ArquidecorArquitetura e Decoração

Design japonês: minimalismo atemporal está em alta

Confira seis formas de transformar imóveis com o estilo que figura no topo da lista de tendências do ano

 

Procurando paz, harmonia e tranquilidade em casa? Talvez seja hora de abraçar o minimalismo, a habilidade artesanal e as características tradicionais que tornam o design japonês tão convidativo. Embora o estilo Japandi – uma combinação de estética clássica japonesa e escandinava simplificada – esteja no topo das listas de tendências este ano, os componentes fundamentais do design japonês são verdadeiramente atemporais.

 

Descubra seis maneiras de transformar uma casa sem esforço.

 

Wabi-Sabi

 

 

Um princípio que faz parte do design japonês, wabi-sabi é derivado dos ensinamentos do Zen Budismo: embora difícil de traduzir, ele geralmente celebra a beleza da imperfeição, valoriza o minimalismo em vez da desordem e incentiva o uso destacado de objetos com um passado ou história pessoal. Isso significa dar protagonismo em casa a móveis ou obras de arte que tenham valor sentimental, mesmo que sejam defeituosos. 

Wabi-sabi também depende de uma conexão com a natureza e enfatiza o uso de materiais como madeira, bambu e pedra, bem como uma paleta de cores naturais – pense em marrons, cinzas e verdes – para criar um clima calmante.

 

Artesanato Fino

 

Não é nenhuma surpresa que o bom artesanato e a atenção aos detalhes sejam importantes na tradição wabi-sabi, já que os objetos são feitos para resistir ao teste do tempo.

Em uma casa de estilo japonês, os móveis são feitos de madeira de alta qualidade e outros materiais naturais para satisfazer a forma e a função. Mantendo uma estética minimalista, invista em peças bem trabalhadas, que são cuidadosamente projetadas para incluir soluções de armazenamento, sem que nenhum espaço seja desperdiçado e nenhuma desordem seja aparente.

 

Mobília Low-Profile

 

A mobília tem um perfil visivelmente mais baixo nas casas japonesas. As mesas são projetadas para acomodar os comensais sentados em almofadas ou tatame, enquanto os sofás, cadeiras e camas são mais baixos para criar a ilusão de mais espaço e oferecer pontos de vista exclusivos para o exterior. 

No quarto, selecione uma cama ou plataforma curta e escolha roupa de cama em materiais naturais, como lençóis, para um ambiente tranquilo e elegante para dormir.

 

Espaço aberto

 

 

Além de móveis discretos, resista ao impulso de encher os cômodos com peças volumosas e bugigangas para criar um ambiente arejado em toda a casa. As casas japonesas geralmente consistem em plantas baixas abertas para fornecer ampla facilidade de movimento, além de permitir que a luz natural seja filtrada pelos cômodos com o mínimo de obstrução.

 

Uma banheira individual

 

Uma banheira de imersão individual, ou ofurô, é vital para uma casa de estilo japonês. Enraizada na tradição antiga, a cultura japonesa abraça o banho todas as noites por suas propriedades calmantes e curativas, que incluem aumentar a circulação e aliviar a dor, enquanto os sons calmantes da água em casa proporcionam um ambiente meditativo. Para seguir a prática japonesa de banho, o quarto também deve incluir um chuveiro para se limpar antes do ritual de imersão.

 

Painéis e Portas Deslizantes

Dubai | United Arab. Emirates | David Kodama |Sotheby’s International Realty

 

 

Em vez de usar portas giratórias que ocupam espaço quando abertas, experimente portas deslizantes como divisórias em toda a casa, como uma homenagem ao design japonês. Na arquitetura japonesa, essas telas leves, chamadas shōji, deslizam facilmente ao longo dos trilhos montados na parede e consistem em uma moldura de madeira com papel washi translúcido, que permite que a luz natural suave se espalhe por toda a casa.


O design japonês tem muitas qualidades atraentes, tanto estéticas quanto holísticas. Em nossas vidas frequentemente agitadas, é um alívio retirar-se para um espaço tranquilo e desimpedido. Concentrando-se na simplicidade, combinando detalhes arquitetônicos tradicionais e seguindo o ethos wabi-sabi, é possível alcançar a elegância distinta do design de estilo japonês e desfrutar de uma vida elevada todos os dias.

Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão decorados ou imóveis no exterior? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Adaptação | Reside

 

Leia também
Decoração com pó de pirlimpimpim
As tendências da CasaCor SP 2021
Marcenaria contemporânea inteligente
Tactile design: arquidecor para ver, tocar e sentir
Japandi: conheça o novo estilo de decoração e saiba como aplicá-lo

Posts relacionados
ArquidecorArquitetura e Decoração

Da paixão por carros à liderança na arquitetura de garagens

Conheça a trajetória de Marcos D’Azambuja, CEO da Man Cave Studio, o pioneiro escritório de…
Ler mais
Arquitetura e Decoração

Descubra como funciona a elegância da monocromia terrosa na decoração

O Blog da Bossa Nova detalha a tendência que está conquistando cada vez mais admiradores. Saiba…
Ler mais
ArquidecorArquitetura e Decoração

Criando elegância atemporal: Saiba como unir a decoração clássica à contemporânea

Descubra como incorporar elementos tradicionais para uma decoração clássica que mescla…
Ler mais