ArquidecorArquitetura e Decoração

Combinação de metais

Bronze, latão, níquel, cromo-metálicos coexistem, criando interiores exclusivos com profundidade e personalidade

 

Bronze, latão, níquel, cromo-metálicos fazem alguns dos acabamentos mais diferenciados da casa. E a beleza é que você não precisa escolher apenas um. “A combinação de diferentes acabamentos de metal e brilho dá a impressão de que um design evoluiu ao longo do tempo”, diz Killy Scheer da Scheer & Co., uma empresa de design de interiores em Austin, Texas. “É uma ótima maneira de criar profundidade e um visual acolhedor”.

 

Mantenha as coisas em equilíbrio

Embora a incorporação de vários metais em um único espaço dê um tom de inspiração, a maioria dos designers sugere a seleção de um material principal que se repete ao longo do tempo. Scheer recomenda o uso de um metal dominante e depois a escolha de algumas interações de apoio para usar como complementos. “Se você estiver trabalhando com vários componentes diferentes, faça com que o metal dominante seja fácil de combinar entre diferentes marcas”, diz ela. “O cromo parece basicamente o mesmo, não importa o fabricante, enquanto o bronze lubrificado com óleo pode variar. Nesse caso, o cromo seria seu metal dominante e o bronze lubrificado com óleo poderia ser o seu complemento; basta ter certeza de que tudo vem do mesmo fabricante, para que os acabamentos sempre combinem”.

A designer Stephanie Brown, de Vancouver, também prefere identificar um metal como o acabamento arquitetônico. “Ele faz uma aparência consistente em toda a casa”, diz ela. “Normalmente o usamos em ferragens de portas, grades, instalações de encanamento, iluminação e ferragens de armários. Em seguida, trazemos um ou dois outros acabamentos de metal em toda a parte como complementos especiais”.

A razão pela qual muitas vezes é melhor ficar com um metal de chumbo é que o visual pode ficar confuso quando os tons quentes e frios estão todos competindo pelos holofotes, diz a designer nova-iorquina Ghislaine Viñas. É importante estabelecer uma hierarquia. Se você estiver trabalhando com latão, por exemplo, tenha as maçanetas das portas, ferragens e características arquitetônicas como torneiras feitas em latão, e acessórios com outros metais quentes como cobre ou folha de ouro. “Isto ajuda a criar um espaço coeso e equilibrado”, diz Viñas.

Outra maneira de criar equilíbrio é brincando com a maneira como diferentes materiais e superfícies refletem a luz, diz Cara Fox, proprietária e designer líder do The Fox Group em Salt Lake City. Ela sugere misturar um acabamento como latão não lacado – um metal vivo que patina ao longo do tempo com uma tinta de alta lacagem que é realmente brilhante. “Da mesma forma, um preto mate ou níquel acetinado emparelhado com veludo ou outro tecido brilhante cria um belo contraste de brilhos. O linho emparelhado com um metal brilhante criará o mesmo efeito”, diz Fox.

Créditos: Scott Davis

 

Uma cozinha projetada pelo The Fox Group, muda o visual com iluminação suspensa e ferragens de portas e armários. Brincar com a luz é uma maneira de misturar materiais, diz Cara Fox, proprietária e designer líder da empresa.

 

Considere a paleta de cores

Os metais têm tons quentes ou frios, e se você mantém todas as temperaturas ou mistura é uma questão de preferência. Por exemplo, Mary Maydan, fundadora e diretora da Maydan Architects em Palo Alto, Califórnia, prefere usar a família de uma cor. Quando a paleta de cores é branca e cinza, por exemplo, ela frequentemente adiciona metais em tons frios, como cromo, aço inoxidável ou prata. “Dito isto, pode ser agradável adicionar um metal, como o cobre, que não está na mesma família para dar calor à sala. Muitas vezes, fazemos isso com uma peça de destaque, como uma escultura de metal de cobre em uma biblioteca”, diz ela.

A chave para criar um visual com curadoria é a repetição, diz Nicole Michael da Nicole Michael Designs, em Los Angeles. “Por exemplo, se uma luminária de sala de estar é de latão envelhecido, utilize novamente através de um acessório, uma mesa de bebidas, um espelho decorativo ou até mesmo molduras de quadros”, diz ela. “Quando você repete as cores, ajuda seu olhar a viajar pelo espaço, criando equilíbrio na sala”.

 

Crie contraste

Para evitar um toque muito industrial, combine o visual com outras texturas. “Materiais naturais como pedra e madeira sempre se misturam bem com metais – mas, na verdade, a chave para misturar qualquer coisa com sucesso é criar os contrastes certos”, diz Scheer.

Em um interior mais eclético ou tradicional, a cor marrom pode combinar com toques de latão, como luminárias com tonalidades ricas em móveis, como veludos com tons de jóias ou couro cor de conhaque. Em um interior mais minimalista com metal preto e dourado rosa, ela mantém móveis e tecidos macios e monocromáticos em tons de cinza e branco com variação textural.

“Um acabamento metálico que consideramos neutro é o aço inoxidável”, diz Brown. “Para mim, é o equivalente ao jeans azul; é tão comum e subestimado que normalmente não é considerado como um metal e você pode facilmente colocar outros metais com ele no mesmo espaço”. Por exemplo, aparelhos de cozinha inoxidáveis podem ser emparelhados com um ou dois acabamentos mais metálicos nas ferragens, canalização e luzes do armário.

 

Créditos: Garrett Rowland

 

Uma sala de estar em Los Feliz, Califórnia, projetada pela Ghislaine Viñas, mistura metais de forma elegante e levemente sutil, criando uma hierarquia de materiais.

 

Considere o espaço 

Apenas como e onde você mistura seus metais importa. “Um banheiro é um ótimo lugar para se misturar metais”, diz Michael. Por exemplo, as ferragens do gabinete e da porta podem ser um acabamento, as luminárias um segundo acabamento, e as luminárias do espelho e do encanamento podem ser o terceiro acabamento (considere procurar uma peça de dois tons para ajudar a amarrar tudo junto), diz ela. “Nunca misture os acabamentos de encanamento: Se a torneira for um acabamento e o chuveiro e o registro forem um acabamento diferente, será lido como um erro”.

Luminárias e móveis – uma lâmpada dourada vintage e uma mesa de café de metal preto fosco – podem proporcionar uma grande oportunidade para misturar acabamentos metálicos, diz Brown. Mas este efeito também pode ser alcançado através do uso de acessórios – objetos escultóricos em ouro mate e molduras em suas prateleiras são um ponto de partida fácil, diz Brown.

 

Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão decorados? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Adaptação | Reside





Leia também:
A beleza do Boho Chic
Minimalista, mas aconchegante
As tendências da CasaCor SP 2021
Marcenaria contemporânea inteligente
Tactile design: arquidecor para ver, tocar e sentir

 

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais