreas esportivas mais equipadas, novos espaços compartilhados visam atender necessidades bem características do novo normal.

Em matéria recente, o jornal A Gazeta, do Espírito Santo, destaca empreendimentos com estúdio de gravação para youtubers, com fundo branco, equipamentos de filmagem e iluminação profissional. Outra novidade é uma arena gamer, com supercomputadores, TVs de última geração e cadeiras confortáveis para criar um ambiente propício aos e-Sports. 

 

“Droneporto”: de olho no futuro

O uso de drones para filmagens, lazer e segurança já é uma realidade nas nossas vidas. E é consenso entre os especialistas que, em breve, eles serão também usados para realizar entregas. Na verdade, essa finalidade já é aprovada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) desde agosto. 

Pensando nisso, a incorporadora capixaba Mazzini Gomes, oferece em um de seus empreendimentos uma pista de pouso para drones. Batizado de drone port, a ideia é que, quando o serviço já estiver disponível, os moradores possam receber suas encomendas do céu, sem sair de casa.

 

Diarista, personal trainer e dog walker, tudo pelo celular

A possibilidade de contratar serviços pela própria administradora do condomínio já é uma realidade, cada vez mais expandida. No Housi Bela Cintra, em São Paulo, da Vitacon, um aplicativo permite aos moradores fazer compras no minimercado, agendar serviços de lavanderia, dog walker e manutenção.

Nos empreendimentos da SKR Incorporadora, também na capital paulista, há facilidades semelhantes, além da possibilidade de alugar carros, bicicletas e patinetes.

 

Áreas específicas para delivery e encomendas

Muito além da pizza, os serviços de delivery explodiram na pandemia. Pensando nisso, e enquanto os drone ports não se expandem, condomínios têm criado áreas específicas para recebimento de entregas e alguns lançamentos já contam inclusive com espaços para acomodar melhor as compras dos moradores.

Até prédios com portaria remota agora podem ser equipados com armários inteligentes, uma solução automatizada, onde o entregador interage com uma tela, escolhe o apartamento e entrega a encomenda, que fica armazenada até a chegada do morador.

 

Blues Perdizes

Blues Perdizes, em sintonia com seu estilo arquitetônico contemporâneo com elementos pós-industriais, plantas com diversas metragens que se adaptam às necessidades dos moradores, inclusive com unidades duplex, o breve lançamento conta com a inovação space delivery.

 

Sustentabilidade com direito a tomada para carro elétrico 

Modernidade e sustentabilidade caminham juntos. Os novos empreendimentos buscam certificações internacionais que atestam o uso inteligente de recursos naturais. Entre os diferenciais, projetos que valorizam a iluminação natural, materiais sustentáveis, uso de fontes renováveis de energia e muita área verde.

 

Hóriz Ibirapuera

*Foto ilustrativa

Mais uma vez destaque para o Hóriz Ibirapuera e sua preocupação com o meio ambiente. O lançamento oferece aos seus novos moradores garagem com tomadas para carros elétricos.


Quer saber sobre tendências do mercado imobiliário de alto padrão? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também
Coleção BNSIR: Lançamentos
Cresce a procura por imóveis na praia
Bem-vindo inverno: cenários perfeitos para se aquecer
10 opções de imóveis para quem está planejando dar o próximo passo
10 imóveis para comprar que apresentam tendências do mercado imobiliário

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais