Economia e mercadoMercado

Quer mudar de imóvel? 7 pontos que você deve levar em conta

Os motivos que levam alguém a decidir mudar de casa são inúmeros e dependem muito do perfil de quem muda. Desde a chegada de um novo filho, passando pela troca de emprego e até mesmo itens imprescindíveis como segurança e qualidade de vida. Por isso fique atento a 7 pontos que você deve considerar qualquer que seja sua motivação e perfil:

1. Localização estratégica – morar perto do trabalho e da escola das crianças não tem preço. Mas vale a pena pensar em tudo. Se você viaja sempre aos finais de semana, convém estar próximo dos grandes acessos e rotas de fuga da cidade para pegar a estrada e ganhar tempo. Se você tem que viajar muito de avião pense nos melhores corredores de acesso aos aeroportos que mais frequenta e procure estar em uma localização com diversas opções de acesso. Além do básico, é claro, que é considerar os bairros tradicionalmente reconhecidos pela infraestrutura e qualidade de vida que oferecem.

2. Qualidade de vida – por falar em qualidade de vida temos um item bastante subjetivo e ligado ao lifestyle de quem pretende se mudar. Se você gosta de correr ou caminhar com seus cachorros pelo bairro é importante verificar se o imóvel que está em sua lista de selecionados lhe permitirá fazer isso. Se ele possui parques e praças para estes passeios. Se você pode tomar um café em uma pequena e charmosa boulangerie pet friendly e comprar suas frutas calmamente nos finais de semana ou tomar um suco durante uma pausa daquela volta de bicicleta com seus filhos.

3. Espaços e tendências –  atualmente os imóveis apresentam uma forte tendência de varandas amplas e janelas ampliadas, demonstrando a valorização da vista e da sensação de amplitude. Também se tornou tendência espaços definidos para áreas como o home office. Por outro lado ainda é tendência o conceito aberto, que combina bem com espaços amplos e modernos, mas não só eles. Tudo depende da criatividade e ousadia do arquiteto e design de interiores que irá transformar aquele imóvel no seu lar e é importante que a escolha comece bem alinhada ao seu perfil.

4. Segurança –  Ao pensar em mudança, não deixe para trás a estrutura de segurança que as novas opções de imóveis que está considerando oferecem. Como os demais itens analise se o que é ofertado está alinhado ao que demanda. Por exemplo: se você sai bastante à noite, de carro, talvez seja interessante ter um prédio com guarita e segurança externo. 

5. Estrutura de lazer – qualquer que seja o seu perfil, lazer é um item fundamental. Dar atenção para os itens disponíveis, condições de uso, qualidade, funcionalidade e o quanto tudo isso está alinhado ao seu perfil é importante para que essa estrutura não se torne apenas um mero descritivo e seja efetivamente desfrutada por você e sua família.

6. Curva de valor – a lista de itens importantes para você em um imóvel, elencados por ordem de prioridade, conforme já mencionamos em nossa série sobre os quatros passos para comprar um imóvel, tem que ser considerada desde sempre. Essa curva de valor pode ser feita com o suporte de um consultor da equipe da BNSIR, que tem expertise e ferramentas para ajudá-lo a criar esta lista de forma correta.

7. Planejamento financeiro – não há dúvidas de que estamos em um bom momento para aquisição de imóveis. Com taxas de financiamento baixas, principalmente a Selic, diversos tipos de produtos financeiros oferecidos para estimular o mercado imobiliário, está favorável. Mas o planejamento financeiro torna tudo muito mais concreto e assertivo, além de facilitar sua visualização da melhor forma de aquisição do imóvel. Quanto reservar para investir no imóvel adquirido, quanto financiar, quanto quitar à vista, tudo isso são questões para serem analisadas neste planejamento.

A Bossa Nova possui um site de busca de imóveis completo, com filtros que realmente fazem a diferença na hora de encontrar um novo imóvel. Além de fotos e vídeos com qualidade profissional e de itens básicos, você pode ver a idade dos imóveis, selecionar por raio de distância de uma localização, estrutura de lazer. Se animou? Que tal experimentar agora?

Posts relacionados
Mercado

Jardim América: uma das opções mais atraentes de São Paulo para quem busca luxo e investimento

Com localização estratégica e imóveis de alto padrão, o bairro se destaca por seu mercado…
Ler mais
Mercado

O que torna o Jardim Paulistano a região mais valorizada de São Paulo?

Em entrevista, Renata Paternó, consultora da região, avalia o que sustenta o sucesso do Jardim…
Ler mais
Mercado

Investir na Vila Nova Conceição é sempre um bom negócio

Iara Carvalho, consultora da Bossa Nova Sotheby’s, revela porque o bairro é um ponto de…
Ler mais