O que faz uma marca de Murano lado a lado com peças de joalheria de luxo numa das praças mais emblemáticas de Paris?

Quem por lá passou diz que foi lindo e único: Um casamento perfeito de duas marcas distintas que na sua essência tem um caráter fortemente humano e artesanal.  

Black Belt Triangolo

A Damiani é  uma marca de joalheria de luxo, italiana, criada em 1924, e a Venini- que a QuartoSala representa em Lisboa- nasceu na ilha de Murano, em 1921, perto da localidade de Veneza, e com uma tradição secular na fabricação de vidro.

Estiveram juntas na última semana da Moda e do Design na Capital francesa, onde a Venini apresentou a coleção 2019. Este ano a marca mostrou como novidade, duas cores intensas: o Indaco-um violeta brilhante- e um Laranja luminoso.

Nestas cores foram apresentadas as peças icônicas da Venini: as jarras Fazzoletto, Opalino, Monofiore Ballotton, ou a ampulheta Clessidre.

A Damiani deslumbrou os visitantes com  a sua coleção de jóias que reúne a expertise de um longo trabalho de precisão, juntamente com as peças da Venini, e evidenciando um crescente cruzamento entre os dois universos criativos.

Monofiori Balloton

Do lado da Venini, perguntamos como um material frio como o vidro ganha uma alma tão rica? Será pela generosidade dos sábios artesãos que com um sopro lhe dão uma ‘vida eterna’ ? Será pelas técnicas únicas de manuseamento do vidro em escaldantes fornos de pedra?

Será tudo isso em conjunto, em uma fórmula mágica que a Venini guarda como se fosse um segredo dos Deuses, ao longo de quase um século de história.

Longe da fúria e da ditadura cega da moda que nos consome, a Venini mantém os seus clássicos intemporais  e simultaneamente lança coleções algo mais vanguardistas- quer na linha de peças decorativas- quer na coleção de iluminação- assinadas por designers reputados que nela espelham a irreverência própria dos artistas.

Where are my glasses, Ron Arad

É o caso da última coleção assinada por Ron Arad e que nos questiona:  ‘Where are my glasses?’

Alguém (os) viu? Estão ali mesmo… fundidos no murano, em uma osmose entre Arte e Design.  

 

Foto de destaque: Novas cores Venini, 2019  

 

Assinatura: QuartoSala – Home Culture