Cada vez mais conceituais e alternativos, os espaços de culinária vegana chamam atenção não apenas pelo cardápio, mas também por suas propostas elaboradas. A Bossa Nova Sotheby’s montou um roteiro com os principais lugares para você conhecer.
Se algum dia encontrar um restaurante vegano era um problema, hoje a dificuldade está em escolher qual o melhor lugar para visitar. As opções de refeições 100% orgânicas aumentaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, chamando a atenção até mesmo daqueles que comem carne, mas gostam de conferir novidades e experimentar menus diferentes.
Para quem já é adepto do veganismo sabe que esse estilo de vida começa no prato. Como o número de pessoas que começaram a praticar esse tipo de dieta cresce consideravelmente, uma das principais tendências da gastronomia é levar, cada vez mais, novas casas de culinária vegana para os consumidores e incluir também essa opção em cardápios não exclusivamente veganos.
A Bossa Nova Sotheby’s selecionou as principais dicas de restaurantes veganos para você conferir.
Teva
Localizado em Ipanema, o local se apresenta como um bar e restaurante de culinária vegetal contemporânea e está certificado como Empresa B – locais que se comprometem pessoalmente e institucionalmente a tomar decisões que levam em consideração os impactos na sociedade e no meio ambiente.
Com um interior intimista e familiar, alguns dos carros chefes são seitan à milanesa ao molho béarnaise com arroz maluco, batata palha e couve refogada com alho, homus chermoula, palmito com salsa hogao, carpaccio de cogumelo portobello, lasanha de vegetais, entre outras opções.
Purana.Co
Premiado como melhor restaurante vegano de São Paulo pela Veja São Paulo, o Purana.Co é um estabelecimento plant-based, 100% orgânico e sem glúten intencional, localizado na região de Pinheiros.
Com ambiente claro e arejado, o local oferece penne ao molho de fondue de queijo, moqueca de frutos da mata, torta de pupunha com ora-pro-nóbis, torta de cogumelo, wrap buquê da floresta, guacamole com nachos, torta de banana proteica, entre outras dezenas de opções.
Prana
Para quem gosta de visitar um restaurante e aproveitar o máximo possível de tempo, o Prana é a opção perfeita. Localizado no Jardim Botânico, no Rio, o local possui uma decoração minimalista clássica, boa para aquele date ou até mesmo para uma conversa com aquele amigo que não vê faz tempo.
O restaurante possui um menu principal com entradas, sanduíches, pratos e sobremesas e um menu para os apaixonados por pizza que oferece opções como berinjela à parmegiana, beterraba defumada, pera com gorgonzola e opção doce de brigadeiro de castanha de caju.
Casa RAW
Queridinho dos passeios elegantes e alternativos, a Casa Raw, em Perdizes, oferece um ambiente tão natural quanto o seu cardápio, com um jardim aberto para realizar aquele almoço ao ar livre.
Algumas das opções do menu são: bruschettas da casa, salada de quinoa, nhoque de abóbora, lasanha de pupunha e cogumelos, cheeseburger com batatas, falafel, spaghetti al limone, panqueca de doce de leite, tiramissu, torta de chocolate com laranja e muito mais.
Cajuí Brasil
Localizado na Aspicuelta, coração da Vila Madalena, o Cajuí Brasil recebeu destaque na CNN após a sua inauguração no final de 2019. O restaurante possui cardápio sazonal feito a partir de plantas, com ingredientes 100% orgânicos e possui uma estética instagramável para quem gosta.
Com entradas, pratos principais, lanches e sobremesa é possível encontrar arroz negro orgânico, hambúrguer de tempeh com batatas chips, feijoada vegana, lasanha de abóbora, scramble de tofu, minipastéis de palmito orgânico, entre outros pratos.
Fratelli Basilico
Para os amantes de pizza, o Fratelli Basilico possui um cardápio extenso com vários sabores. Localizado em Moema, o restaurante oferece um espaço aconchegante e familiar, perfeito para reunir os amigos.
As entradas são divididas em crostini e burratas, as pizzas salgadas e doces são trabalhadas com farinha italiana de trigo ou sem glúten.