Economia e mercadoMercado

Reformar para aumentar a percepção de valor

5 tendências de reformas que vão além das benfeitorias em si e podem aumentar a percepção de valor e a atratividade de imóveis de alto padrão

 

Não basta seu imóvel ser bem localizado, ter boas dimensões e estar em um condomínio de alto padrão. Para seu imóvel destacar-se no mercado imobiliário, especialmente no de alto padrão, é importante estar atento a elementos que aumentam o que os especialistas chamam de percepção de valor de compra. 

De forma minimalista seriam características e atributos que influenciam a decisão do cliente final, tornando seu imóvel desejado, o que na tradicional regra do mercado de oferta e demanda, tende a elevar seu valor. Trata-se de algo muito mais subjetivo e impalpável do que a AVM, uma forma de avaliação imobiliária técnica, regida por regras bem estritas, porém não menos concreto.

Ainda neste embate entre o técnico e padrão versus o autoral e personalizado, que tal pensar de forma estratégica na hora de realizar reformas em seu imóvel? Se ao invés de garantir sua manutenção e estado de novo, você optar por investir em melhorias que irão ao mesmo tempo garantir qualidade de moradia e conferir uma maior percepção de valor à sua propriedade, tornando-a comercialmente atraente?

 

A seguir listamos 5 tendências de reformas que podem aumentar a atratividade de um imóvel de alto padrão.

 

FACHADA

Sim, ela é o princípio de tudo e um cartão de visitas para seu imóvel. Uma fachada mediana para uma casa excepcional tende a depreciar o potencial máximo daquele imóvel. O inverso acontece quando temos uma fachada excepcional, onde o cliente é arrebatado de início e torna-se mais suscetível a aceitar pontos fracos da propriedade em sua parte interna. Em um projeto de reforma, porque não investir em um conceito de impacto, autoral, imponente, que sintetize a personalidade do imóvel?

 

 

CONCEITO ABERTO

Especialmente no living e nas áreas de convivência, o conceito aberto é extremamente valorizado atualmente. Ele dá flexibilidade para os futuros moradores e abraça inúmeras linhas e tendências do design interior. Nos imóveis mais antigos, não era tão comum, por isso, investir em reformas onde se retire as paredes para criar espaços em conceito aberto e amplos livings com cozinha integrada, varandas. Isso muda a percepção e como um imóvel é disputado por futuros clientes. 

 

AMPLITUDE

Janelas agora dão espaço para grandes painéis de vidro com tecnologia para evitar o aquecimento excessivo, mas permitir que a luz natural reine durante o dia. A paisagem também faz parte da “corte” e juntas elas dão aos imóveis contemporâneos a atmosfera de amplitude tão valorizada e procurada no mercado. Investir nesta substituição é ter seu imóvel adequado a esta realidade.

Glass House | Foto: Darshitha Prasad



MATERIAIS NATURAIS

Pedras, madeiras, cimento queimado, cerâmica. A busca por conexão com a natureza tem feito com que o uso de materiais de origem natural em revestimentos e acabamentos torne as propriedades alinhadas a esta tendência alvo de desejo. Ao realizar a manutenção necessária de um ambiente e optar por materiais contemporâneos assim, o proprietário faz uma bela escolha no sentido de tornar seu imóvel mais atrativo.

Casa RM de Pedro Miguel Santos | Foto: Alexandre Bogorodskiy (Archdaily)

 

AUTOMAÇÃO

Natural, rústico, o mundo por outro lado também avança em tecnologia digital, de automação predial, onde as instalações de sistemas para acionamento remoto de persianas, fechaduras digitais, lâmpadas eletrônicas, sistemas de aspiração de pó pré-programados. Enfim, a IoT, as centrais onde tudo pode ser conectado, programado e acionado por controle, smartphone, em casa ou à distância, são nossa dica para deixar seu imóvel com aquele diferencial e o melhor: com cada vez mais pessoas com vontade de comprá-lo, quando assim você desejar fazê-lo.

Controle total da casa através do Homeworks Qs Lutron | Foto: Lutron

 

Quer conhecer nossas oportunidades de imóveis de alto padrão? Entre em contato com a Bossa Nova Sotheby’s e fale com um de nossos consultores.

 

Leia também
Comprar ou alugar? Depende
Orlando com retorno garantido
O lançamento mais aguardado e comentado do Leblon
Mercado imobiliário tem oportunidades com Selic em alta

Posts relacionados
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais
Mercado

Moema se destaca em ascensão imobiliária

Novos prédios impulsionam valorização do metro quadrado, atraindo moradores em busca de qualidade…
Ler mais
Mercado

Snapshots: O cenário dos bairros paulistanos no último trimestre

O mercado imobiliário de alto padrão dentro dos principais bairros da capital paulista No…
Ler mais