Com 400 anos de história, a atração é procurada como destino turístico em pontos que dispensam apresentações como Singapura, Tóquio, Canadá e agora, São Paulo, com inauguração prevista ainda neste ano, sendo a maior da América Latina.
Nos últimos anos, as rodas-gigantes aparecem menos como símbolo de parques de diversão e mais como marcas voltadas ao setor do turismo. Este fenômeno acontece desde a década de 1990, devido à tendência internacional de cidades que apresentam instalações cada vez maiores, como por exemplo em Dubai, região especializada em bater recordes, que apresentou no ano passado a maior roda gigante do mundo, com 250 metros de altura.
Aqui na América Latina, a maior roda-gigante está sendo construída no Parque Cândido Portinari (Villa Lobos), na zona oeste da capital paulista, com a inauguração prevista até final deste ano. A obra terá 91 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares e já está chamando atenção de quem passa pela marginal Pinheiros. Assim que estiver concluída, poderá transportar 420 pessoas por vez.Enquanto a data de abertura não chega, a Bossa Nova Sotheby’s selecionou 8 destinos com rodas-gigantes para conhecer ao redor do mundo.
Singapore Flyer
Exemplo de organização urbana e gastronomia estrelada, Singapura é um destino para voltar inúmeras vezes. A roda-gigante Singapore Flyer possui 165 metros acima do grandioso Marina Bay e oferece drinques e jantares nas alturas durante as duas voltas de uma hora.
Big-O
Localizada em Tóquio, no Japão, a obra carrega este nome por ser a primeira roda gigante do mundo a não ter um centro. Com diâmetro de 60 metros e altura de 80 metros, a diversão é garantida com algumas cabines oferecendo karaokê para completar o passeio. Um detalhe interessante é que a maior montanha-russa da cidade passa pelo meio da Big-O, atingindo uma velocidade de 130 quilômetros por hora.
Tianjin Eye
Localizada na China, a construção possui 120 metros de altura e é uma das poucas rodas-gigantes do mundo construída sobre uma ponte, entregando uma vista incrível da cidade. As cabines transportam 800 passageiros por hora e a rotação dura 30 minutos.
Niagara SkyWheel
Pouco menos de 60 metros de altura, a Niagara SkyWheel não é uma das rodas-gigantes mais altas do mundo, mas possui um detalhe que a coloca a frente de muitas outras: ela oferece aos passageiros uma vista excepcional das Cataratas do Niágara, localizada no Canadá, um dos passeios turísticos mais procurados entre os viajantes.
London Eye
Com 135 metros de altura e 30 minutos de passeio, a famosa London Eye foi inaugurada nos anos 2000 como uma atração temporária e hoje em dia é um dos principais pontos turísticos da capital britânica, oferecendo uma vista privilegiada do Rio Tamisa e do Big Ben.
Melbourne Star
A grande estrela australiana conta 120 metros acima do chão, e possui uma vista de até 40 quilômetros. Durante o passeio, os visitantes – na maioria das vezes turistas – são agraciados com um sistema de áudio que conta histórias sobre a cidade.
High Roller Las Vegas
Localizada a 167 metros acima da avenida Strip, os visitantes podem apreciar experiências exóticas como a cidade inspira. Entre elas estão, degustações de chocolate e até mesmo sessões de yoga personalizadas. E claro, como a boa e velha Las Vegas, uma das cabines conta com um open bar que garante uma experiência única durante os 30 minutos de volta.
Wiener Riesenrad
Localizada em Viena, na Áustria, a construção leva o prêmio de roda-gigante mais antiga do mundo ainda em operação. Originalmente, ela foi construída em 1897 para homenagear o 50º Jubileu do Imperador Franz Josef I e segue como uma das principais atrações da cidade. Com 65 metros de altura, pode não ser a mais alta, mas certamente é uma das mais históricas.
Quer conhecer propriedades nos destinos mais exclusivos do mundo com serviço imobiliário completo? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com nossos consultores.