Tradicional evento de arte moderna e contemporânea reunirá obras de 253 galerias líderes mundiais, além de realizar uma série de ações e intervenções artístico-culturais
Miami aguarda com ansiedade o reencontro com uma grande conhecida. De 2 a 4 de dezembro, a feira de arte moderna e contemporânea Art Basel retorna publicamente e presencialmente à cidade, embora eventos privados aconteçam a partir do dia 30 de novembro para imprensa e convidados.
O tradicional evento que anualmente transforma a alegre cidade americana em uma meca artístico-cultural, representa muito mais do que uma data no calendário sazonal de Miami. Art Basel ao longo dos anos deixou sua marca e legado em diversas áreas da cidade. Um ótimo exemplo é o hoje badalado bairro de Winwood.
Edição de 2021
Uma cidade que exala arte, cultura e cores, Miami tem uma conexão muito especial com a Art Basel. E 2021 será também um ano especial. Um ano de retomada. Em 2020 o evento foi realizado de forma virtual, todo online, em razão da pandemia.
A edição de 2021 virá carregada de emoções, sentimentos, produções e muita, muita arte e cultura. Ao todo serão expostas na feira principal obras de 253 galerias líderes mundiais. Uma seleção da mais alta qualidade de obras em todos os meios de comunicação, desde obras-primas raras e históricas até novas peças criadas por vozes artísticas emergentes dos dias de hoje.
Galerie Karsten Greve
303 Gallery
Barbara Mathes Gallery
Conversations
Também parte deste bloco principal, a programação dos painéis de debates, tradicionalmente curados por Edward Winkelman, são bastante aguardados pelo público ávido por debater tudo o que tem se passado com o mundo e as pessoas, na esfera macro e micro, no universo e no subjetivo.
Ao todo serão 10 painéis, que reúnem artistas líderes, galeristas, coleccionadores, historiadores de arte, curadores, diretores de museus e críticos de todo o mundo que discutem diversas questões como a ascensão da arte NFT no mercado de arte à questões de resiliência pós-pandémica e à necessidade de reinventar o museu, tal como o conhecemos.
Todas as discussões do painel serão transmitidas diretamente no Facebook e gravadas (consultar programação no site oficial da organização).
Art Basel, uma proposta e ideologia
Fundada em 1970 por galeristas de Basileia, a Art Basel apresenta hoje seleções do que há de mais relevante de produção artística moderna e contemporânea em três edições sediadas em Basileia, Miami Beach e Hong Kong.
Definida pela sua cidade e região, cada edição é única, seja na lista de galerias participantes, seja nas obras apresentadas ou no conteúdo da programação paralela realizada com parceiros locais.
A proposta inicial da Art Basel se expandiu para além de uma feira de arte com o surgimento de novas plataformas digitais e possibilidade de iniciativas artístico-culturais que podem ser conhecidas no site oficial da organização.
Grandes dimensões
Um dos destaques será Meridians, 16 obras de arte de grande escala, com curadoria de Magalí Arriola, Directora do Museo Tamayo, da Cidade do México. É a 2ª vez que o Centro de Convenções de Miami Beach recebe Meridians, que conta com projetos de artistas renomados e emergentes.
“Muitas das obras incluídas em Meridians questionam as representações tradicionais de classe, raça e poder para resistir às convenções sociais, e para ultrapassar os limites físicos e culturais que surgiram nas nossas sociedades em tempos recentes”, explica Magalí Arriola.
Peter Blum Gallery
A Bossa Nova Sotheby’s está presente em mais de 70 países e conta com consultores especialistas nos destinos mais exclusivos do mundo, inclusive em Miami. Clique aqui e confira a seleção de imóveis em Miami da Bossa Nova Sotheby’s.