Arte e cultura indígenas conferem personalidade a projetos e ambientes por meio de objetos, texturas e estampas
No design de interiores a presença de elementos e a inspiração da atmosfera da Índia é muito forte. Há uma profusão de lojas especializadas. Não há nenhum problema com a produção e o uso volumoso de itens indianos. Pelo contrário, eles fazem jus à sua fama e reúnem inúmeros atributos para isso. Apenas os utilizamos como referência comparativa em relação aos elementos de inspiração indígena nacionais. Há sim oferta, mas em uma escala bem menor.
Os fatores que explicam essa diferença são inúmeros e profundos. Vão desde questões culturais e sociais até comerciais. E especialmente demográficas. Sim. O número de indígenas está caindo, etnias são extintas, e isso torna suas produções cada vez mais raras e valiosas.
Saindo um pouco deste contexto, a proposta desta matéria é apresentar a exuberância e o potencial da arte e cultura indígenas para a decoração. Mostrar como temos peças, objetos, texturas e fontes de inspiração riquíssimas, exclusivas e autorais bem aqui, na nossa “varanda”.
Arte em madeira
Muitos estrangeiros em suas passagens pelo país garimpam estes itens e na volta impressionam seus pares com o ineditismo de criações nunca antes vistas. Dão personalidade a espaços e projetos com peças-chave.
Esculturas tapajônicas: crenças, ideal de beleza e sofisticação
Por Arte Sintonia
A estética única atrelada ao misticismo deste artesanato brasileiro desperta interesse e o coloca como elemento diferenciador na decoração do ambiente. Assim é a arte em cerâmica tapajônica, vestígios que caracterizam a herança cultural da tribo indígena Tapajós que habitou as adjacências do rio Tapajós, à beira da atual Santarém, no Pará.
A junção de argila e cauxixi (um tipo de esponja presente nos rios da região) promove na cerâmica artesanal características similares à porcelana como durabilidade e leveza. Outras particularidades como o alto nível de detalhismo e realismo das peças e a harmonia dos elementos decorativos que reafirmam a sofisticação da arte tapajônica remetem à excelência da cerâmica chinesa e à arte barroca.
A escultura decorativa inspirada nas cerâmicas dos índios Tapajós impressionam pela singularidade estilística e levam o conceito de beleza a outro patamar. São verdadeiras expressões artísticas que valorizam os ambientes, causam impacto na decoração e incentivam a preservação das nossas raízes indígenas pelas mãos dos artesãos santarenos.
Arte plumária e trançados
Grafismos
Quadros, um elemento de destaque
Projeto premiado
Vencedor de três categorias do Prêmio Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores, o estúdio capitaneado pelo brasileiro Felipe de Almeida. Organizado pela Lisbon Awards Group (LAG) e Associação Brasileira de Designers de Interiores, o prêmio leva em consideração inovação, criatividade, conforto, sustentabilidade e modernidade.
O projeto Hall Comercial – Eterno Contemporâneo (abaixo) venceu na categoria Comércio Pequena Dimensão e foi concebido sob inspiração dos grafismos indígenas. Uma prova da riqueza artístico-cultural de nossos ancestrais.
Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão decorados? Entre em contato com a Bossa Nova e fale com um de nossos consultores.
Onde comprar:
Leia também
Décor afetivo
Coastal Style
Home Staging
A beleza do Boho Chic
Hollywood dá o tom na decoração